TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endividamento Das Familias Brasileiras

Pesquisas Acadêmicas: Endividamento Das Familias Brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARIA APARECIDA DE JESUS,UDIVÃNIA COSTA MADEIRA, ELISÃNGELA DA SILVA OLIVEIRA, EUSIENE DALPRA GALDINO

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS.

Porto Velho

2012

MARIA APARECIDA DE JESUS, UDIVÃNIA COSTA MADEIRA, ELISÃNGELA DA SILVA OLIVEIRA, EUSIENE DALPRA GALDINO.

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinares

Prof. Lisnéia Rapazzo,Giane Albiazzetti,Gleiton Lima e Rosane Malvezzi

Porto Velho

2012

SUMÁRIO

Introdução 04

Desenvolvimento.............................................................................................05 e 06

Considerações finais.............................................................................................. 07

Referência................................................................................................................08

Introdução

Hoje com a economia capitalista em que vivemos é necessário que as famílias tenham competência na gestão pessoal dos recursos financeiros, como no planejamento das despesas e investimentos familiares. Muitas culturas consideram que o sistema financeiro é um fato importante a ser ensinado desde a infância, mas infelizmente esta caracteristica não é cultivada na cultura brasileira, que é tão diversa e rica, no entanto necessita de uma conscientização mas economica, e mais aprofundada. Só uma pequena parcela da população possui algum conhecimento formal apronfundado sobre sistema financeiro. As causas dessas situações são diversas e não são claramente identificadas, mas podemos citar as bases da colonização e o baixo nivel de educação no Brasil. Estão evidenciados nos meios de comunicação e no dia à dia das famílias brasileiras, os problemas de endividamento pessoal, dívidas com cartão de crédito, financiamento de imoveis e veículos, esses são alguns reflexos de condições adversas que poderiam ser mudadas caso as famílias possuíssem um mínimo de concientização finaceira para evitar o endividamento familiar.

Desenvolvimento

Dentre algumas entrevistas realizadas podemos constatar que o endividamento das familias brasileiras dobrou nos últimos anos e atingiu um nível recorde. De acordo com alguns entrevistados isso basicamente foi consequência de dois fatores: o primeiro foi o aumento da oferta de crédito no país, “que foi muito bom”, mas por outro lado houve um certo aumento das contas, que apesar de algumas pessoas terem um bom salário ou melhor um bom emprego, mesmo assim com tantas facilidades de créditos nos últimos anos teve famílias que acabaram por aumentar ainda mais suas dívidas. Com a questão dos empréstimos facilitados, para pagar uma dívida imediata as familias não pensam nas longas parcelas que vem pela frente, só vêem o hoje não pensam no amanhã quando percebem, as parcelas de suas contas já estão ultrapassando suas rendas é quando os problemas de endividamento comecam a surgirem, a maioria da populaçao brasileira tem uma grande dificuldade de lidar com o cartao de credito, crediarios de lojas etc, os bancos e as lojas favorecem demais com maneiras simples e práticas na abertura do cadastro, mais a simplicidade e facilidade nao significa que nao haverá juros, a utilizaçao equivocada do limite do banco, e do cartao de crédito como se fossem parte de suas rendas nao é necessidade mais sim vontade de mostrar status só para provar algo para alguém e acabam comprometendo boa parte do seu orçamento, hoje em dia os que mais estão nessa situação são os jovens brasileiros.

O cartão de crédito foi apontado como o principal instrumento de prorrogaçao de ação de pagamentos, tornando-se o vilão com 73,3%, das familias endividadas o que deveria facilitar a vida dos brasileiros está tornando-a mais difícil ainda. Na comparação do endividamento entre as regiões, familias com menos dividas são do Centro–Oeste seguida pelo Sudeste(61%)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com