TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Sustentabilidade UNI WEB

Pesquisas Acadêmicas: Empreendedorismo E Sustentabilidade UNI WEB. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  3.783 Palavras (16 Páginas)  •  3.788 Visualizações

Página 1 de 16

ATIVIDADE 1

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Descobrir, desenvolver e implementar oportunidades de negócios são as principais atividades de uma pessoa empreendedora. As constantes mudanças pelas quais o mundo atual tem passado geram muitas novas oportunidades de negócio. No caso da criação de novos negócios, a motivação entra como um aspecto determinante na fase de implementação das ideias.Assinale a alternativa correta que faz referência ao aspecto que pode ser entendido como o ponto de partida para a execução de todas as atividades que uma pessoa deseja realizar e é capaz de gerar a energia capaz de dar andamento a um projeto maior. Pode-se dizer que, sem esse aspecto, um projeto se torna muito mais difícil de ser realizado:

Resposta Selecionada: c.

Motivação

Resposta Correta: c.

Motivação

Feedback da resposta: A motivação pode ser entendida como o ponto de partida para a execução de todas as atividades que uma pessoa deseja realizar. Ela é capaz de gerar a energia capaz de dar andamento a um projeto maior. Pode-se dizer que, sem motivação, um projeto se torna muito mais difícil de ser realizado.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Apenas preencher um plano estratégico de negócios com os dados colhidos das mais diversas formas, como através da Internet, órgãos governamentais, associações comerciais etc., não basta. Existem parâmetros igualmente importantes, além destes passos básicos e estratégicos, como a identificação de características técnicas sobre o negócio, a realização de simulações e processos de comercialização de produtos e serviços e seus resultados analisados através de demonstrativos de resultados e fluxos de caixas. Para conseguir cumprir as necessidades dos controles empresariais, o empreendedor deve visualizar e analisar os processos de relação com o cliente, contemplando o atendimento, análises internas como cadastro, estoque e a área financeira (custos, margens e preço de venda), fluxo de caixa, seguindo posteriormente para a expedição e entrega do produto e serviço.

Estas considerações reforçam um dos aspectos essenciais para a criação de novos negócios, a saber:

Resposta Selecionada: d.

Conhecimento

Resposta Correta: d.

Conhecimento

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Conhecimento.

Todos os aspectos destacados no texto reforçam a necessidade de um cuidadoso trabalho de pesquisa e entendimento profundo do negócio que cada pessoa deseja desenvolver, isto é, conhecimento do que se deseja realizar.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Um dos maiores exemplos de empreendedorismo recente foi o caso da Apple de Steve Jobs. O sonho de dois amigos que surgiu dentro de uma pequena garagem e, literalmente, mudou o mundo. Se pudéssemos analisar com maior profundidade as características de Jobs, com toda certeza encontraríamos muita similaridade com o que discutimos na unidade 1. A este respeito, leia o texto a seguir: " Existem lendas sobre a rotina da Apple que dizem que Steve já demitiu funcionários dentro do elevador da empresa. Ele fazia uma pergunta sobre o trabalho e se não tivesse uma resposta satisfatória, Jobs mandava o colaborador para o andar do RH. Verdade ou mentira, o importante dessa lenda é que ela demonstra o alto nível de exigência que Jobs adotava em seus projetos. Cada detalhe importa muito para o produto final se tornar perfeito. Ele também exercia um forte controle de qualidade, participando das várias etapas de produção. Não é à toa que os produtos da Apple possuem uma legião de fãs." (Asaas - Perfil Empreendedor: Conheça um pouco mais sobre Steve Jobs - 24/09/2013).

O texto apresentado é muito ilustrativo no que se refere ao comportamento do empreendedor que estudamos na unidade 1. Desta forma, das alternativas à seguir, qual melhor se encaixa no texto apresentado:

Resposta Selecionada: c.

Exigência de qualidade e eficiência

Resposta Correta: c.

