TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Fundamental

Casos: Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 8

Prof.ª EAD: Maria Clodilte

Acadêmicas; Adriana de Souza da Silva RA: 269505; Vanusa de Arruda Corrêa RA: 340859.

Sistema Educacional Brasileiro

Atividade Pratica Supervisionada da Disciplina de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp (MACE).

Campo Grande/MS

04/2013

A estrutura do sistema de educação no Brasil

• Estrutura e o funcionamento da Educação Infantil e o Ensino Fundamental no Brasil.

A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da aprovação da lei de diretrizes e bases da educação, obedecendo à LDB 9394/96 e o plano nacional de educação, dividindo o sistema de ensino em níveis e modalidades um deles a educação básica. A nova LDB instaurou o conceito de educação básica como direito e cidadania e dever do estado, cobrindo três etapas entre elas a educação infantil e o ensino fundamental e matricula obrigatória a menores de seis anos no ensino fundamental.

A educação no Brasil tem como objetivo ser democrática e acessível a todos, desde aqueles que iniciam na educação infantil aos que pretendem completar o ensino superior, e permite acesso àqueles que não concluíram ou não tiveram oportunidade de estudo.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica com finalidade o desenvolvimento da criança até os seis anos de idade, oferecida em creches(para crianças de até quatro anos de idade) e pré-escolas (para crianças de quatro a cinco ano de idade) .

Após a educação infantil vem o ensino fundamental, sendo dividido em duas fases, o ensino fundamental I (1° ao 5° ano) e ensino fundamental II (6° ao 9° ano). No ensino fundamental I a principal característica é que geralmente a apenas um professor por grupo de alunos, já no ensino fundamental II tanto professor como disciplina.

O ensino fundamental ao longo da historia sofreu mudanças tanto em tempo de duração quanto em anos a ser iniciados. O ensino fundamental hoje tem duração de nove anos e ingresso com seis anos de idade.

Para que seja garantido a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, o ensino fundamental conta com a provinha brasil um exame que permite avaliar as habilidades relativas ao processo de alfabetização dos alunos, e ajudando a evitar que as crianças cheguem a quarta serie do ensino fundamental sem dominar a leitura e a escrita.

• O ensino fundamental de nove anos

Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961 - Estabelecia 4 anos de ensino fundamental. Acordo Punta del Leste e Santiago - Compromisso de estabelecer 6 anos para o Ensino fundamental até 1970. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971 - Obrigatoriedade do ensino fundamental de 8 anos. Lei 9. 394, de 20 de dezembro de 1996 – admite a matrícula no ensino fundamental de 9 anos, a iniciar-se aos 6 anos de idade. Lei nº 10. 172, de 9 de janeiro de 2001 - Aprovou o plano nacional de educação/PNE. O Ensino Fundamental de 9 anos se tornou meta progressiva da educação nacional

Lei nº 11. 114, 16 de maio de 2005 – torna obrigatória a matrícula das crianças de seis anos de idade no Ensino Fundamental. Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 – amplia o Ensino Fundamental para nove anos de duração, com a matrícula de crianças de seis anos de idade e estabelece prazo de implantação, pelos sistemas, até 2010.

Com o ensino fundamental de nove anos o MEC(Ministério da Educação) tem como objetivo assegurar que todas as crianças passem mais tempo n escola e desenvolver e qualificar suas oportunidades de aprendizagem.

A faixa etária das crianças que iram ingressar no ensino fundamental exige uma didática diferenciada, respeitando suas especificidades, a criança de seis anos aprende por meio da fantasia, da imaginação das brincadeiras, dos jogos, de forma lúdica

o ensino fundamental exige algo mais metodológico, obediência e silencio são algo fundamental a organização da sala é diferente o ritmo diferente já que o objetivo é a alfabetização.

Na educação infantil mesmo a criança esteja em um processo de aprendizagem ela não é obrigada a prender a ler e a escrever, já no ensino fundamental ela tem isso como meta a ser alcançada. Ao pensar nisso podemos ver uma desvantagem do ensino fundamental de nove anos, a criança de seis anos ao meio de tanta cobrança poderia se sentir desmotivada e fracassada perdendo a vontade de aprender, já que não pode se esperar de uma criança de seis anos comportamento semelhante a uma de sete anos completo.

Para que seja garantido o sucesso do ensino fundamental de nove anos com ingresso de seis anos, é preciso que haja uma reelaboração da proposta pedagógica de forma que permite o pleno desenvolvimento físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo com vista a alcançar os objetivos do ensino fundamental e que seja adequado ao comportamento da criança de seis anos.

Se de fato essas questões forem analisadas, se em sala de aula tivermos professores capacitados para lidar com estas crianças, o acréscimo de mais uma ano no ensino fundamental tem tudo para dar certo, pois se pararmos para pensar percebemos que as crianças de classe mais favorecidas frequentam a pré-escola de 0 a 6 anos, ou na pior das hipóteses dos 4 aos 6 anos, e ganham não só pelos seus seis anos mas pelo todo período que o estende.

Se tivermos professores habilitados para auxiliar no desenvolvimento da criança que está começando a construir os rudimentos do raciocino abstrato, com projetos adequados para ser usado com crianças que ainda deveriam estar na educação infantil, poderia sim essa ideia dar certo.

Por isso não se pode apenas aumentar mais um ano sem mudar a qualificação do ensino se não ao invés do efeito esperado o que teremos sera apenas um fracasso escolar.

• Organizações Auxiliares da Escola

Escolas publicas de qualidade são essenciais para desenvolver um país de qualidade, infelizmente os esforços governamentais não basta para dar toda assistência necessária a escola e aos alunos, por isso existem parceiros que apoiam a escola e o envolvimento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com