TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino De Seis Anos

Monografias: Ensino De Seis Anos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

As crianças precisam ter oportunidades de observar e reelaborar suas representações sobre o “para que” e “como” as pessoas leem e escrevem em suas atividades diárias. Para isso, é importante que a ação pedagógica promova a participação das crianças em práticas autênticas de leitura e de escrita, no cotidiano da sala de aula, nas quais elas possam sempre interagir com esse objeto do conhecimento. A leitura em voz alta desperta o desejo e a curiosidade das crianças. Quando elas gostam da história que foi lida em sala de aula, acabam buscando os livros em momentos livres de leitura. Portanto, a leitura em voz alta para as crianças pode despertar o desejo de ser leitor. Além disso, vale ressaltar a importância das práticas de leitura e escrita que se concretizam nos momentos em que a escrita torna-se mediadora das experiências escolares, ampliando as relações e regulando os comportamentos das crianças e dos adultos no interior da escola.

2- O desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de palavras, frases e textos em sala de aula:

leva tempo e requer treino por parte das crianças, por isso, um conjunto de atividades de leitura e escrita de palavras e frases deve fazer parte do planejamento pedagógico das professoras desde o primeiro ano do Ensino Fundamental.

As habilidades de leitura e produção de textos envolvem o conhecimento de elementos que compõem os textos escritos, os seus estilos, a identificação do autor, da finalidade e do contexto de circulação do texto. Esses conhecimentos são construídos na prática cotidiana de leitura e escrita. É preciso prática e orientação adequada para desenvolver uma postura de leitor crítico. Por meio de situações de aprendizagem que tomam o texto como objeto de ensino, as crianças devem ter oportunidade de compartilhar com as professoras suas estratégias, seus conhecimentos, suas habilidades de leitura e escrita.

No caso de a turma ou parte dela ainda não escrever convencionalmente, podem ser pensadas diferentes estratégias. A professora pode propor às crianças que:

- Reescrevam o texto com palavras mais simples para expressar seu conteúdo.

- Marquem partes dos textos lidos de acordo com a informação requerida ou com o objetivo da leitura.

- Grifem palavras de acordo com o que se quer ressaltar.

-Façam resumos do que está escrito.

-Façam anotações sobre o texto.

-Realizem leituras individuais ou em duplas.

-Realizem leituras teatralizadas de textos ou de trechos de textos.

-Realizem leituras com pausas planejadas e contextualizadas, com perguntas que orientem a interpretação das crianças.

- Realizem leituras seguidas de conversas orientadas por questões previamente planejadas pela professora.

- Produzam textos em pequenos grupos ou em duplas

-Produzam textos com apoio de roteiros definidos pelo coletivo.

À medida que se vai trabalhando os textos com as crianças, é possível observar como elas passam a considerar as orientações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com