TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Sustentabilidade Uam

Trabalho Escolar: Empreendedorismo E Sustentabilidade Uam. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  2.987 Palavras (12 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 12

Atividade 1

• Pergunta 2

Uma nova empresa está tentando se estabelecer no mercado oferecendo a locação de filmes com serviço gratuito de envio e retirada de filmes no domicílio do assinante, por preços compatíveis com o praticado por locadoras tradicionais.

Resposta Selecionada: De oportunidade, vista como uma ideia transformada em algo viável de ser implementado.

• Pergunta 3

Quando estamos em um cenário de negócios, alguns aspectos devem ser considerados. São eles: Motivação, Criatividade, Inovação, Conhecimento, Empreendedorismo e Recursos.

Assinale a alternativa correta que faz referência ao aspecto que pode se manifestar, também, por meio da imitação. Por exemplo, um empreendedor que é capaz de descobrir novas utilizações para produtos já existentes, pode desenvolver métodos mais rentáveis para produzir um determinado produto ou mesmo encontrar novos mercados para certo serviço:

Resposta

Resposta Selecionada: Criatividade

• Pergunta 4

O grupo de mídia Naspers divulgou em 29 de setembro de 2009 a aquisição de 91% do BuscaPé, portal de comparação de preços. A transação envolveu pouco mais de US$ 340 milhões. A compra do site brasileiro era parte da estratégia do grupo sul-africano em investimentos em mercados emergentes, principalmente entre os países latino-americanos. Na visão do grupo, “O BuscaPé é um dos poucos nomes estabelecidos na indústria e que pode crescer mais”, disse o presidente-executivo das operações latino-americanas da Naspers, Hein Brand, em entrevista à Reuters.

Por outro lado, Romero Rodrigues, presidente do Buscapé, engenheiro, com 32 anos na ocasião, comentou em entrevista na TV que o serviço ficou 5 anos no vermelho, até começar a gerar receitas que atraíram o interesse de muitos investidores, culminando com a ação do grupo Naspers.

Deste episódio, se pode concluir objetivamente a verdade sobre um dos princípios do empreendedorismo:

Resposta Selecionada: É necessário saber que, para se atingir tal sucesso, muito esforço deve ser despendido, num processo que pode requerer muito tempo e trabalho.

• Pergunta 5

“Até 2005, apenas 2,9% das empresas brasileiras tinham 30 anos de atuação ou mais. Ainda em 2005, surgiram 792 mil novos negócios no Brasil, mas foram extintos 544 mil. Por outro lado, o número das microempresas na economia brasileira é considerável. As empresas com até quatro pessoas representam 83% do total. Quando somadas aos negócios com número de funcionários entre cinco e 19, esse percentual aumenta para 96,9%” (Revista Ensino Superior – março de 2008).

O Empreendedorismo é estimulado ou impulsionado por fatores positivos e negativos. No caso do Empreendedorismo de Necessidade, este estímulo não se caracteriza e justifica por:

Resposta Selecionada: Surgimento de alguma nova demanda por serviços ou produtos, no mercado.

UNIDADE 2

• Pergunta 1

Pode passar despercebido o fato de que a maioria dos problemas envolvendo violação de sistemas corporativos tem origem interna: são funcionários descontentes, colaboradores recém-demitidos e com senhas de acesso ainda ativas, ou simplesmente pessoal mal treinado.

Por esta razão, um bom plano de negócio, para evitar a ocorrência de alguns tipos de problemas deve prever e detalhar cuidados com:

Resposta

Resposta selecionada: Segurança.

• Pergunta 2

A KODAK sempre teve o objetivo de se tornar uma marcar internacional, razão porque ao escolher seu nome fez uma pesquisa para identificar um som que pudesse ser facilmente pronunciado em diversos idiomas, facilitando a fixação da marca e tornando sua pronúncia menos estranha. Eis um bom exemplo de planejamento. Com base nele, pode-se dizer que “...não saber, querer ou poder determinar caminhos, e, mesmo assim, caminhar...”, é sinônimo de:

Resposta

Resposta Selecionada: Aventurar-se.

• Pergunta 3

Uma grande indústria têxtil transferiu suas instalações para a Bahia, em função de forte incentivo fiscal oferecido pelo governo local, para a transferência de sua fábrica para lá. Menos de um ano depois, estava de volta. A distância dos centros de fornecimento de matéria-prima e os custos do frete do produto final para os centros de consumo mais que superaram as vantagens inicialmente oferecidas, tornando o projeto um perfeito desastre. Fica claro, neste exemplo real, a falta de planejamento no que diz respeito a:

Resposta

Resposta Selecionada: Localização e infraestrutura.

• Pergunta 4

O sumário executivo deve permitir ao leitor ter uma visão geral do que será apresentado no decorrer do seu plano de negócios e ser uma síntese dele.

Tendo como ponto de partida o texto acima, assinale a alternativa correta:

Resposta

Resposta Selecionada: O sumário executivo deve responder, dentre outras questões relativas ao negócio, à seguinte questão: “qual o propósito de seu plano de negócios"?

• Pergunta 5

“Um volume significativo de pequenos empreendedores arrisca todo o dinheiro que recebe de suas rescisões trabalhistas, incluindo o FGTS, e muitas vezes uma parte do patrimônio, sem qualquer estudo ou avaliação mais cuidadosa dos negócios que estão iniciando. O empreendedor, mesmo de uma pequena loja, terá custos para abrir e para fechar, e não serão poucos, consumindo boa parte de suas economias”. Folha da Região – Araçatuba, 14 de janeiro de 2008.

É sabido que de cada três empresas formadas, duas fechavam suas portas em até cinco anos, sobretudo as pequenas e microempresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com