TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA UMA EMPRESA DE BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO

Por:   •  8/4/2018  •  Artigo  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO DE IMPACTO E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA UMA EMPRESA DE BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO

Autor

Autor

Autor1

Orientador

RESUMO: Este manual visa demonstrar as técnicas de normalização do artigo científico. Os artigos podem ser submetidos a periódicos científicos e demais eventos acadêmico-científicos. Palavras-Chave: Artigo. Normas. ABNT.

ABSTRACT: This manual is intended to demonstrate the technical standardization of the paper . Articles may be submitted to scientific journals and other academic and scientific events Keywords: Article . Standards. ABNT .

1 INTRODUÇÃO Nesta parte, é apresentado o tema do artigo, o problema a ser explanado, os objetivos a serem alcançados e as justificativas.

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 Gestão Ambiental nas Empresas

As últimas décadas têm mostrado uma crescente preocupação por parte de todos os países com relação à preservação ambiental, de forma a influenciar as indústrias a buscarem soluções adequadas para que possam produzir bens de consumo sem que haja geração de impactos na natureza ou que, pelo menos, estes possam ser minimizados dentro de um determinado padrão e com a utilização de tecnologias limpas (OURA e SOUZA, 2007).

A gestão ambiental nas organizações vem desenvolvendo medidas mitigadoras para melhoria dos desenvolvendo econômico. Suas ferramentas levantam obrigações para preservação do meio ambiente e visibilidade para empresa, que possuem impacto preocupante para o meio ambiente.

2.3 Planos de Controle Ambiental - PCA

        

O plano de Controle Ambiental - PCA é um estudo que tem por objetivo identificar e propor medidas mitigadoras aos impactos gerados por empreendimentos de médio porte. Sua elaboração se dá durante a Licença de Instalação (LI). O Plano deverá expor, de forma clara, o empreendimento e sua inserção no meio ambiente com todas as suas medidas mitigadoras.

O plano de controle ambiental exige uma análise dos impactos ambientais provocados desde sua fase de implantação. A análise deve incluir os impactos negativos e positivos, desde o incômodo causado por poeiras ou barulhos de máquinas, contaminação de resíduos oleosos no solo, movimentações de veículos que lança CO² no ar.

No plano de controle ambiental possui suas exigências, que são medidas mitigadoras para reduzir ou compensar todo e qualquer impacto negativo causado ao ambiente, considerando não apenas a presença de seres humanos, mas também do ambiente natural, da flora e fauna. Desta forma pode, é preciso sempre está fazendo uma análise de corte de árvores para a implantação do projeto, propondo como medida compensatória o plantio da mesma quantidade ou, quando necessário, número superior de plantas da mesma espécie, tanto na área do empreendimento/Empresa quando em outro local, compensando o impacto provocado pelo corte.

Da mesma maneira, quando o empreendimento/Empresa for passível de provocar erosão no solo, medidas devem ser tomadas para não deixar o terreno exposto, como o plantio de gramíneas.

Para elaboração do plano de controle ambiental, é necessário contar com a assessoria de uma empresa especializada, especialmente contratada para fazer o monitoramento da área onde o projeto será implantando, analisando e apresentando todas as medidas necessárias para garantir a preservação do meio ambiente.

(http://capitalcontabilidade.com/entenda-importancia-de-um-plano-de-controle-ambiental-na-construcao-civil/).

2.4 Avaliações de Aspecto Impacto

        

O processo Produtivo Industrial tem como objetivo definir e estabelecer a sistemática para levantamento e avaliação dos aspectos/impactos, relativos ao Meio Ambiente, decorrentes das atividades, produtos ou serviços das atividades de beneficiamento, determinando aqueles que são significativos e os controles necessários.

No processo de identificação de aspectos/perigos, são levados em consideração, quando pertinente:

  • Todas as Áreas/ Divisões e Setores/ Processos existentes;
  • Atividades rotineiras e não rotineiras;
  • Atividades das pessoas que tem acesso ao local de trabalho (incluindo terceirizados e visitantes);
  • Aqueles aspectos/impactos não ligados diretamente às atividades da ou decorrentes de atividades de terceiros, sobre os quais a empresa não exerce controle direto, mas que pode e/ou deve exercer alguma influência;
  • Fatores humanos pertinentes, tais como habilidades, comportamento e limitações;
  • Infraestrutura, equipamentos e materiais no local de trabalho, independente de quem os tenha fornecido;
  • Mudanças ou propostas de mudanças nos processos, atividades ou materiais;
  • Modificações no Sistema de Gestão Ambiental, que possam impactar nas operações, processos e atividades;
  • As obrigações legais decorrentes dos requisitos aplicáveis;
  • Está disposto nas áreas para conhecimento de todos os colaboradores e visitantes, o Mapa de Riscos Ambientais, onde demonstram os agentes, riscos e consequência.

Aspecto: elemento das atividades ou produtos ou serviços que pode interagir com o Meio Ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com