TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Didática e Prática

Resenha: Ensino de Didática e Prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Resenha  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – JUNDIAÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Didática e Práticas de Ensino.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de ensino” sob orientação do professor-tutor a distância.

BARBOSA, Maria Cristina Mesquita. Fundamentos

Nome do Projeto: Meio Ambiente - Reciclagem do óleo de cozinha

Público Alvo: crianças do 2° ano (faixa etária de sete anos), familiares e comunidade.

Justificativa: Conscientizar os alunos e seus familiares sobre o impacto ambiental causado quando esse produto é jogado fora de qualquer maneira, na terra ou nos rios, e mostrar ações simples que podem dar bons resultados, quando o mesmo é reaproveitado.

Objetivos Gerais e Específicos: Propor a participação dos familiares no descarte do produto e através disso conscientizá-los a boa ação do reaproveitamento.

Cronograma: Durante três semanas será desenvolvido o projeto, tanto na teoria como na prática.

Desenvolvimento/ Ações: Levar os alunos a pesquisar sobre o assunto e discutirmos em sala, através de debates sobre o que foi pesquisado. Pedir para que, em suas casas, eles guardem o óleo que não for mais utilizar e tragam para que possamos fazer uma receita de sabão caseiro, utilizando esse produto. Cada aluno levará para sua casa uma barra do sabão produzido e juntamente a receita do mesmo. Usar filmes e DVDs. Fazer ilustrações com teatrinho e fantoches, mostrando os efeitos que o descarte indevido de óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente e os seres vivos que nele habitam.

Reciclagem de óleo de cozinha.

O meio ambiente tem que ser uma preocupação de todos nós seres humanos e por isso é importante que, como educadores, possamos levar os nossos alunos e seus familiares a essa conscientização.

O óleo de cozinha, se descartado de qualquer forma na natureza é muito prejudicial, pois contamina rios, causa entupimento nas tubulações, sendo necessário usar produtos químicos para sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses lugares. Um litro de óleo jogado no rio pode contaminar milhares ou até milhões de litros de água e se jogado no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos.

O óleo, quando entra em processo de decomposição, libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa. Mas a boa notícia é que, com ações conjuntas simples, nós podemos mudar essa realidade, dando um fim útil a esse produto, reaproveitando o óleo para outras finalidades como: produção de resinas para tintas, sabão, detergentes, glicerina, ração para animais e até biodiesel. Inclusive em casa, com uma receita simples, é possível fazer sabão. Existem postos de coleta que recebem o óleo usado em cozinha para destiná-lo às empresas que reutilizam esse produto. Portanto, a única coisa que precisamos fazer é descartar esse óleo dentro de um recipiente e guardá-lo, e depois de cheio levamos e entregamos nos postos de coleta. Alguns lugares até fornecem o recipiente e depois de cheio, eles recolhem fazendo a troca.

Tendo em vista o benefício que este trabalho com alunos e comunidade trará, pois muita gente, os alunos e alguns de seus pais não sabem o destino a dar ao óleo de cozinha e nem sabem o mal que pode provocar com o descarte indevido, a viabilidade é ótima, pois o material didático é de fácil acesso (todos tem em suas próprias casas) e pode ser trabalhado tanto na escola quanto em suas residências após as corretas instruções de como proceder.

Assim diminui-se a poluição do meio ambiente e pode-se produzir um sabão caseiro de ótima qualidade, economizando na lista de itens de limpeza.

Creche - maternal l idade: dois anos

1) A relação estabelecida com as crianças é de acolhimento, cuidado e aprendizado, pois através das brincadeiras, das rodas e da convivência passamos regras e combinados, ensinamos o respeito, a educação, nas questões de comportamento, de compartilhar e dividir. Até na hora do banho, procuramos fazer desse, um momento de aprendizado, de autonomia e de prazer.

2) As manifestações e gestos de afeto são as mais variadas, uns conseguem criar um vínculo maior, enquanto outros são mais reservados, mas no geral, com o passar do tempo todos criam um vínculo muito legal, até porque nessa idade a afetividade é muito fácil de ser explorada. O cotidiano é organizado de forma a cumprir com a rotina estabelecida para crianças dessa idade, trabalhando a parte lúdica, motora, o cuidado com a alimentação, higiene, banho, trocas, desfralde, escovação de dentes, etc.

3) Nessa faixa etária, alguns apresentam um comportamento agressivo, principalmente na disputa de brinquedos ou quando são contrariados, reagindo com mordidas, batendo, se jogando no chão ou jogando objetos nos outros. São participativos apesar de se dispersarem com facilidade. Nos conflitos eles reagem com choro, fazendo birras. Mas no geral, eles se envolvem muito bem com a rotina e com as atividades propostas, principalmente rodas de brincadeiras e músicas e nos cantinhos.

4) A condução do trabalho pedagógico é constante, considerando que todo trabalho realizado com a criança tem por objetivo proporcionar a mesma a aquisição de conhecimento de mundo, e estabelecer princípios e regras que visem contribuir no seu desenvolvimento como cidadão. As orientações e comandas do professor ocorrem durante a realização das atividades e dependem do grau de exigência de cada uma delas, e da autonomia que a criança possui para realizar as atividades. Cabe ao professor mediar e dispor de estratégias didáticas que possibilitem uma compreensão clara por parte de cada criança. A mediação exercida durante as atividades ocorre de acordo com a necessidade de cada criança, considerando as diferentes etapas que cada uma se encontra. As estratégias mais usadas durante a realização das atividades é contação de histórias, músicas, vídeos, atividades gráficas (fazendo uso de diversos recursos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com