Exigência de qualidade e eficiência

Feedback da resposta:

Dentre as alternativas apresentadas a que melhor se encaixa no texto é Exigência de qualidade e eficiência, como podemos notar na seguinte parte " alto nível de exigência que Jobs adotava em seus projetos. Cada detalhe importa muito para o produto final se tornar perfeito. Ele também exercia um forte controle de qualidade, participando das várias etapas de produção". As demais alternativas também foram descritas como do comportamento empreendedor, mas não estão explicitas no texto.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Quando estamos em um cenário de negócios, alguns aspectos devem ser considerados. São eles: Motivação, Criatividade, Inovação, Conhecimento, Empreendedorismo e Recursos.

Assinale a alternativa correta que faz referência ao aspecto que pode se manifestar, também, por meio da imitação. Por exemplo, um empreendedor que é capaz de descobrir novas utilizações para produtos já existentes, pode desenvolver métodos mais rentáveis para produzir um determinado produto ou mesmo encontrar novos mercados para certo serviço:

Resposta Selecionada: a.

Criatividade

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: É importante frisar que a criatividade não se resume a inventar soluções partindo do zero. A criatividade pode se manifestar, também, por meio da imitação. Por exemplo, um empreendedor é capaz de descobrir novas utilizações para produtos já existentes, pode desenvolver métodos mais rentáveis para produzir um determinado produto ou mesmo encontrar novos mercados para certo serviço.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

É relativamente bem conhecido o fato de que enquanto os americanos se aplicaram sobre o problema de escrever no espaço, nas primeiras viagens espaciais, desenvolvendo uma caneta especial para o ambiente sem gravidade, os soviéticos simplesmente usaram o lápis para tal finalidade.

Esta solução destaca outro dos aspectos essenciais para a criação de novos negócios, a saber:

Resposta Selecionada: e.

Criatividade

Resposta Correta: e.

Criatividade

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Criatividade

Nem sempre o uso intensivo de tecnologia é a solução mais prática para se resolver problemas de qualquer ordem. Um dos fatores que mais destaca os empreendedores é a sua capacidade de dar novos usos a algo já conhecido e amplamente utilizado, atendendo a necessidades de momento ou, em muitos casos, antecipando necessidades. Neste sentido o aspecto que se destaca no exemplo citado é a criatividade.

ATIVIDADE 2

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes que o empreendedor deve assumir. Desenvolver o seu plano é um sinal de maturidade e planejamento. Dos aspectos essenciais para a criação de novos negócios, o plano de negócios, ao demonstrar antecipadamente a necessidade de capital, tecnologia aplicada, recursos humanos etc, associada à expectativa de ganho, evidencia principalmente que o empreendedor tem:

Resposta Selecionada: a.

Noção dos recursos necessários e conhecimento das características do negócio.

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Noção dos recursos necessários e conhecimento das características do negócio.

O plano de negócios, ao apresentar claramente o que o empreendedor necessita para começar o negócio e nele ter sucesso, evidencia o conhecimento de causa que é base para que uma iniciativa seja bem conduzida. Por outro lado, também demonstra que, sem estes recursos, o negócio sequer consegue sair do papel. Isto não evidencia claramente uma motivação diferenciada, embora seja esperado que ela exista; nem criatividade diferenciada, embora sem ela seja difícil garantir a competitividade necessária à continuidade dos negócios. Por fim, no texto não há referência feita a políticas públicas de apoio aos novos negócios (mesmo que se possa eventualmente perceber sua existência) ou à certeza de se encontrar recursos disponíveis, no momento em que eles são necessários.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Ainda pensando nas fases de um plano de negócios, veja as afirmativas em relação ao Plano de Marketing:

I – Deve mostrar como a empresa irá buscar recursos para a sua sobrevivência com a apresentação do plano de vendas;

II – Apresenta o fluxo de caixa e o balanço patrimonial;

III – Apresenta os diferencias de seu produto ou serviço;

IV – Aborda questões relacionadas aos canais de distribuição.

Em relação as afirmativas descritas, responda:

Resposta Selecionada: a.

