TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Atps

Trabalho Escolar: Empreendedorismo Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR

O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização. José Dornelas, 2001

O empreendedor deixa de ser um empregado para ser patrão, não aceita ser mandado, receber ordens e sim a mandar e a dar as ordens, pois essa é a visão que ele passar a ter.

O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX. Jefry Timmons, 1990

Hoje vivemos na era do empreendedorismo. Pois vivemos num período onde há globalização, renovação, tecnologia avançada. E o ser humano esta sempre inovando; criando novas idéias, novas invenções com tecnologia avançada.

O empreendedor é a Fonte de Geração de Empregos, ele esta sempre abrindo novas empresas, apto ao crescimento de suas idéias. É como um combustível para o mercado de Trabalho.

Temos dois tipos de Empreendedorismo:

• O Empreendedorismo de Oportunidade. Onde ele cria sua empresa e sabe aonde quer chegar, ele tem um objetivo a cumprir ou uma meta a bater.

• O Empreendedorismo de Necessidade. Onde a pessoa abre um negócio por necessidade, apenas para tirar a sua renda, o seu sustento. Mas não tendo um objetivo a cumprir ou uma meta a bater, ele não obterá um bom resultado financeiro e de sucesso. Tendo então sua empresa fechada.

O Empreendedor esta disposto a ariscar, ele esta disposto sempre a começar algo novo. Hisrish, 1986

Os Empreendedores foram confundidos com os gerentes ou administradores até os dias de hoje, ele sempre será um bom administrador e nem todo bom administrador é um empreendedor.

Seu objetivo principal é o crescimento na empresa, sempre apto a crescer no mercado, pensa grande ele não aceita perder, é um grande otimista.

Já o Administrador tem como objetivo principal administrar muito bem uma empresa, sendo o melhor gerente desta. Dependendo do seu esforço e de sua visão na empresa, chegar até ser um diretor da empresa ao qual trabalha.

Os Empreendedores são natos, nasceram com espírito de sucesso, assumem altos riscos e não tem medo de arriscar. Eles não conseguem trabalhar em equipe, mas sim criam suas equipes de trabalho.

O Empreendedor é conhecido como um Identificador de Oportunidades, aumentando seu conhecimento quando suas chances melhoram, fazendo das oportunidades seus negócios.

Existe uma diferença entre o Empreendedor corporativo e o Revolucionário, pois o primeiro faz sucesso na empresa onde ela já existe, já o segundo cria um novo mercado de trabalho ou um novo produto para fazer o seu sucesso. Temos um exemplo genial do Bill Gates, criador da Microsoft criando o sistema operacional Windows que até hoje é bem-sucedido.

O Empreendedor não nasce já empreendedor, apenas se torna um quando faz da oportunidade um negócio com objetivo de expandir no mercado criando novas idéias sendo o melhor do mercado. Tem paixão pelo que faz, o dinheiro vem como retorno na conseqüência do sucesso por esta paixão dedicada.

PASSO 2

Relatório da média do exercício de auto avaliação

A média do resultado do exercício de auto-avaliação do grupo variou entre 60 a 89 pontos e 120 a 150 pontos, abaixo segue a descrição de cada grupo citado:

PASSO 3:

120 a 150 pontos: Você provavelmente já é um empreendedor, possui as características comuns aos empreendedores e tem tudo para se diferenciar no mundo dos negócios.

60 a 89 pontos: Você ainda não é um empreendedor e provavelmente se comporta, na maior parte do tempo, como um administrador e não um “fazedor”. Para se diferenciar e começar a praticar atitudes empreendedoras procure analisar os seus principais pontos fracos e definir estratégias pessoais para eliminá-los.

PASSO 4:

Em um grupo de 8 pessoas, onde todas fizeram o exercício de auto-avaliação, encontramos resultados, opiniões e críticas diferentes. Ao discutir antes de desenvolver os testes e ler os temas abordados, pode-se perceber que todos falavam a mesma coisa e tinham o mesmo ponto de vista: “Todos se achavam grandes empreendedores”.

Não foi bem assim, no final dos testes já concluídos onde fomos conferir os pontos e chegar na média final, pode se concluir que cada integrante tem um perfil, um modo de pensar, um modo de agir e uma visão dentro da organização onde trabalha. Todos do grupo fazem parte do quadro de funcionários de grandes empresas, empresas essas conceituadas e de grandes valores no mercado de trabalho, porém o caso ser empreendedor ou administrador varia de perfil para perfil e de empresa para empresa. De 8 pessoas, 6 integrantes do grupo se identifica mais como empreendedor, tanto ao discutir sobre o assunto quanto na finalização do teste de auto-avaliação, outros 2 se identificam mais como administradores,

passando á ter uma visão de que é chegada a hora de inovar, buscar conhecer a sí mesmo em primeiro lugar, seus pontos fracos, mudar a situação e passar a ter características diferenciais de transformações inovadoras para o mundo do negócio.

Etapa 2

Identificando Oportunidade I e II

O empreendedor utilizam sempre suas ideias e transformam em um grande produto que faça sua empresa crescer, porque as oportunidades são únicas, se não utilizar e aproveitar a evoluir suas ideias podem ficar vários anos sem ganhar um novo mercado que se diferencie dos seus concorrentes. Para evoluir um novo produto ou serviço nunca pode dizer que seu produto é único e não possuem concorrentes porque concorrentes sempre vai ter. É importante que o empreendedor procure por novas ideias, conhecer o mercado que esta atuando e suas concorrência, revolucionar não quer dizer que pode se transformar em um negócio de sucesso. O empreendedor deve criar seu negócio em áreas que ele conhece, ou que tenha experiência, ou já trabalhou e conhece o mercado, não adianta ter uma ideia brilhante e um mercado que pouco conhece, as chances de crescer e de sucesso são mínimas, e também sempre lembrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com