TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eng Civil

Ensaios: Eng Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE PITÁGORAS

THALITA SILVA MENDONÇA

CONCRETO ARMADO I

COMPORTAMENTO REOLÓGICO DO CONCRETO

São Luís

2014

FACULDADE PITÁGORAS

THALITA SILVA MENDONÇA

CONCRETO ARMADO I

COMPORTAMENTO REOLÓGICO DO CONCRETO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção da 1º nota na disciplina de concreto armado no Curso de Engenharia Civil na Faculdade Pitágoras.

Prof. Mikhail Luczynski

São Luís

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................... 4

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................. 6

2.1. DEFORMAÇÃO POR RETRAÇÃO.............................................. 6

2.2. DEFORMAÇÃO TÉRMICA........................................................... 9

2.3. DEFORMAÇÃO LENTA............................................................. 10

3. CONCLUSÃO........................................................................................ 12

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.......................................................... 13

1. INTRODUÇÃO

O comportamento reológico do concreto, isto é, sua deformabilidade dependente do tempo, tem uma considerável importância na análise estrutural. As deformações diferidas do concreto, ou seja, as deformações dependentes do tempo são convencionalmente separadas em duas: a fluência e a retração. A fluência é o acréscimo contínuo das deformações que ocorre mesmo para uma tensão constante. A retração é a redução de volume do material na ausência de uma carga externa. Tanto a fluência, quanto a retração, diminui com a redução do fator água-cimento e do consumo de cimento. Em virtude dos efeitos do envelhecimento, a fluência do concreto depende, além da duração do carregamento, da idade de aplicação das cargas. O comportamento do material também é influenciado pela troca de água com o meio ambiente. Quanto mais seco for o meio externo, maiores serão a fluência e a retração. Uma vez que a troca de água é facilitada em um elemento estrutural esbelto, a fluência e a retração serão tanto maiores, quanto menores forem as dimensões do elemento.

A temperatura ambiente é outro fator que afeta as deformações do material. A elevação da temperatura acelera o processo de envelhecimento e também o fenômeno da fluência. Para temperaturas abaixo de 5oC, a fluência praticamente cessa. Dentre os outros fatores que afetam o comportamento reológico do concreto incluem-se o tipo de cimento, os aditivos e as propriedades elásticas dos agregados(5). A fluência e a retração apresentam uma série de efeitos indesejáveis, como: aumento das flechas de lajes e vigas; perdas de protensão em estruturas de concreto protendido; aumento da curvatura de pilares devido à fluência, o que introduz momentos fletores adicionais; fissuração das superfícies externas devido à retração; introdução de esforços indesejáveis em estruturas aporticadas devidos à retração (e, também, à dilatação térmica) o que exige a adoção de juntas, etc.

Por outro lado, a fluência do concreto contribui favoravelmente para a eliminação de concentrações de tensões (em nós de pórticos, por exemplo) e de tensões impostas por recalques de apoios em estruturas hiperestáticas(6).

Diversas formulações têm sido propostas para representar esse complexo fenômeno. Algumas dessas formulações são apresentadas neste trabalho. As fissuras são eventos importantes do concreto. Por esta razão, não devem ser ignoradas porque não tem como evitá-las, mesmo que tomadas todas as medidas preventivas. A tecnologia do concreto nunca esteve tão avançada em estudos quanto hoje, à medida que evoluímos em conhecimento científico nos debatemos com novos conflitos, pois se por um lado avança-se tecnologicamente, por outro com o concreto não é muito diferente, sempre que se desenvolve um novo método utilizando recursos dos mais diversos para melhorar as suas características de durabilidade e mecânica obtendo redução de custos e não agredindo a natureza, resultando entraves com novas limitações que aparecem à sua aplicação que devem ser superadas e assim à medida que se eliminam estas limitações, outras aparecem, a ciência vai se desenvolvendo e o conhecimento científico vai se aprofundando cada vez mais na eterna busca do equilíbrio.

O emprego do Concreto, seja na indústria de pré-fabricados, seja em canteiros de obra, é uma realidade dos dias de hoje e, vem crescendo cada vez mais nos países da América do Sul. A necessidade de avaliar seu comportamento reológico e mecânico, sobretudo em relação à fissuração devido à retraçao e à fluência do material, motivou a realização deste estudo. Nos projetos de estruturas de concreto, o conhecimento das propriedades dos materiais é primordial para sua perfeita segurança, sendo que, o valor da fluência e da retração são parâmetros importantes em diversos casos. Embora seja possível encontrar na literatura internacional trabalhos sobre as deformações lentas e fissuração do concreto de auto desempenho, no Brasil são poucos os dados disponíveis sobre esse assunto. A qualidade geral do concreto e a influência do processo de hidratação, dependente do tempo, são funções importantes da deformação do concreto primariamente. Fatores adicionais tais como condições do ambiente, tamanho e forma do elemento, histórico de tensões, mistura do concreto, etc., também afetam o comportamento deformacional das estruturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com