TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENDIVIDAMENTO DAS FAMILIAS BRASILEIRAS

Trabalho Universitário: ENDIVIDAMENTO DAS FAMILIAS BRASILEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  9.402 Palavras (38 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 38

NTRODUÇÃO

Este trabalho final de graduação busca uma aproximação do Serviço Social com o tema das tecnologias da informação - TICs. A escolha do tema nasceu do interesse pessoal do acadêmico pela temática das novas tecnologias. Procura demonstrar a partir da revisão bibliográfica, da vivência acadêmica, e do processo de estágio curricular como as TICs tem se incorporado ou não na sociedade e na própria profissão. A contemporaneidade que recebe a denominação de Sociedade da Informação e que se estrutura com base nas novas tecnologias tem provocado e exigido mudanças. É visível a transformação que o mundo informatizado, trouxe a sociedade alterando os meios de produção. Portanto, buscou-se apontar aqueles impactos decorrentes das referidas tecnologias, nas dimensões social, econômica e política no Brasil e no mundo. O trabalho está organizado em duas partes. Na primeira apresenta o que tem se chamado de sociedade da informação, a exclusão digital, como uma nova manifestação dentre tantas expressões da exclusão dentro dessa sociedade. Por último são apresentadas algumas ações do Estado, que vem se constituindo como uma política pública para a superação da exclusão. Na segunda parte se apresenta como o serviço social também vem sendo influenciado por essa sociedade da informação, trata-se da presença do tema das TICs nos cursos de bacharelado em serviço social que já se evidenciam como um novo paradigma que influencia as transformações sócio técnica do trabalho. Por fim apresentamos um relato de cada estágio realizado procurando apresentar como cada um deles se apresentava com relação as TICs. Nas considerações finais são feitas algumas sugestões e críticas, entendendo que o maior desafio está além de garantir que o cidadão de todas as classes possa adquirir um computador em seu domicílio, conectado a rede, mas assegurar que o sujeito esteja capacitado a usufruir devidamente a informação disponível, e ainda possa a partir do conhecimento acessado transformar sua realidade.

8

1 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

No decorrer de sua trajetória, a humanidade passou por diferentes momentos históricos, marcados de avanços nas diversas áreas do conhecimento técnico científicos. O desenvolvimento de novas tecnologias1 de informação e comunicação atravessa um processo de evolução e vem revolucionando, transformando o modo de vida e as relações sociais. As fases que marcam a trajetória das sociedades dividiram-se em períodos históricos, onde cada momento é evidenciado por determinado fenômeno que possui relevância social, econômica e política. A internet surgiu no final da década de 60, com uso estritamente militar, no auge da Guerra Fria, mas somente na década de 90 passou a ser vislumbrada sua comercialização. A partir desse momento histórico, a internet caracteriza acesso à aldeia global2, eliminando fronteiras geográficas, de tempo e de espaço. A cronologia da sociedade divide-se em períodos, e são eles: primitivo, agrícola, industrial e, por fim, a sociedade do conhecimento 3, ou tecnológica.

Tendo em vista a centralidade da informação nessa nova configuração da sociedade, há que se refletir se estamos em uma sociedade do conhecimento, numa sociedade da informação, na qual a humanidade deixa suas bases originais na agricultura, posteriormente na manufatura e industrialização, para ingressar na economia da informação, na qual a manipulação da informação é a atividade principal (SQUIRRA, 2005, p. 2).

No atual contexto, denominado contemporaneidade, a sociedade da informação está revolucionando; desenhando um novo paradigma tecnológico a respeito do conhecimento e da informação, que conseqüentemente altera a organização social, política, econômica e cultural. Para Sanches (1997, apud CASTELLS, 1999, p.25) “a tecnologia é a sociedade e a sociedade

1

Tecnologia não é apenas um instrumento, ferramenta ou equipamento tangível. Tecnologia é, também, coisa intangível, como procedimentos, métodos, técnicas etc. Assim, falar em tecnologia, não significa, necessariamente, falar sofre informática, ou sobre TI, embora a tendência nos dias atuais seja a de confundir tais termos ou, ainda, tomá-los como sinônimos (VELOSO, 2009, apud SALES e RUIZ, 2009, p.175). 2 Aldeia Global foi o conceito usado por McLuhan, no livro o Meio e a Imagem, para explicar a interligação de todas as regiões do planeta, através de revolução tecnológica do computador e das telecomunicações, mas na época elegeu e televisão como meio integrado globalmente (TERRALOTI e ALBINO, 2007, p.2 ). 3 Há pelo menos 18 rótulos para designar tal período/movimento: Terceira Revolução Industrial; Revolução Técnica-científica; Revolução informacional; Sociedade pós-capitalista; Sociedade pós-industrial; Sociedade pós-Fordista; Segundo; Divisor de águas Industrial; Sociedade pós-salarial; Sociedade Tecnológica; Sociedade informática; Sociedade em rede; Capitalismo desorganizado; Capitalismo patrimonial; Capitalismo cognitivo; Nova Economia; Economia da informação; Economia Digital, Era do Acesso (BRAGA, 2004, apud CARVALHO, 2006).

9

não pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas tecnológicas”. Atualmente, o mercado de trabalho reivindica dos profissionais que demonstrem habilidades no uso das ferramentas tecnológicas, como por exemplo: internet, e-mails, impressoras, fax, sites de pesquisas, e demais acessórios de informação e comunicação, que reproduzem o interesse do capital. Tais ferramentas tecnológicas são, cada vez mais, facilmente percebidas na vida cotidiana, profissional, escolar e acadêmica. As novas tecnologias convergem e determinam uma nova sociedade: a sociedade da informação. Sociedade da informação é o termo usado normalmente para definir o novo contexto em que vivemos, no qual todas as atividades humanas estão cada vez mais dependentes das infra-estruturas eletrônicas da informação (CASTELLS, 1999, apud BALBONI, 2007, p. 1). A sociedade, de acordo com momento histórico, irá direcionar o novo paradigma conforme os interesses econômicos, políticos e sociais, predominantemente sendo levado em consideração o modelo econômico e o modo de produção vigente. Há interesse na manutenção do poder e da hegemonia. Portanto, Castells (1999, p.49) propõe que:

As tecnologias da informação são um conjunto convergente de tecnologias em microeletrônica, computação – hardware e software – telecomunicação, radiodifusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com