TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de softwares II UNIP

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.314 Palavras (14 Páginas)  •  4.091 Visualizações

Página 1 de 14

O modelo de McCall e a norma ISO 9126 são modelos para avaliar a qualidade de um produto de software. Comparando
os dois modelos, existem muitos fatores comuns a ambos. Assinale a alternativa que apresenta o fator presente apenas
na norma ISO 9126.

R: Funcionalidade.

O problema da falta de qualidade na produção de software pode ser atribuída a diversos fatores ambientais e estruturais
das empresas. Assinale a alternativa que faz referência a um desses fatores.

R: Prazos e custos mal dimensionados.

A parte da norma ISO 9000 que descreve em detalhes como deve ser o processo de qualidade nas empresas
de desenvolvimento e manutenção de software é a:

R: ISO 9000-3;

Quais normas permitem a avaliação de um produto de software?

R: ISO 14598 e ISO 25000.

Há um consenso entre os diversos autores da área de qualidade que o objetivo principal da qualidade é proporcionar a satisfação dos clientes por meio do atendimento das necessidades especificadas e também dos requisitos implícitos do software. Existem cinco princípios básicos da qualidade que, se seguidos, irão produzir melhores resultados. Assinale a alternativa que apresenta esses princípios.

R: Fazer certo da 1ª vez e processo preventivo.

Comentário: os princípios básicos são processo preventivo, responsabilidade de todos, melhoria contínua, fazer certo da 1ª vez e atenção às necessidades do usuário.

A NBR ISO 9000-3 abrange questões relacionadas com o entendimento dos requisitos funcionais, o uso de metodologias consistentes desde a concepção até a manutenção. Uma das principais limitações da NBR ISO 9000-3 é que nela não são abordados os aspectos relacionados com a melhoria contínua do processo, aspectos cobertos pelos modelos:

R: ISO 15504 e CMMI.

Comentário: não são abordados os aspectos relacionados com melhoria contínua do processo de software, que são cobertos pelo modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) e com a norma ISO/ IEC 15504 (SPICE – Melhoria do Processo de Software e Determinação da Capacidade).

A norma ISO 9126 fornece um modelo geral que define seis categorias de características de qualidade do produto de software, que são divididas em subcaracterísticas. Para a característica de eficiência, assinale a alternativa que descreve uma de suas subcaracterísticas.

R: Tempo de resposta de um software.

Comentário: tempo de resposta está enquadrado na subcaracterística de comportamento em relação ao tempo.

A norma ISO/ IEC 12207 está estruturada em três grupos de processos: os processos fundamentais, que abrangem a execução do desenvolvimento do software, os processos de apoio, que são as atividades de suporte e qualidade do software e os processos organizacionais, que são as atividades que permitem a manutenção e a melhoria dos processos. Qual alternativa apresenta atividades dos processos de apoio?

R: Documentação e verificação.

Comentário: as atividades de apoio são documentação, configuração, garantia da qualidade, verificação, validação, revisão, auditoria e resolução de problemas.

A norma que define diretrizes para facilitar a aplicação da norma ISO 9001 nas organizações que desenvolvem, fornecem e mantêm software é a norma:

R: ISO 9000-3;

Comentário: a norma NBR ISO 9000-3 é a norma para empresas de desenvolvimento de software.

As aplicações de software estão a cada dia mais complexas para se construir, testar e navegar, devido à evolução das tecnologias como tablets, smartphones, entre outros, e às interfaces para a internet, que são cada vez mais interativas, o que aumenta o grau de dificuldade destas aplicações. Podemos afirmar que são obstáculos à qualidade:

R: envolvidos não identificados e soluções complexas.

Comentário: os principais obstáculos são a cultura das organizações, prazo e custos mal definidos, envolvidos não identificados e soluções complexas.

McCall desenvolveu um modelo de qualidade no qual qualidade é definida por um conjunto de características internas e externas de um software, tornando-se o primeiro modelo de qualidade a ser amplamente divulgado e utilizado dentro de três visões: operação, revisão e transição. A alternativa que apresenta os fatores para operação, revisão e transição é:

R: eficiência, flexibilidade e portabilidade;

No processo de qualidade existem dois conceitos que sempre causam confusão com relação ao próprio conceito e à sua finalidade. São eles: a garantia da qualidade e o controle da qualidade. Assinale a alternativa que caracterize ações de garantia da qualidade.

R: Padrões e revisões.

Comentário: as atividades de garantia da qualidade envolvem o uso, pelos desenvolvedores, de métodos e ferramentas que ajudem a conseguir especificações, projeto e codificação de maior qualidade, padrões para documentos, código e estilo de codificação (como usar linguagem de programação), realizar as atividades de revisões, inspeções e testes unitários.

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem como objetivo padronizar os processos de uma empresa para a produção de seu produto final com o seguinte objetivo principal:

R: proporcionar a satisfação de seus clientes;

Comentário: proporcionar a satisfação dos clientes e a melhoria contínua dos seus processos.

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem diversos fatores para motivar uma empresa a implantá-lo. Entre os fatores apresentados a seguir, qual traz resultados mais eficazes?

R: Conscientização da alta administração.

Comentário: a alta direção reconhece que a qualidade é um diferencial e patrocina o processo. É o fator mais eficaz.

A ISO 15504 detalha como deve ser realizado o processo de desenvolvimento, abordando os aspectos primários relacionados com a engenharia de software e a relação cliente-fornecedor, além dos processos de apoio à qualidade, gestão e os processos organizacionais. Nesse processo são incorporados os requisitos de qual norma ISO?

R: ISO 12207

Comentário: a ISO 12207 é a norma que descreve o processo de desenvolvimento de software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com