TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Civil

Trabalho Universitário: Engenharia Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Pitágoras - Campus Betim

NATUREZA DO TRABALHO: Trabalho em equipe

Profa: Carla Montanari Disciplina: Introdução à Engenharia

Data: Setembro/2014 Valor: 10 pts Entrega e apresentação: 30/09/2014

Orientações:

• Grupos com 8 a 10 integrantes;

• Tempo para apresentação: 10 minutos com um desvio de 2minutos.

• Apenas o exercício número 1 será apresentado;

• Os temas deverão ser diferentes entre os grupos;

• Os slides apresentados deverão ser enviados pela internet, para o email: carlagm@pitagoras.com.br;

• A parte escrita deverá ser formatada nos moldes da ABNT - NBR 14724/2011. Segue link de formatação para consulta. http://formatacaoabnt.blogspot.com.br/

• O trabalho deverá ser encadernado.

1ª PARTE – APRESENTAÇÃO

Exercício # 1

Pesquisar sobre uma civilização que tenha contribuído para a Evolução da Engenharia. Traçar essa evolução até os dias atuais. Não deve ser citado nenhum exemplo dado em sala.

Exercício # 2

Escolher uma tecnologia inovadora dentro da construção civil e apresentar aos colegas, identificando as fases de ciência, técnica e tecnologia dentro do processo de produção.

A apresentação acontecerá no dia 27/03 e cada grupo terá 10 minutos para a exposição.

Estes itens serão apresentados para a turma no dia 30/09/2014.

2ª PARTE – PESQUISA

Exercício # 3

Pesquisar cinco inovações tecnológicas que o grupo considera ter provocado os maiores efeitos para o desenvolvimento da civilização. Os alunos devem justificar, conforme seu entendimento, a inclusão de cada um destes itens. (mínimo 10 linhas para cada inovação). Ilustrar.

Exercício # 4

Pesquisar sobre as grandes obras de engenharia que a sua cidade já recebeu desde a sua fundação. Enumere

três obras que você considera que tenham sido um Marco importante para o desenvolvimento da sua cidade.

Justificar e ilustrar as respostas.

Exercício # 5

Pesquisar sobre o tema: Competências e habilidades mais importantes para o engenheiro dentro do mercado atual de trabalho. Redija um texto com, no mínimo, 30 linhas. Escreva a referência bibliográfica de sua pesquisa.

Exercício # 6

Identificar três projetos bem sucedidos e três projetos mal sucedidos na Engenharia Civil. O sucesso aqui deve ser definido como uma combinação de sucesso comercial, satisfação de clientes com o produto e inovação tecnológica propiciada pelo projeto / produto.

Exercício # 7

Imagine-se na seguinte situação vivenciada por um engenheiro no final do século XX. Participar como membro de uma equipe de projeto de um novo produto formada por aproximadamente 1500 engenheiros de diferentes áreas (Civil, Mecânica, Elétrica, Automação e Controle, Químico, Aeronáutico, etc.) e de 8 diferentes países (Brasil, Japão, China, Inglaterra, Alemanha, dentre outros), durante um período de 2 anos e meio. O investimento destinado somente nas fases deste projeto foi de U$ 850 milhões. Pense na complexidade de gerenciamento do prazo, dos custos de projeto e de garantir a qualidade do produto final! Você consegue imaginar as possíveis dificuldades de comunicação, de gerenciamento do orçamento do projeto e de atendimento às necessidades dos futuros clientes desse produto?

Essa situação real de engenharia aconteceu na empresa brasileira EMBRAER durante o projeto da família de aeronaves ERJ-170/190. Antes mesmo do primeiro voo do protótipo, a Embraer já contabilizava mais de 110 pedidos em contrato de entrega e mais de 200 opções de compra. Sem dúvidas, este foi um dos projetos de engenharia mais bem-sucedido na história das empresas brasileiras!

1. Você pode imaginar a sequência de passos que foi seguida pela EMBRAER durante a execução desse projeto?

2. Quais conhecimentos científicos e fenômenos físicos estão associados ao projeto de uma aeronave qualquer?

3. Que tipo de competências e conhecimentos são importantes para os engenheiros envolvidos num projeto desse tipo?

4. Além do engenheiro, qual outro profissional cuja participação você julga importante num projeto dessa envergadura? Por quê?

5. De que forma o engenheiro deve atuar num projeto de um produto?

Exercício # 8

Uma indústria foi autuada pelo Ministério Público, pois não possuía Vestiário Feminino para atender as mulheres, que atuavam na empresa. A indústria tem um prazo de 240 dias para regularizar a situação e não sofrer multa, que chega ao valor mensal de R$650.000,00. Elaborar o fluxo de projeto, afim de que essa indústria não venha sofrer nenhuma penalidade.

Exercício # 9

Dentro dos conceitos de Projeto por Evolução e Projeto por Inovação, exemplifique 3 casos de cada. Os exemplos devem ser relativos a Engenharia Civil.

Exercício # 10

O setor de impressão e geração de cópias (Xerox) de uma determinada faculdade apresenta longas filas de espera que geram grande insatisfação na comunidade acadêmica. Elabore um projeto para analisar este problema, destacando as etapas e as atividades que seriam executadas pela equipe para solucionar esse problema, conforme o fluxo apresentado em aula.

Faculdade Pitágoras - Campus Betim

NATUREZA DO TRABALHO: Trabalho em equipe

Profa: Carla Montanari

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com