TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Artigos Científicos: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  1.333 Visualizações

Página 1 de 4

1-Por quem estudar empreendedorismo? Qual a motivação que leva as pessoas a discutirem o assunto?

O papel do empreendedor foi sempre fundamental na sociedade. O ensino do empreendedorismo está se intensificando devido ao avanço tecnológico que requer um número muito maior de empreendedores. A economia e os meios de produção e de serviço também se sofisticaram, de forma que hoje existe a necessidade de se formalizar conhecimentos, que eram apenas obtidos empiricamente no passado. Portanto, a ênfase em empreendedorismo surge muito mais consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. A competição na economia também força novos empresários a adotar paradigmas diferentes. O contexto atual é propício para a um número cada vez maior de empreendedores. Por esse motivo, a capacitação dos candidatos a empreendedor está sendo prioridade em muitos países, inclusive no Brasil, haja vista a crescente preocupação das escolas e universidades a respeito do assunto, por meio da criação de cursos e matérias específicas em empreendedorismo.

Em todo o mundo, o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações dos governos nacionais, atraindo também a atenção de muitas organizações e entidades multinacionais, como ocorre na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. Há uma convicção de que o poder econômico dos países depende de seus futuros empresários e da competitividade de seus empreendimentos. Outro exemplo é o interesse do Fórum Econômico Mundial, que patrocina a conferência anual de Davos, no qual o tema empreendedorismo tem sido discutido de forma recorrente, já que é considerado de interesse global.

2- O que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Dê um exemplo de um empreendedor que você conhece. Por que você considera essa pessoa empreendedora? Das características do empreendedor listadas no texto, quais essa pessoa possui?

A palavra empreendedorismo é uma tradução do termo entrepreneurship, de origem francesa, e foi utilizada pela primeira vez para definir as características do explorador Marco Polo, que estabeleceu uma rota comercial para o oriente e assinou um contrato com um capitalista para vender as mercadorias deste, assumindo assim o papel de um aventureiro empreendedor, correndo todos os riscos físicos e mentais. Empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.

O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. O empreendedor tem iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente sócia e econômico onde vive Aceita assumir riscos e a possibilidade de fracassar.

Um exemplo de pessoa empreendedora e o Sr. Mario Gazin, ele começou do nada, de uma loja falida e transformou em uma grande empresa, ele tem paixão pelo faz, assumiu riscos, viu oportunidade onde alguns não enxergavam.

3- O empreendedor é um super-homem ou apenas um administrador?

O empreendedor de sucesso possui características extras, além dos atributos do administrador, e alguns atributos pessoais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com