TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo: opção de carreira

Tese: Empreendedorismo: opção de carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Nomes conhecidos do mundo dos negócios, como Steve Jobs, Bill Gates ou Mark Zuckerberg, nunca frequentaram uma universidade ou abandonaram o curso. Mas serão eles que não gostavam de estudar ou os cursos que não atendem a demanda dos estudantes que possuem espírito empreendedor?

Um estudo internacional chamado "Projeto de educação empresarial", comandado por professores das universidades dos Estados de Illinois e Wisconsin, nos EUA, aponta que embora o empreendedorismo já seja considerado como um projeto a ser seguido por muitos, as universidades não estão adequadamente preparadas para atender a essa demanda. O estudo entrevistou professores de 80 universidades em 40 países, em 2011, sendo escutados professores de 16 universidades brasileiras, além de 604 estudantes.

País apresenta em vários de seus cursos disciplinas de empreendedorismo, mas pecam por serem muito teóricas

De acordo com Amisha Miller, gerente de pesquisa da Endeavor, instituição responsável pelo estudo no Brasil, o País apresenta em vários de seus cursos disciplinas de empreendedorismo, mas pecam por serem muito teóricas. "Os cursos dão muita ênfase à criatividade e à inovação, mas não ensinam como transformar isso em produtos", diz.

Por essa razão, vale um alerta às instituições de ensino para que fiquem atentas ao novo perfil de jovens que estão ingressando no mercado de trabalho; os jovens da chamada Geração Y. Inquietos, sem receio de arriscar, dispostos a apostar em ideias novas e em seu próprio negócio, eles seguem ao encontro de um mercado de consumidores mais sofisticados, ávidos por novidades e com maior poder aquisitivo. Os dados da pesquisa atestam essa realidade: a maioria (52,8%) dos entrevistados vê o empreendedorismo com bons olhos, enquanto 48,2% considera a atividade na perspectiva de uma carreira a ser assumida.

fonte: http://ne10.uol.com.br/coluna/trajeto-profissional/noticia/2012/01/27/empreendedorismo-como-carreira-323525.php

Empreendedorismo: uma opção de carreira

Empreendedorismo e Carreira

A falsa percepção do brasileiro de que não é preciso estudar para empreender afasta o empreendedor do ambiente acadêmico. Resultado: 48% das empresas brasileiras fecham as portas depois de três anos. Embora o Brasil ocupe a quarta posição entre 67 países em relação ao número de pessoas que fazem do empreendedorismo uma carreira, poucos são aqueles que resolveram estudar antes de empreender.

É o que mostra o estudo Empreendedorismo no Brasil, feito pelo Global Entrepreneuship Monitor (GEM), segundo o qual apenas 11,5% dos empresários brasileiros (37 milhões de pessoas) concluíram o ensino superior.

O estudo avalia que nos países mais inovadores, a relação entre universidade e empresa é muito mais próxima do que no Brasil. Isso porque os cursos oferecidos pela maioria das Universidades estão distantes da realidade. Como há poucos estudantes que ingressam na universidade já pensando em um negócio próprio, cursos extracurriculares tentam preencher essa lacuna deixada pela graduação.

Todavia, as habilidades empreendedoras não são técnicas, mas fundamentalmente aspectos comportamentais. Antes, o indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com