TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engajamento de Stakeholders Bunge Alimentos Consumidores

Por:   •  13/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Tecnologia Rural

Bacharelado em Gastronomia

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Docente: Rezilda Rodrigues Oliveira

Discentes: Ana Flávia, Ana Katarina, Diego Dias.

Engajamento de Stakeholders- Bunge Alimentos- Consumidores

 Introdução

A cada ano que passa o surgimento de novas empresas e a competitividade está mais dinâmica e complexa, o que dificulta a permanência das mesmas dentro do mercado competitivo, gerando assim preocupações e incertezas em relação ao futuro. Com esta conscientização, as empresas modernas devem estar baseadas na relação de manter o equilíbrio econômico, ambiental e social, ou seja, estabelecerem metas de desenvolvimento sustentável.

Acompanhando a tendência global de aumento da consciência ambiental, aliada à crescente sensibilidade do consumidor sobre o tema, muitas empresas da cadeia de alimentos estão buscando comunicar, pró-ativamente, seu desempenho econômico e sócio-ambiental, para atender o constante aumento das expectativas.

Relatórios de sustentabilidade vêm se tornando um caminho para as empresas aumentarem a confiança dos consumidores e expandirem suas vantagens competitivas sobre outros concorrentes.

Histórico e Perfil Organizacional da Bung

A Bunge é uma companhia líder em agronegócio e produção de alimentos, fundada em 1818 na Holanda, mas atualmente sua sede mundial está em White Plains, New York (EUA). A Bunge está presente no Brasil desde 1905, sendo uma empresa de sociedade anônima de capital fechado. Sendo uma das mais importantes companhias em fertilizantes, agribusiness e produção de alimentos no país, com operações em toda a cadeia produtiva.

Por meio da Bunge Fertilizantes e Bunge Alimentos são produzidos fertilizantes e suplementos para nutrição animal, além do processamento de soja e outros grãos, fornecimento de matérias-primas para indústrias alimentícias, food service e produção de alimentos para o consumidor final.

As operações da Bunge e suas marcas têm uma grande presença na história econômica do Brasil e tem tido forte influência nos hábitos, pesquisa científica e inovação tecnológica, além da formação de geração de profissionais. Faturamento em 2006, Brasil: R$ 18,2 bilhões. Possuindo mais de 8500 colaboradores diretos. Presença geográfica: mais de 300 unidades, incluindo fábricas, portos, centros de distribuição e silos, por 16 estados brasileiros.

A empresa Bunge tem como estratégia uma plataforma de sustentabilidade estruturada em quatro pilares: agricultura sustentável, efeitos climáticos, dietas saudáveis e disposição de resíduos no qual se apoia e concentra os seus esforços de inovação e aperfeiçoamento futuro. Bem como, importância de ouvir os stakeholders relacionados ao setor de produção de alimentos e do agronegócio.

Engajamento adotado pela empresa BUNGE para com seus consumidores conforme consta em seu Relatório de Sustentabilidade – 2015

  • Educação ambiental para funcionários e comunidades onde atuam;
  • Projetos para a valorização dos centros rurais;
  • Criação do Centro de Educação Ambiental, com objetivo principal de desenvolver atividades educativas e culturais com os empregados e com a comunidade de Araxá, visando a estimular a ampliação do conhecimento e a sensibilização sobre as questões ambientais.
  • Possui canais de comunicação com seus consumidores por e-mails e telefone 0800.
  • O Bunge Natureza conta com dois Centros de Divulgação Ambiental e Lazer (CDAL), um em Gaspar (SC) e outro em São Paulo (SP). Na cidade catarinense o projeto foi criado em 2006, fruto da então parceria com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), e envolve atividades de mapeamento, pesquisa e recuperação de espaços aluviais da região, além da divulgação de métodos e resultados científicos obtidos.
  • No bairro do Jaguaré, em São Paulo, se desenvolve ações socioambientais que beneficiam comunidades vizinhas, estudantes, parceiros, colaboradores e seus familiares como parte do programa Bunge Natureza.
  • Projeto Geração de Renda com Resíduos.  Este projeto tem como objetivo incentivar e capacitar moradores do Bairro do Jaguaré a reutilizar resíduos na produção de bens que possam gerar renda alternativa às famílias. Isto é alcançado por meio de cursos e oficinas de capacitação que são realizados pela equipe do projeto.
  • Centro de Educação Ambiental (CEA) no município de Barcarena/PA.  O CEA é parte integrante do projeto “Educação Ecoeficiente”, realizado em parceria com Universidade Federal Rural da Amazônia, com o objetivo de mobilizar professores, estudantes e a comunidade em geral da Vila de Itupanema, área de influência o Terminal Portuário, por meio da capacitação e da qualificação sobre os temas centrais: sustentabilidade, meio ambiente e sociedade, voltados para a importância do uso eficiente dos recursos naturais locais, buscando, assim, o desenvolvimento sustentável da região, promovendo, consequentemente, qualidade de vida a população atingida.
  • O programa Semear Leitores, é um programa que busca incentivar a prática da leitura entre crianças das séries iniciais (1º ao 5º ano) de maneira prazerosa e lúdica. Nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins e Santa Catarina.
  • Comunidade Integrada é um programa de desenvolvimento territorial sustentável desenvolvido nos Estados do Tocantins e Pará. Ele contempla a realização de diagnósticos e estudos em socioeconomia, além de um Plano de Gestão Integrada, que orienta o investimento social privado, de forma articulada e integrada às comunidades e às necessidades de cada território.
  • Em todas as unidades são adotados planos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Boas Práticas de Fabricação (BPFs) e Programas 5S – Housekeeping e Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO). Buscando o compromisso de assegurar a satisfação e a segurança alimentar dos consumidores;
  • Procura sempre uma renovação do seu portfólio, com o objetivo de eliminar óleos parcialmente hidrogenados das formulações e fazer com que os produtos – tanto para consumo direto quanto para Food Service – atendam ao padrão OPAS1 (menos de 2% do total de gordura em óleos e margarinas e menos de 5% do total de gorduras em alimentos processados).
  • Bunge participa do Acordo para Redução de Sódio em Alimentos Processados, firmado entre as indústrias de alimentos e, atualmente, faz parte da elaboração do Acordo para Redução de Açúcares.
  • Com base no Sistema de Gestão Bunge, é informado no relatório que se verifica a conformidade de cada matéria-prima e insumo (ingredientes, coadjuvantes e embalagens) utilizados e seguem as melhores práticas de padrões e normas industriais como a ISO 9001, ISO 14001 e requisitos da norma FSSC (FoodSafety System Certification) 22000, específica para saúde e segurança dos consumidores.
  • Informam que produtos estão sujeitos e seguem as regulamentações estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Justiça e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
  • No relatório informa que todos os produtos produzidos pela Bunge e vendidos aos consumidores possuem informações claras e precisas em seus rótulos.

Conclusão

A questão analisada foi a da inserção socioambiental na gestão da logística integrada, ou seja, a ação logística na interação com os stakeholders.  Tendo como objetivo a transparência e disponibilização das Políticas e Ações ambientais do Grupo Bunge para com o consumidor, baseados nas informações obtidas do Relatório de Sustentabilidade do ano 2015.

Referências Bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com