TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Fundamental

Exames: Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

Produzir um texto dissertativo argumentativo envolvendo as três definições Concepção de Criança, Educação Infantil e ensino Fundamental.

A criança é um ser livre que deveria ser copiado como modelo em varias modalidades pelos adultos, como está escrito na Bíblia Sagrada que temos que ser como crianças para entrarmos no Reino dos céus porque a criança não tem maldade e é pura de coração não guarda magoa e perdoa fácil.

As crianças vêm sendo educadas e moldadas por homens que muitas vezes já esqueceram oque é ser criança e vive angustiados e infelizes, talvez porque foram reprimidos quando crianças e repetem aquilo que lhe foi feito, é incalculável a quantidade de não que a criança escuta no decorrer de sua infância e muitas vezes estes atos trazem consequências na vida adulta se tornando um adulto negativo e pessimista.

Para Nietzsche a criança é um espírito livre, ela representa a superação de valores morais e a criação de novos valores. A criança vive intensamente cada momento sem perder tempo com magoas e preocupações o que importa é brincar e se divertir.

As leis penais e a religião moldaram as atitudes dos seres humanos ensinando a viver em sociedade, fazendo com que aprendêssemos a controlar os impulsos, porém, também foram sufocados muitos sentimentos como afetos e desejos nesta concepção somente a criança é livre para viver seus sonhos e fantasias em sua totalidade.

Muitas mudanças ocorreram para a criança no decorrer do tempo entre a Idade Média e o século XX, estudos enfatizaram a importância de especialistas para as crianças valorizando a criança e a implantação de um modelo pedagógico próprio com o objetivo de educa-las para assegurar o futuro da civilização, pois, até então a criança era tratada como um mini adulto.

A educação infantil como direito social é recente na realidade brasileira um direito adquirido com a constituição de 1988 as crianças de 0 - 6 anos garantiram a educação em creches e pré-escolas.

A LDB 96 Lei de Diretrizes e Base da Educação deu um grande avanço colocando a educação infantil como primeira etapa da educação básica, com a finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 á 6 anos, com a promoção dos aspectos físicos, psicológicos, sociais, intelectuais e culturais.

Antes de a lei ser aprovada a educação das crianças nesta faixa etária de 0 a 6 anos era exclusiva dos pais a responsabilidade da casa e filhos era da mulher, mas na metade do século XX, com a crescente industrialização e urbanização, a mulher começa a ter maior inserção no mercado de trabalho, o que provoca um aumento de instituições educacionais de crianças de 0 á 6 anos.

A educação infantil estimula a criança em seu crescimento intelectual, por se tratar de um ambiente de um ambiente rico de desafios onde a criança interage com o meio com espontaneidade e é direcionada através de atividades lúdicas para um desenvolvimento psicológico sadio.

Passando por este estagio da educação infantil a criança passa a ingressar no ensino fundamental segundo a lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 sinalizou um ensino fundamental de nove anos, a iniciar-se aos 6 anos de idade, e já em 9 de janeiro de 2001 a lei 10.172 aprovou o Plano Nacional de Educação PNE e o ensino fundamental de 9 anos se tornou meta da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com