TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Fundamental De 9 Anos

Casos: Ensino Fundamental De 9 Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

A implantação do ensino fundamental de nove anos trouxe consigo algumas alterações na estrutura e currículo escolar.

A educação infantil de acordo com a resolução nº3 de 03/08/2005, deve atender as crianças até 5 anos de idade.

Sendo assim apartir dos 6 anos a crianças devem ser matriculadas no ensino fundamental, mudando deste modo a nomenclatura do ensino em questão para anos iniciais 4 a10 anos e anos finais 11 a 14 anos.Os professores que atuam no ensino infantil poderão podem ser remanejados para o Ensino Fundamenta dependendo da legislação e normas vigentes no Plano de Carreira de cada sistema de ensino. Algumas leis estabelecem a mesma carreira e concurso para atuação tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental; outras, no entanto, definem carreira e concurso com atuações distintas, ou seja, específicas para a atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano constitui uma possibilidade para qualificar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento. Mas, não se deve restringir o desenvolvimento das crianças de seis anos de idade exclusivamente à alfabetização. Por isso, é importante que o trabalho pedagógico assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento. Ressalte-se que a alfabetização não deve ocorrer apenas no segundo ano do Ensino Fundamental, uma vez que o acesso à linguagem escrita é um direito de todas as crianças, que é trabalho precipuamente nos ambientes escolares, também podemos afirmar que o conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos não é o conteúdo trabalhado no último ano da pré-escola de seis anos , primeira etapa da Educação Básica, não tem como objetivo preparar crianças para o Ensino Fundamental; tem objetivos próprios que devem ser alcançados na perspectiva do desenvolvimento infantil respeitando, cuidando e educando crianças no tempo singular da primeira infância. No caso do primeiro ano do Ensino Fundamental a criança de seis anos, assim como as demais de sete a dez anos de idade, precisam de uma proposta curricular que atenda suas características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância.

Para que realmente se efetive um educação de qualidade deste os anos inicias do ensino fundamental é necessário que a matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove seja adequada com a re-elaboração da Proposta Pedagógica das Secretarias de Educação e do Projeto Político-Pedagógico das escolas, bem como a atualização das normas curriculares pelos Conselhos de Educação.

Blibiografia:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensfund9_perfreq.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com