As afirmativas I e II estão incorretas

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: As afirmativas I e II estão incorretas, pois a descrição das mesmas refere-se às características do plano financeiro.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Existem muitos casos de falências que ocorrem por desonestidade de funcionários e clientes (furtos de mercadorias e informações estratégicas do negócio).

Com base no assunto acima, marque a alternativa correta sobre a Seção que integra a descrição da empresa, no plano de negócios, e contrata outras empresas para monitorar as instalações da própria empresa, e, portanto, adota medidas para garantir a proteção do negócio:

Resposta Selecionada: e. Segurança

Resposta Correta: e.

Segurança

Feedback da resposta: A Seção “Segurança” integra a descrição da empresa no plano de negócios contra empresas de segurança para monitorar as instalações da própria e, portanto, adota medidas para garantir a proteção do negócio.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Os melhores planos de negócios são aqueles mais objetivos. Com isso, o empreendedor pode atrair a atenção do leitor para uma leitura mais interessante e agradável.

Assinale a alternativa correta que faz referência ao item do plano de negócios que contém as informações-chave e que deve ser escrito para vender o plano ao seu público-alvo, com ênfase nos assuntos que mais interessam ao leitor:

Resposta Selecionada: b.

Sumário Executivo.

Resposta Correta: b.

Sumário Executivo.

Feedback da resposta: O item “Sumário Executivo” do plano de negócios contém as informações-chave e deve ser escrito para vender o plano ao seu público-alvo, com ênfase nos assuntos que mais interessam ao leitor.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Antonio sempre teve o sonho de abrir uma lanchonete perto de sua residência. Quando foi demitido da empresa que trabalhava há anos, usou toda a sua verba rescisória para realizar o seu sonho, abrir a sua lanchonete. Seu pensamento claro foi que bastava alugar um imóvel, comprar os materiais, contratar empregados e... fazer sucesso. Infelizmente não foi isso que aconteceu. Após três meses o negócio de Antonio fracassou. Os clientes não apareceram, não houve uma adequada previsão financeira e no final Antonio ainda ficou devendo para vários fornecedores. Este caso é muito comum em mercado brasileiro e, segundo Dornelas, estamos nos referindo a:

Resposta Selecionada: a.

Falta de planejamento

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: No caso apresentado estamos nos referindo à Falta de Planejamento, pois, como percebemos na descrição do caso, o Sr. Antonio abriu sua lanchonete sem considerar todos os fatores que deveriam ser analisados.

ATIVIDADE 3

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A análise estratégica do produto demonstra quais as estratégias seguidas para definir os produtos futuros em função do desempenho dos produtos atuais da empresa.

Marque a alternativa correta que faz referência à baixa participação em mercado com alto crescimento:

Resposta Selecionada: a.

“dúvida”

Resposta Correta: d.

“dúvida”

Feedback da resposta: O item “dúvida” faz referência à baixa participação em mercado com alto crescimento e geralmente estão relacionados aos mercados nascentes.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A análise de ambiente externo deve focar em levantar as oportunidades e ameaças externas do seu negócio. A empresa deve estar preparada para monitorar os fatores macro-ambientais e micro-ambientais.

De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta sobre os fatores micro-ambientais:

Resposta Selecionada: d.

O aspecto “consumidores” integra o fator micro-ambiental.

Resposta Correta: b.

O aspecto “consumidores” integra o fator micro-ambiental.

Feedback da resposta: Os aspectos consumidores, concorrentes, canais de distribuição e fornecedores são fatores micro-ambientais.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

É importante procurar se diferenciar da concorrência e agregar mais valor ao produto ou serviço para conquistar clientes continuamente. A empresa deve conhecer bem o mercado onde vai atuar e só assim conseguirá estabelecer uma boa estratégia de marketing.

Com base nas premissas acima, assinale a alternativa correta que está relacionada à “análise de concorrência”.

Resposta Selecionada: e.

Permite uma análise criteriosa dos principais concorrentes da empresa.

Resposta Correta: a.

Permite uma análise criteriosa dos principais concorrentes da empresa.

