TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem

Trabalho Universitário: Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  3.126 Visualizações

Página 1 de 4

1) Diferencie o potencial de repouso da membrana do potencial de ação.

O potencial elétrico na membrana quando não está ocorrendo o potencial de ação é chamado potencial de repouso.

2) O que é a despolarização de uma célula?

A despolarização da célula durante o potencial de ação causada pela entrada de íons de sódio e a repolarização é ocasionada pela saída de potássio através da membrana.

3) Qual a principal razão para o aparecimento de um potencial hiperpolarizante ao final do ciclo de um potencial de ação?

Durante a maior parte do potencial de ação é impossível que um segundo estímulo produza um segundo potencial de ação e diz-se que a membrana está no período refratário absoluto. Este fenômeno ocorre porque os canais de sódio encontram-se inativados pela voltagem e não reabrem antes da membrana repolarizar. Durante a parte final do potencial de ação a célula pode gerar um segundo potencial de ação desde que o estímulo seja muito superior ao limiar. Trata-se do período refratário relativo (que pode durar 10-15 ms) e coincide com o período refratário relativo, alguns dos canais de sódio dependentes da voltagem permanecem inativos e a condutância ao potássio está aumentada. Os períodos refratários limitam o número de potenciais de ação que pode ser produzido por uma membrana excitável num dado período de tempo.

4) O que queremos dizer quando nos referimos aos canais de sódio e potássio como sendo rápidos e lentos, respectivamente? Justifique.

5) Explique sucintamente o que é bomba de sódio-potássio.

A diferença da concentração intracelular e extracelular de substancias e íons através da membrana plasmática pode ser mantida por transporte passivo (sem gasto de energia) ou por transporte ativo (com gasto de energia, caso da bomba de sódio e potássio). A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maio intracelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras descritas anteriormente que capturam íons de sódio no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. No meio extracelular capturam íons de potássio e os bombeiam para o meio interno. Se não houvesse um transporte ativo eficiente, a concentração destes íons iria se igualar.

6) Descreva detalhadamente o que ocorre no processo de repolarização da membrana plasmática durante o potencial de ação.

A repolarização é a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida a despolarização. Durante este curto período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro para fora da célula (em consequência ao excesso de cargas positivas encontradas nesse período no interior da célula e a maior concentração de potássio dentro do que fora da célula). Enquanto isso, os íons de sódio que estavam em grande quantidade no interior da célula vão sendo transportados ativamente para o exterior da mesma, pela bomba de sódio e potássio. Tudo isso faz com que o potencial na membrana celular volte a ser negativo (mais cargas negativas no interior da célula e mais cargas positivas no exterior da mesma).

7) Explique de que forma ocorre a condução do potencial de ação ao longo de um nervo.

Esta transmissão ao longo dos axônios ocorre nos neurônios que não possuem bainha de mielina. Nos neurônios mielinizados o potencial de ação “salta” de um nódulo de Ranvier para o seguinte - condução saltatória - sendo um tipo de condução mais rápida e com menos gasto de energia.

8) O que é a condução saltatória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com