TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Sustentabilidade

Casos: Empreendedorismo E Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

A)Empreendedorismo vem da palavra “empreender” que segundo o Dicionário Aurélio significa “Tomar a resolução de fazer uma coisa (de certo vulto) e começá-la “ , ou seja fazer uso de uma oportunidade ou necessidade para criar uma riqueza. Onde através de novos métodos de produção , novos produtos novos mercados ou novas formas de organização busca-se gerar lucro para uma empresa e agregar valor ao cliente

O empreendedorismo vem se mostrando essencial para cada sociedade pois é através dele que as tradicionais ou novas empresas do mercado buscam inovar mesclando conhecimento adquirido com o tempo e necessidade do mercado para a criação de novos produtos e serviços. Trazendo consigo uma manutenção importante para o mercado em geral.

De acordo com DORNELAS, José C. Autor do livre “Empreendedorismo_ transformando idéias em negócio” existem dois tipos de empreendedorismo:

O empreendedorismo de necessidade que são pessoas que se aventuram em um negócio por necessidade , ou seja , pela falta de oportunidade , de emprego abrem um negocio para tentar complementar uma renda por exemplo.

E o Empreendedorismo de oportunidade, onde se tratam de um empreendedorismo que enxerga aonde quer chegar , abre uma empresa com base em todo um estudo prévio , um plano de negocio bem elaborado e muito bem analisado tem sempre em mente o crescimento de sua empresa a geração de lucro e acumulo de riqueza

Geralmente as empresas abertas pelo “empreendedorismo de necessidade “tentem a ter um prazo de vida curto pois o empreendedor desconhece ou não faz uso de ferramentas básicas na abertura de um negocio como por exemplo pesquisa de Mercado , oportunidades , planejamento , montagens de fluxogramas etc..

Já as empresas abertas pelo ”empreendedorismo de oportunidade” devido a todo estudo e avaliação do mercado que é realizada minuciosamente tentem a se fixar melhor no mercado e ter uma vida útil mais longa e mais gloriosa.

B)Plano Financeiro

Primeiramente não tem como falarmos em plano financeiro sem antes citar “Administração financeira” que seria a área responsável pela toda administração financeira de uma empresa, ou seja tudo que engloba os recursos financeiros da mesma como por exemplo fluxo de caixa, contabilidade, financiamento, empréstimo, alavancagem, contas a pagar e a receber, investimentos, etc.Plano financeiro de uma empresa visa organizas a fim de prever um futuro e etc.

Quando pensamos em Plano financeiro fundimos os conhecimentos de administração financeira a operações do dia a dia , afim de prever e manter organizada toda os recursos financeiros de uma empresa, pois através dele conseguimos acompanhar e mensurar e evolução de um trabalho frente a suas expectativas e planejamentos realizados anteriormente ,para assim então, sabermos como anda a empresa , se as ações tomadas foram efetivas ou não , se algo tem de ser mudado ou não.

Para podermos exemplificar o plano Financeiro vamos utilizar a referencia da pergunta “A” na qual exemplifiquei os tipos de empreendedorismos.

No caso do “Empreendedorismo de necessidade” O empreendedor muitas vezes não tem controle de gastos, mistura o dinheiro obtido com o negocio com finanças pessoais , onde acaba se perdendo nos números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com