TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Artesanato

Dissertações: Empreendedorismo E Artesanato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................... 4

2 PRIMEIRA ETAPA................................................................................................. 5

3 SEGUNDA ETAPA ............................................................................................

7

4 TERCEIRA ETAPA................................................................................................. 8

5 QUARTA ETAPA ................................................................................................... 13

6 CONCLUSÃO .................................................................................................... 15

REFERENCIAS

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de mostrar como o artesanato pode trazer a internacionalização. O artesanato brasileiro ganhou novo entusiasmo com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas que serão aqui no Brasil em 2014. O mercado está aquecido e a demanda interna e externa por produtos artesanais segue em ritmo acelerado.

A primeira etapa descreverá a respeito de empreendedorismo e contará uma breve demonstração de empreendedorismo, utilizando uma boa idéia e a transformando em um ótimo negócio. Também será exposto a importância da estratégia para competir num mercado em evolução, a busca por esta competitividade e também o fenômeno desta transformação.

Na segunda etapa serão identificadas as características empreendedoras e também as inovações apresentadas pela empresa 1001 Retalhos.

A terceira etapa será a respeito dos principais riscos a serem considerados e enfrentados pelas empresas que hoje atuam apenas no mercado interno e que desejam iniciar o processo de exportação, através da internacionalização de seus produtos. Também será mencionado o que é Fatura Pro Forma, APEX Brasil e ABEXA, bem como suas funções e como atuam no que tange o comércio exterior e as empresas brasileiras que desejam exportar. Serão apontados os principais fatores que contribuíram para os resultados positivos da empresa 1001 Retalhos e a importância do apoio do Banco do Brasil e do SEBRAE para o crescimento da empresa.

A quarta etapa refere-se ao artesanato brasileiro em alta no mercado internacional, onde serão apresentadas propostas de ação para atuar com transparência empresarial e responsabilidade social para poder atuar no mercado estrangeiro.

2 PRIMEIRA ETAPA

O conceito de empreendedorismo vem de difundindo cada vez mais nos últimos anos e, especialmente no Brasil, tornou-se conhecido principalmente a partir da década de 1990. Entre as principais razões para a popularidade desse termo, pode-se destacar a preocupação com a criação de pequenas empresas que tenham capacidade de se manter frente à concorrência e a necessidade da minimização das crescentes taxas de mortalidade desses empreendimentos.

Empreendedorismo é o fator determinante para obtenção de sucesso. Ser capaz de detectar oportunidades, avaliar riscos, escolher colaboradores capacitados e delinear planos de ação efetivos são algumas habilidades fundamentais ao empreendedor, mas a característica básica do empreendedor é o espírito criativo e pesquisador, por meio do qual se mantém em constante busca por novos caminhos e soluções, sempre amparado na identificação das reais necessidades das pessoas e da empresa como um todo.

Podemos observar que a trajetória da 1001 Retalhos é bem interessante, pois Evani Ribeiro era professora de educação física que se aposentou aos 44 anos. Como era uma pessoa muito ativa, decidiu não ficar parada e começou a produzir escargots no quintal de cãs, mas o negócio não foi em frente. Então decidiu produzir mel e criou um apiário, empreendimento que durou um ano. Evani passou a produzir biscoitos caseiros e sua filha Ana Paula passou a vender os biscoitos.

Evani ganhou um livro de patchwork de sua ex-aluna e começou a produzir uma colcha de retalhos, depois foi criando pequenas peças que vendia para familiares e amigos. Então, Evani percebeu que este empreendimento poderia dar certo, contratou uma costureira, logo depois acabaram abrindo um ateliê. O patchwork era feito de retalhos e sobras de calças jeans das instituições de caridade.

O trabalho seguiu dessa maneira até 2004, quando a filha Ana Paula ajudou na formalização da empresa. “Temos por missão gerar emprego e renda no Brasil. A capacitação de pessoal para o trabalho e o resgate de técnicas de trabalhos manuais são fundamentais”, afirma Evani.

O sucesso está na preocupação com o meio ambiente, na responsabilidade social, na qualidade do produto e na paixão pelo Brasil. “Nosso trabalho busca criar uma moda que revele o Brasil, suas riquezas espalhadas por todo o território, a flora e a fauna da matas, serras e campos, as mulheres e o colorido brasileiro”.

A estratégia é muito importante para poder competir no mercado que está em constante evolução, e ela se dá a partir da inovação que pode ser praticada diariamente e ao vislumbrar novas oportunidades, o empreendedor deve buscar conhecer e aplicar os conhecimentos mercadológicos, analisando o ambiente econômico-cultural em que está inserido para, então, difundir com sucesso suas inovações.

Podemos observar que a busca pela competitividade da 1001 Retalhos é constante, pois foi eleita pelo Top 100 de Artesanato Brasileiro, prêmio promovido pelo SEBRAE, como uma das 100 melhores unidades produtivas de todo o País em 2008, a marca lança por ano duas coleções. Atualmente trabalhamos três temas: Árvores do Brasil, Mulheres do Brasil e Ciranda. Os produtos são confeccionados em lona e couro, onde é aplicado o patchwork.Na coleção Árvores do Brasil, existe a preocupação de retratar as árvores brasileiras em extinção, como o Pau Rosa, o Jacarandá, o Jequitibá e o Pau Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com