TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endividamento Da Família Brasileira

Artigos Científicos: Endividamento Da Família Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 3

2INFLUÊNCIA DAS QUESTÕES SOCIAIS PARA O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

A emersão das desigualdades sociais, culturais e econômicas, contribuiu para o surgimento do Serviço Social. De acordo com SILVA (1995), a história do Serviço Social, não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com o contexto geral da sociedade (...) isto é, a história dos processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais. (p. 35).

Como coadjuvante para o surgimento dessa área da ciência social, a Igreja Católica teve uma importante contribuição para a construção das duas primeiras escolas do Serviço Social, que são: Escola de Serviço Social de São Paulo, e Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro. Todavia, nos meados da década de 30, houve um acréscimo na urbanizaçãobrasileira, que consequentemente ocasionou as reivindicações trabalhistas. Neste mesmo período, o Estado entra com a função de apaziguar essas lutas da classe trabalhista, o que resulta na implantação do Serviço Social no Brasil. De acordo com Iamamoto (2009, p.18), “o debate sobre essa ‘questão social’ atravessa toda a sociedade e obriga o Estado, as frações dominantes, e a igreja a se posicionarem diante dela”

A princípio, nesta mesma época o Serviço Social mostra-se abrangendo os interesses da elite, porém está propenso também a integração da classe baixa. Conseguindo servir de intermediário entre essas duas classes sociais.

O profissional do Serviço Social busca no final da década de 70 e início da década de 80, novas práticas para atender camadas populares. Iniciam-se novas discussões em relação à formação profissional, currículo e a questão metodológica (Iamamoto, 2004). Os mesmos, buscam novas maneirase novas técnicas adaptadas a realidade brasileira, abstendo-se da função de ser propulsor de caridade para atuar no desdobramento de aconselhamento, propiciando aos indivíduos o dilucidar de seus direito e deveres.

3 SERVIÇO SOCIAL DENTRO DAS QUESTÕES SOCIAIS

É de extrema importância que haja a interferência do Serviço Social nas questões de desigualdades em nossa sociedade. Compreender as questões sociais como instrumento específico do Serviço Social, das duas uma: desonerar a questão social de todo envolvimento conceitual, ou readquirir um olhar da Ciência Social como uma área una, apta a atuar nas transformações e na melhoria da sociedade.

“Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem, se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] ... a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social”. IAMAMOTO, (1997, p. 14)

Pontos que nos levam a desvanear

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com