Feedback da resposta: A análise de concorrência permite uma análise criteriosa dos principais concorrentes e é vital quando uma empresa precisa estabelecer uma estratégia de marketing.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Leia o trecho a seguir: “Na contra mão de uma tendência mundial, a circulação do jornal impresso no Brasil cresceu em 2007, 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, bem como aconteceu na China e na Índia, obviamente com percentuais maiores. Este aumento na circulação da mídia impressa deve-se ao fato do crescimento, ou do direcionamento deste tipo de produto para as classes mais baixas da população, como por exemplo, o jornal Super Notícia, veiculado em Belo Horizonte. Sua fórmula é moldada para a classe C, com preço popular (25 centavos) e distribuição de brindes, entre outras estratégias. Também temos o caso dos jornais Metro e Destak, distribuídos gratuitamente na capital de São Paulo. Já o faturamento publicitário, o que sustenta o setor, teve um crescimento de 22% no mesmo período, devido ao intenso investimento em propagandas do setor imobiliário, mais uma amostra do crescimento das classes mais baixas da população, que agora procuram comprar a sua primeira casa própria.” (http://desmistificandomarketing.blogspot.com). Baseado no texto apresentado e, nos indicadores sugerimos para análise SWOT, mais precisamente quando analisamos as ameaças e oportunidades, informa a alternativa /indicador, que melhor se encaixa no texto apresentado:

Resposta Selecionada:

Fator Macro Ambiental - Demográfico

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: O fator mais latente no texto quando de uma análise SWOT são os fatores macro ambientais demográficos, pois estamos nos referindo a mudanças na população, mais precisamente ao crescimento da classe C.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Sempre que pensamos em termos de Estratégia Empresarial no momento da Análise Estratégica de Mercado usado na confecção de um plano de negócios, informamos que para que obtenha sucesso deve-se seguir um padrão sistematizado de análise. Logo de início deve-se ter em mente o que a empresa é e, aonde quer chegar. Somente após esta delimitação que a organização pode começar a pensar nas formas da empresa responder as demandas de mercado. Pensando nos primeiros passos, leia o texto a seguir retirado (e adaptado) do site da organização : “A ..... da Ambev traduz a representação do seu sonho. ‘Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor.’ A ... da Ambev é sua razão de ser e seu compromisso como empresa. ‘Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.’” Em relação aos pilares estratégicos de uma organização, o texto esta se referindo a:

Resposta Selecionada:

Visão e Missão

Resposta Correta:

Visão e Missão

Feedback da resposta: O texto adaptado do site da empresa Ambev refere-se a sua Visão (o que a empresa pretende ser) e a sua Missão (o que a empresa é, o seu DNA).

ATIVIDADE 4

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

De todas as dificuldades encontradas pelos empreendedores, a que mais tem oferecido barreiras para o sucesso de novos negócios no país é a falta de crédito. A dificuldade para obter investimentos tem feito com que estes não saiam nem do papel.

Tomando como referência inicial o texto anterior, assinale a alternativa correta que define os Angels (os chamados anjos investidores):

Resposta Selecionada: a.

São pessoas físicas que buscam maior rentabilidade para o seu negócio.

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: Os Angels (anjos investidores) apresentam as seguintes características: são capitalistas de risco que buscam alternativas para obter melhores rendimentos; são responsáveis pelo dinheiro inicial para criação de vários negócios; analisam muito bem o plano de negócios e o potencial da empresa; o dinheiro é concedido em troca de uma participação no negócio; não se envolvem na gestão do negócio, mas gostam de opinar e de ser conselheiros; gostam de negócios inovadores; buscam retorno em, no máximo, 3 a 5 anos; não se expõem, é necessário “procurá-los” e os anjos são pessoas físicas que buscam maior rentabilidade.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

As incubadoras de empresas são entidades sem fins lucrativos destinadas a amparar o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios. Uma incubadora de empresas pode ser definida como um ambiente flexível e encorajador no qual são oferecidas facilidades para o surgimento e o crescimento de novos empreendimentos. Seu papel como fonte de financiamentos pode ser resumido como:

I - Permitir o parcelando das compras ou obtendo carência no pagamento de insumos.

