TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo características

Tese: Empreendedorismo características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Tese  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

EMPREENDEDORISMO

Empreendedor é um indivíduo que não espera as coisas acontecerem, mas é uma pessoa proativa, ou seja, faz as coisas acontecerem. Um empreendedor está altamente motivado, tem boas ideias e sabe como programá-las de forma a alcançar os seus objetivos. Um empreendedor é alguém que não tem medo de iniciar projetos de uma forma arrojada. Por esse motivo, é bastante comum um empreendedor assumir a direção de uma empresa. Alguém que empreende acredita no seu potencial, apresenta capacidade de liderança e consegue facilmente trabalhar em equipe. Além disso, o empreendedor sabe que um fracasso é apenas uma oportunidade de aprender e ser melhor, e não se deixa abalar com isso, empreendedor é a expressão que designa um conjunto de atitudes válidas que têm um impacto positivo na sociedade. Empreendedorismo é o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender, resolver um problema ou situação complicada, é um termo muito usado no âmbito empresarial e muita vez está relacionada com a criação de empresas ou produtos novos, é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo, que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos, é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico.

Podemos citar como características do empreendedor:

- Criatividade

- Capacidade de organização e planejamento

- Responsabilidade

- Capacidade de liderança

- Habilidade para trabalhar em equipe

- Gosto pela área em que atua

- Visão de futuro e coragem para assumir riscos

- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio

- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)

- Saber ouvir as pessoas

- Facilidade de comunicação e expressão.

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

"Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com