TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa MIP direcionada

Tese: Pesquisa MIP direcionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Tese  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo dirigido MIP

1- Classifique as bactérias quanto sua forma e quanto ao seu estado de agregação.

R: As bactérias são microorganismos unicelulares podendo viver isoladamente ou constituir agrupamentos coloniais; é formada por: citoplasma, ribossomo, cromatina (DNA) e membrana plasmática; Ainda possuem uma membrana esquelética e algumas um envoltório – cápsula.

estado de agregação:

Apenas os Bacilos e os cocos formam colônias.Diplococo - de forma esférica ou subesférica e agrupadas aos pares (do género Diplococcus) Estreptococos - assemelha-se a um "colar de cocos" Estafilococos - uma forma desorganizada de agrupamento.

2-Diferencie bactérias Gram + e Gram –

R: Gram +: Função: Regula o movimento dos cátions,No crescimento celular impede a lise,Especificidade antigênica da parede.

Gram –( Membrana Externa): Função: Evasão da fagocitose e da ação do complemento,Barreira à antibióticos, enzimas digestivas e detergentes,Porinas permeabilidade por “canais”.

3- Para que é realizado o método de Gram? Explique como é realizado o procedimento.

R: Permite distinguir os dois principais grupos de bactérias por microscopia óptica. Foi descoberta pelo físico dinamarquês Hans Christian Gram em 1884. Morreu em 1935 sem ter conseguido que fosse reconhecida a devida importância ao seu método de coloração.

Procedimento: 1. Fazer esfregaço do microorganismo em lâmina

2. Colocar o primeiro colorante (violeta cristal).

3. Colocar um mordente (iodo de Gram)

4. Decantar e lavar com álcool ou acetona

5. Colocar o segundo colorante (safranina ou fucsina)

6. Decantar, lavar com abundante água e secar.

7. Observar ao microscópio ótico com lente de 100.

Gram + : Camada peptidiooglicana ~ 80 nm Coram – em roxo

Gram - : Camada de peptidioglicana ~20 nm Coram- vermelho

4-Ilustre a curva de crescimento bacteriano, indicando o nome das fases e o que está ocorrendo em cada uma.

R: Fase “LAG” OU FASE DE LATÊNCIA: Inalterada, mas as células estão aumentando de tamanho. Fisiologicamente, as bactérias estão sintetizando grande quantidade de enzimas, preparando-se para entrarem em divisão. Período de adaptação, intensa atividade metabólica ausência de divisão.

Fase “LOG” OU FASE LOGARÍTIMICA OU EXPONENCIAL: Caracterizada pelo aumento geométrico do número de células, devido ao ritmo de reprodução constante das bactérias. Início do processo de divisão,Reprodução celular extremamente ativa, sensíveis as mudanças ambientais (EFEITO DE ANTIBIÓTICOS)

Fase Estacionária: Ocorre equilíbrio entre o número de células que morrem e o que se multiplica, permanecendo constante a população. Velocidade de crescimento diminui o nº de células vivas = nº de células mortas

Fase de Declínio ou Morte: As bactérias morrem em maior quantidade do que se multiplicam.Morte bacteriana é a incapacidade de uma bactéria reproduzir-se quando transferida a um novo meio de cultura, com as condições necessárias ao seu desenvolvimento.

5-Diferencie seres autótrofos e heterótrofos.

R: AUTOTRÓFICOS : Tem a capacidade de utilizar o CO2 como única fonte de carbono.

HETEROTRÓFICOS:Não são capazes de utilizar o CO2 ou seja, necessitam de compostos orgânicos de carbono, como principal fonte de energia.

6-Diferencie fermentação de respiração. (utilizadas pelos HETEROTRÓFICOS)

• R: Na respiração um aceptor final de elétrons é requerido para completar a via metabólica; na fermentação(não necessita de oxigênio) as moléculas do substrato orgânico servem como doadores de elétrons e os produtos de seu metabolismo como aceptores.

7 -Quais os fatores físicos e químicos necessários para o crescimento bacteriano.

Físicos:Temperatura,pH,Pressão Osmótica

Químicos: Água, Fontes de carbono, Nitrogênio,Minerais,Oxigênio,Fatores orgânicos de crescimento

8- O que são bactérias psicrófilas, mesófilas e termófilas.

R: Psicrófilos:Baixas Temperaturas desenvolvem-se em temperaturas de -7 a 20° C. Podem viver em regiões árticas e antárticas.

Mesófilos: Temperaturas Moderadas 20 a 45ºC . São encaixados neste grupo os patógenos do homem e dos animais. (ótima temperatura 37º, mínima é 15º)

Termófilos: Altas Temperaturas40 a 90ºC. Habitam solos tropicais, fontes de água quente e correntes quentes de alguns oceanos.

9- Explique a influência do oxigênio no crescimento microbiano, subdvindo as classes de microrganismos aeróbios e anaeróbios.

Microrganismos aeróbios

R: Aeróbios estritos: Só executam metabolismo oxidativo na presença de oxigênioExemplos: Aeromonas, Neisseria e Pseudomonas.

Microaerófilos:São lesados pelo nível normal de oxigênio atmosférico requerendo apenas cerca de 2-10% de O2 para crescer.Exemplos: Helicobacter pylori e Campilobacter jejuni.

Microrganismos anaeróbios (ausência de oxigênio)

Facultativos :não requerem O2 para crescer (mas crescem melhor na sua presença).Ex. enterobactérias.

Aerotolerantes: São aqueles que não beneficiam do oxigénio, pois são organismos que utilizam, exclusivamente, processos metabólicos anaeróbios (fermentação). Ou seja elas ignoram o oxigenio.

Estritos: morrem na presença de oxigênio.

10- Diferencie cultura pura e cultura mista.

A cultura de microrganismos consiste no crescimento de populações microbianas em meios de cultura laboratoriais.

Cultura Pura: Uma cultura que tem apenas um tipo de microrganismo

Cultura mista:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com