II - Antecipar o pagamento de mercadorias, em troca de descontos ou outros benefícios.

III - Abrir mão de um direito em troca de participação nos resultados ou em troca de ações da empresa.

IV - Fornecer infraestrutura para a empresa, o que inclui salas, laboratórios etc.

V - Fornecer serviços para a empresa, o que inclui assessoria contábil e jurídica, auxílio na divulgação da empresa etc.

Resposta Selecionada: e.

IV e V

Resposta Correta: e.

IV e V

Feedback da resposta: A alternativa correta é: IV e V

Parcelamento das compras é uma possibilidade para fornecedores; antecipação de pagamento é uma possibilidade para clientes e abrir mão de direitos (por exemplo, salários) é uma possibilidade para empregados.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Existem, hoje, muitas incubadoras espalhadas pelo país. Muitas delas estão focadas em áreas de interesse, de acordo com a região onde estão instaladas, como a Fundação Parqtec (Parque de Alta Tecnologia de São Carlos), a primeira incubadora de empresas do Brasil, fundada em 1984.

Uma incubadora de empresa pode ser definida como facilitadora para o surgimento e crescimento de:

Resposta Selecionada: b.

Novos empreendimentos.

Resposta Correta: b.

Novos empreendimentos.

Feedback da resposta: As incubadoras de empresas são entidades sem fins lucrativos destinadas a amparar o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios. Uma incubadora de empresas pode ser definida como um ambiente flexível e encorajador no qual são oferecidas facilidades para o surgimento e o crescimento de novos empreendimentos.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

“O ponto principal é concluir se a sua empresa é viável financeiramente ou não e deve envolver o cálculo do retorno contábil sobre o investimento, tais como: quantos reais em média são gerados por real médio de investimento. Os valores aqui discutidos servem para dar respaldo a essas conclusões”.

O texto acima faz referência à modalidade:

Resposta Selecionada: c.

A análise de Viabilidade Financeira.

Resposta Correta: c.

A análise de Viabilidade Financeira.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: A análise de Viabilidade Financeira.

A análise de Viabilidade Financeira é o momento em que se verifica se a empresa é viável financeiramente a partir de cálculos efetuados sobre o retorno do investimento.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

“As receitas foram suficientes para pagar o montante dos investimentos, assim como os custos de produção do período, ou seja, é o ponto no qual a receita proveniente das vendas equivale à soma dos custos fixos e variáveis. A visualização desse ponto possibilita ao empresário saber em que momento o empreendimento começa a obter lucro”.

O texto acima faz referência à modalidade que representa um momento em que o fluxo de caixa está zerado. Essa modalidade é chamada de:

Resposta Selecionada: a.

O Ponto de Equilíbrio.

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: A alternativa correta é: O Ponto de Equilíbrio.

O Ponto de Equilíbrio é a modalidade que representa um momento em que o fluxo de caixa está zerado e isso significa que não há prejuízo e nem lucro.

ATIVIDADE 5

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Os consumidores não conscientes estão provocando impactos negativos sobre o mundo e a sociedade. Dentre esses impactos, pode-se destacar a questão da água. Os estudos das Nações Unidas mostram que, provavelmente daqui a cem anos uma entre três pessoas não terão água para consumir, seja para tomar banho, para cozinhar. A sociedade capitalista produz sempre novos e novos produtos para que os indivíduos nunca se sintam satisfeitos e sempre queiram mais e, desse modo, consumam sempre mais. Depreende-se, portanto, que o consumo está sendo banalizado pelo ser humano.

Para conter a situação acima descrita é preciso que o homem repense:

Resposta Selecionada: b.

Padrão de consumo, pois o conceito de felicidade capitalista gera insustentabilidade ao planeta.

Resposta Correta: b.

Padrão de consumo, pois o conceito de felicidade capitalista gera insustentabilidade ao planeta.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Padrão de consumo, pois o conceito de felicidade capitalista gera insustentabilidade ao planeta.

