TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia eólica

Trabalho Universitário: Energia eólica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 10

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

CAÇADOR

TECNICO E SUPORTE E MANUTENÇÃO EM INFORMATICA

ENERGIA EÓLICA

JOSOÉ DA SILVA GOMES

JOÃO RECH

TRABALHO DE PESQUISA ELETRICIDADE APLICADA A MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

CAÇADOR

2014

JOSOÉ DA SILVA GOMES

JOÃO RECH

ENERGIA EÓLICA

Projeto de pesquisa apresentado na matéria

Eletricidade voltada a manutenção de

computadores, apresentado ao curso de

suporte e manutenção de informática. Serviço

nacional de aprendizagem industrial unidade de

caçador, como requisito parcial para conclusão

do curso.

Professor orientador Renan Chaves

Caçador

2014

1 INTRODUÇÃO

Energia Eólica é aquela que vem do movimento do ar (vento) e é uma fonte de energia limpa, renovável e abundante, não gera poluição nem agride o meio ambiente e pode auxiliar na redução do efeito estufa.

Os primeiros moinhos de vento foram inventados na Pérsia no século V e seu mecanismo foi utilizado desde a antiguidade para impulsionar barcos ou mover pás dos moinhos.

O mecanismo básico de um moinho continua o mesmo até os dias de hoje, o vento atinge a hélice a qual gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador).

- No Brasil existem cerca de 36 parques e fazendas eólicas.

2 ENERGIAEÓLICA

2.1DEFINISÃO

O termo eólico vem do latim aeolicus, que pertence a Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega. A energia eólica é utilizada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás.

Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização deaero geradores produzir eletricidade e moinhos de vento, para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aoscombustíveis fosseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.

2.2 Começo da Exploração

Já há quatro milênios as pessoas usavam a energia eólica na forma de barcos à vela no Egito. As velas capturavam a energia no vento para empurrar um barco ao longo da água. Os primeiros moinhos de vento, usados para moer grãos, surgiram entre 2 mil a.C., na antiga Babilônia, e 200 a.C. na antiga Pérsia, dependendo de para quem se pergunta. Estes primeiros dispositivos consistiam em uma ou mais vigas de madeira montadas verticalmente, e em cuja base havia uma pedra de rebolo fixada ao eixo rotativo que girava com o vento. O conceito de se usar a energia do vento para moer grãos se espalhou rapidamente ao longo do Oriente Médio e foi largamente utilizado antes que o primeiro moinho de vento aparecesse na Europa. No início do século XI d.C., os cruzados europeus levaram o conceito para casa e surgiu o moinho de vento do tipo holandês com o qual estamos familiarizados.

O desenvolvimento da tecnologia da energia eólica moderna e suas aplicações estavam bem encaminhados por volta de 1930, quando estimados 600 mil moinhos de vento abasteciam áreas rurais com eletricidade e serviços de bombeamento de água. Assim que a distribuição de eletricidade em larga escala se espalhou para as fazendas e cidades do interior, o uso de energia eólica nos Estados Unidos começou a decrescer.

Sua exploração comercial teve início a mais ou menos na década de 70 quando ocorreu à crise do petróleo os países europeus começaram a investir em outras formas de energia. No Brasil, o custo da geração de energia através dos ventos é de cerca de US$70 a US$80 por MWh, o que a torna competitiva com a energia nuclear e termoelétrica. Só no nordeste brasileiro potencial eólico existente é de 6.000 MW, sendo a região brasileira que apresenta o maior potencial. Em meados dos anos 80, as turbinas eólicas tinham uma capacidade nominal máxima de 150 kW. Em 2006, as turbinas em escala de geração pública comercial têm potência nominal comumente acima de 1 MW e estão disponíveis em capacidades de até 4 MW.

2.2.1 Estudo da Exploração

A avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento - que auxiliam na determinação do potencial eólico de uma região - são relativos à intensidade da velocidade e à direção do vento. Para obter esses dados, é necessário também analisar os fatores que influenciam o regime dos ventos na localidade do empreendimento. Entre eles pode-se citar o relevo, a rugosidade do solo e outros obstáculos distribuídos ao longo da região.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com