TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa ELETROMANO PARTS LTDA

Projeto de pesquisa: Empresa ELETROMANO PARTS LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 8

1- INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é permitir a nós alunos acadêmicos do curso bacharel em administração, reconhecer, em uma atividade prática, conceitos relacionados às disciplinas ministradas no semestre, desenvolvendo os conteúdos abordados por meio de um texto.

O trabalho discorre a partir de uma entrevista realizada num empreendimento local para a observância prática das teorias ministradas.

2- DA EMPRESA

Conforme orientação recebida para elaboração desta peça, decidimos escolher a empresa ELETROMANO PEÇAS LTDA. A empresa esta sediada na cidade de Ouro Preto do Oeste, cito à Avenida Duque de Caxias, 1347, bairro novo horizonte, onde tem estrutura física predial de 300 metros quadrados, distribuídos em três ambientes, escritório, área de manutenção e área de exposição de produtos. A empresa atende dois segmentos, o comercio e serviços. A loja atua na venda de produtos elétricos, hidráulicos e variedades domésticas. O estabelecimento fiscal e documental da empresa deu-se a 6 (seis) anos, e a cada ano a empresa se estabiliza e busca mais mercado no segmento.

A empresa é comandada por três irmãos que dividem societariamente cotas iguais do empreendimento, contam ainda com mais dois colaboradores no setor de administração e no setor de manutenção. O responsável juridicamente eleito da sociedade é o primogênito dos irmãos Senhor Edgard Lopes Galdêncio que no alto dos seus 36 anos acumula experiência adquirida em outras empresas do ramo. Os outros dois irmãos Fábio Lopes Galdêncio e Elzimar Lopes Galdencio estão inseridos nos contextos administrativos e de vendas respectivamente.

3- DO PRODUTO

A empresa ELETROMANO não trabalha com produção de produtos, apenas a revenda dos mesmos, os produtos são adquiridos através das fabricas e ou através de distribuidores. O responsável pela compra é o próprio senhor Edgard, que comenta ter a necessidade de fazer algumas viagens anuais para aquisição de mercadorias, tais compromissos refletem numa melhor compra bem como o fechamento de algumas parcerias como distribuidor exclusivo de algumas marcas. O processo também acontece por meio do atendimento a representantes que trazem até o comprador os produtos da fabrica sem que o mesmo precise deslocar-se até as indústrias. Os produtos comercializados pela loja são ferragens, peças de aparelhos eletrônicos, utensílios domésticos como copo de liquidificador, peças de fogão, peças de encanamento, torneiras, lâmpadas, panelas, utensílios plásticos etc. na área de manutenção atuam em conserto de bombas de água, panela de pressão, ferro elétrico etc.

4- DO PREÇO

A precificação da empresa segue o método da mensuração dos custos, sempre na observância da concorrência para que tenham chances equânimes num mercado tão competitivo. Ratifica o Sr Edgard que a diferença na precificação sempre é a melhor compra.

5- DA PRAÇA

A empresa ainda esta com apenas uma loja que atende o município, por ser geograficamente pequeno ainda apetece a necessidade do mercado, não se fazendo necessário momentaneamente outra unidade. A empresa não dispõe de entrega, pois seus produtos são pequenos e a venda dá-se no varejo, não carecendo ainda deste serviço. Quando existem casos isolados onde o cliente precisa da “gentileza” da entrega é feita por meio próprio utilizando-se de algum funcionário para fazê-lo. Não existe precificação para a entrega, pois a mesma é praticada de forma esporádica e num raio mínimo dentro do próprio município.

6- DA PROMOÇÃO

Ao abordarmos o assunto promoção, os sócios tem uma estratégia bem elaborada para tal. Sempre acontece em datas como dia das mães, dos pais, do amigo, e fim de ano. Como a loja trabalha com uma linha de variedade itens como kit de churrasco, copos para cerveja, canivetes estilizados, plásticos de um modo geral, vasos de plantas, utensílio para pesca, sempre se tem efeito positivo. Na ultima promoção do dia dos pais constatou-se a venda de 500 (quinhentos) itens do estoque na semana promocional. A expectativa agora é para a promoção do fim de ano, onde a loja disponibiliza em promoção os itens que estão com menos giros, ou com pequenos danos, ou ate mesmo os que tem inovação ou substituição nos modelos.

7- DOS CLIENTES, DIFERENCIAIS E CUIDADOS

Em conversa com o Sr Fabio, o sócio que cuida da parte administrativa, buscamos entender a respeito do publico alvo da empresa. O mesmo declara ser um publico bastante eclético por conta do produto variado na composição de vendas. No inicio era fácil determinar um publico mais segmentado, sendo de idade entre 30 a 45 anos em busca de utensílios domésticos e material para pequenos reparos residenciais. Com o passar do tempo e o abraçar de novas linhas de produtos, foram trazidos outros grupos etários para a carteira de clientes da loja, entre estes empresas que adquirem materiais para pequenos reparos, brindes, etc.

8- DA PESQUISA

A empresa a algum tempo começou a se valer de pesquisa feita de modo generalizado, a famosa caixa de sugestões no balcão de atendimento. Com a tabulação das informações coletadas a empresa busca nortear suas ações àquilo que aparenta satisfazer a maioria dos clientes, como por exemplo a instalação de climatizadores no ambiente da loja para maior comodidade das pessoas que ali trabalham ou compram.

A empresa presa muito pelo atendimento, e por se tratar de venda de produto domestico, existe sempre um pós venda sendo feito, na intenção de fidelizar e atrair cada vez mais o cliente para si. A empresa desenvolveu um sistema de calendário que avisa diariamente os aniversários e datas comemorativas, tais como dia dos pais, das mães, do médico, dos professores etc. o diferencial nos serviços de manutenção também prestados ali, a empresa da 3 (três meses) de garantia, o que deixa os clientes em uma posição de muito conforto, satisfação e confiabilidade na empresa.

A empresa esta sempre a procura de novidades no ramo em que atua, seja material mais tecnológico, com design melhor, com garantias estendidas, com durabilidade, enfim, constantemente o responsável pela compra na empresa esta pesquisando, e buscando novidades, o que reflete no cuidado que os empresários tem com o empreendimento, de manter sempre um ambiente agradável, com peças novas e bem distribuídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com