O consumo é vida e é preciso consumir. As pessoas precisam consumir água, energia, alimentos, roupa, lazer, cultura. O mundo necessita é de reflexão no ato do consumo e repensar, assim, o padrão de consumo e o conceito de felicidade inerente à vida capitalista que produz insustentabilidade ao planeta.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A cada nova geração de computadores, uma série é esquecida e demonstra que o que é considerado velho na nossa sociedade deve ser descartado. Uma das soluções para o meio ambiente é fazer upgrade e evitar que sejamos seduzidos pelos sempre novos lançamentos computadorizados.

Com base na afirmação acima, o que causa impacto ambiental é que a maioria dos computadores antigos é:

Resposta Selecionada: d.

Depositado em aterros sanitários.

Resposta Correta: d.

Depositado em aterros sanitários.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Depositado em aterros sanitários.

Poucos computadores antigos vêm sendo vendidos, recondicionados ou reciclados, a maioria acaba sendo armazenado em porões antes de parar em aterros de lixos, o que causa danos ambientais ao planeta. A decisão do consumidor de como descartar é importante, pois pode impactar o meio ambiente de modo maléfico.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O físico Fritjof Capra (Capra apud Loures, 2009, p. 61)* enfatizou, em diversos estudos e debates sobre sustentabilidade, que é muito importante a discussão de princípios, denominados por ele de diretrizes ecológicas para a construção de sociedades humanas sustentáveis. São eles: Princípio da Interdependência; O Fluxo Cíclico dos Recursos; Parcerias e O Princípio da Flexibilidade. (*LOURES, Rodrigo C. da R. Sustentabilidade XXI. São Paulo: Gente, 2009).

Assinale o princípio que é definido por membros de toda uma comunidade, interligados por uma rede de relações, ou seja, a teia da vida:

Resposta Selecionada: a.

Princípio da Interdependência

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: O Princípio da Interdependência é definido por membros de toda uma comunidade, interligados por uma rede de relações, ou seja, a teia da vida. Eles derivam suas propriedades essenciais e sua existência de suas relações de interdependências.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Quando o lixo é examinado, descobre-se que o lixo não é único. Há vários tipos de lixo. Há lixos com várias destinações, desde a doação para projetos sociais, até sua reutilização como matéria-prima. Assinale a alternativa correta que agrupa itens das principais famílias de recicláveis: papéis e papelão; plásticos; vidros e metais:

Resposta Selecionada: b.

Inorgânico

Resposta Correta: b.

Inorgânico

Feedback da resposta: No caso do lixo inorgânico, as principais famílias de recicláveis são: papéis e papelão; plásticos; vidros; metais. O lixo Inorgânico é aquele que não desmancha, são os chamados recicláveis.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

O ambientalismo, durante muito tempo, tratou separadamente as questões ambientais e as questões sociais e é por isso que, numa proposta de definição, muitos cientistas, educadores, estudiosos, ongs e movimentos sociais preferem atualmente falar em questões “socioambientais” do que “ambientais”.

O termo “socioambiental”, que substituiu a expressão “ambiental”, implica dizer que:

Resposta Selecionada: b.

Em todo setor da natureza, foi a condição humana que a transformou, desmatou e produziu os campos devastados nos quais o planeta vive hoje.

Resposta Correta: b.

Em todo setor da natureza, foi a condição humana que a transformou, desmatou e produziu os campos devastados nos quais o planeta vive hoje.

Feedback da resposta: O termo “socioambiental”, que substituiu a expressão “ambiental”, implica dizer que em todo setor da natureza foi a condição humana que a transformou, desmatou e produziu os campos devastados nos quais o planeta vive hoje. É o homem que, ao transformar o meio ambiente, acaba por produzir suas condições de vida, modos de vida e, nesse sentido, produz cultura. Hoje, percebe-se que poucos interagem com o meio natural e se equilibram com os ecossistemas como as tribos indígenas (em vários territórios do planeta).

...

Baixar como  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »