TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Ambiental

Artigos Científicos: Engenharia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  533 Visualizações

Eu curso Engenharia Ambiental, e este profissional “busca conciliar de maneira harmoniosa desenvolvimento e meio ambiente, visando o levantamento e a redução de possíveis danos ocasionados pelo ser humano através de sua influência na natureza.” (CREA – RS 2010).

É um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecologia, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, que respeite os limites dos recursos naturais.

A área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é monitorar e preservas áreas verdes, projetar e minimizar a degradação, conscientizar e educar a população, atuar na área de gestão Ambiental combater a poluição, elaborar projeto de saneamento, além de realizar estudo para solucionar impactos ambientais. Pode ocupar-se, ainda, do estudo de várias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região.

Já o engenheiro Civil tem como função análise e localização de terrenos, análise do solo e hídrica, determina o projeto de construção e cronograma, estudo de materiais, inclusive reutilização e custos, determinar o uso de equipamentos, e veículos, avaliar através de cálculos a resistência do material empregado, condições climáticas da região, normas e medidas de segurança em relação à vida em geral, ao meio ambiente e ao solo utilizado, porém para que todas essas atribuições sejam realizadas, a todo um estudo e conscientização, pensando sempre na questão ambiental.

...