TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem Do Trabalho

Exames: Enfermagem Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 5

CLEANE SILVA CARVALHO

ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS

* NÚCLEO DE APOIO INTESP*

JABOTICABAL - SP

2012

CLEANE SILVA CARVALHO

PROBLEMA/PATOLOGIAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS PELO MANUSEIO E MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PESADAS DO TRABALHADOR BRASILEIRO.

São Paulo

2012

PROBLEMA/PATOLOGIAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS PELO MANUSEIO E MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PESADAS DO TRABALHADOR BRASILEIRO.

1 Introdução

O trabalhador que tem como atividade o manuseio mecânico de carga pesada, geralmente traz como principal queixa a dor lombar sendo ela aguda e chegando e/ou podendo chegar a dor crônica; o que não é de se admirar, já que nem sempre o seu manuseio é feito de forma correta, e o que é mais agravante, na maioria das vezes este peso não é adaptado para o seu biótipo; principalmente quando esta carga está além dos limites tolerados, como é o caso de manuseio de sacos cimento, adubos entre outros e na execução de atividades agrícolas portuárias, florestais; que apesar do avanço tecnológico, continuam sendo exercidos pelo trabalho humano.Aqui no Brasil não existe ainda uma consciência verdadeira sobre os sérios riscos e as consequências do manuseio mecânico de cargas pesadas pelo profissional acima de suas condições físicas; os estudo a avaliação do trabalho de manuseio de carga física, foi o primeiro problema tratado pela fisiologia do trabalho (Lavoisier in Wisner, 1987); de acordo com Lavoisier uma das formas de avaliar a atividade de manuseio desta carga é o consumo de oxigênio utilizado pelo trabalhador, o outro é a frequência cardíaca que está relacionada com o débito cardíaco, porém neste quesito devemos levar em consideração outros fatores como o estado emocional, o físico, o consumo de alimentos estimulantes; o rendimento do trabalho muscular e outros (Wisner,1994). A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), diz sobre atividades de levantamento e transporte de cargas (artigo 198 da Seção XIV, da prevenção de fadiga, do capítulo V da (CLT); as considerações que devem ser respeitadas e levadas em consideração são; a idade, o sexo dos trabalhadores, as característica de carga, condições de percurso como a inclinação e distância, a postura do profissional e o treinamento; pois o peso indicado para o homem carregar individualmente é de 60 kg; ocasionalmente de 20 kg pra a mulher. A NR (Norma Regulamentadora), que rege estes trabalhadores, é a NR 17 relacionada a Ergonomia. A Legislação Brasileira sobre o manuseio de cargas pesadas, deixa algumas lacunas abertas, já que mesmo informando que o limite de peso é de 60kg para o homem e 20kg pela mulher, não especifica em que atividade ela deve constar . As normas que referência as atividades de manuseio e movimentação de cargas são:

• NR- 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidente(CIPA)- que tem como objetivo a prevenção e o controle de acidentes de trabalho, bem como os seus riscos; principais pontos analisados no quesito ergonômico são: levantamento de peso, esforço físico, postura, rítimo de trabalho e repetição de movimentos movimentos.

• NR-9 Riscos Ambientais- , o grupo IV, que trata dos agentes ergonômico, menciona a postura incorreta, o rítimo excessivo e o trabalho físico pesado.

• NR- 11 Transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais- finalidade a normalização das atividades de manuseio de cargas, especificamente o caso de sacarias.

NR-17 Ergonomia . Transporte manual de cargas designa que todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a disposição da carga; que o trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a dezoito anos e maior de quatorze anos, não deverá ser exigido nem admitido o transporte Levantamento, transporte e descarga individual de materiais manual de cargas, por um trabalhador, cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança;todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer sua saúde e segurança. Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, deve ser observado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com