TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendimento Sobre O Texto De Antônio Carlos Gil

Ensaios: Entendimento Sobre O Texto De Antônio Carlos Gil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 6

Em um texto feito pelo autor Antônio Carlos Gil, ele classifica as pesquisas em três categorias: pesquisas exploratórias, pesquisas descritivas e pesquisas explicativas.

As pesquisas exploratórias proporcionam maior familiaridade com o problema, com vistas a tomá-lo mais explicito ou a constituir hipóteses, seu objetivo principal é o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Essas pesquisas envolvem: levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Em sua maioria, são formadas de pesquisas bibliográficas ou de estudo de casos.

As pesquisas descritivas têm como objetivo primordial à descrição das caraterísticas de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. Uma de suas caraterísticas mais significativas são as técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistêmica, sendo o seu objetivo é estudar as caraterísticas de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, estado de saúde física e mental etc. está incluído neste grupo as pesquisas que têm por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população. Também serão pesquisas descritivas aquelas que visam descobrir a existência de associações entre variáveis.

As pesquisas explicativas têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, sendo o tipo de pesquisa que mais se aprofunda o conhecimento da realidade, sendo então, o mais complexo e delicado, pois o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. Nas ciências naturais, este tipo de pesquisa vale quase exclusivamente do método experimental. Nas ciências sócias, a aplicação deste método apresenta-se muita dificuldade, pois, recorre-se a outros métodos, sobretudo ao observacional. Em psicologia, as pesquisas revestem-se em um elevado grau de controle, chegando mesmo a ser chamado “quase experimental”.

A classificação das pesquisas é muito útil para o estabelecimento de seu marco teórico. Para que possamos analisar os fatos do ponto de vista empírico, é necessário traçar um modelo conceitual e operativo da pesquisa. Esse modelo recebe o nome de delineamento, pois expressa em linhas gerais o desenvolvimento da pesquisa, com ênfase nos procedimentos técnicos de coleta e análise de dados. Sendo assim, o delineamento pode ser definido em dois grandes grupos: o primeiro são as pesquisas bibliográficas e a documental, o segundo grupo estão as pesquisas experimentais, a pesquisa ex-post facto, levantamento e o estudo de casos.

A pesquisa bibliográfica é constituída principalmente por livros e artigos científicos. As pesquisas que propõe uma análise das diversas posições acerca de um problema, também costumam ser desenvolvidas quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas. A vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir o investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diariamente, por outro lado, pode cometer em muito a qualidade da pesquisa. Para reduzir essa possibilidade é necessário que os pesquisadores assegurem-se das condições que os dados foram obtidos, analisar em profundidade cada informação para descobrir possíveis incoerências ou contradições e utilizar fontes diversas, cotejando-as cuidadosamente.

A pesquisa documental vale-se por materiais que não recebem um tratamento analítico, ou que ainda podem ser elaborados novamente de acordo com os objetivos da pesquisa. O seu desenvolvimento é parecido com a pesquisa bibliográfica, porém a documental contém fontes diversificadas e dispersas. Apresenta-se uma série de vantagens, pois constitui uma fonte rica e estável de dados, ao longo do tempo torna-se a mais importante fonte de dados em qualquer pesquisa de natureza histórica. Outra vantagem é seu custo, pois é significativamente baixo, quando comparado com o de outras pesquisas. Outra vantagem é que não se exige contato com os sujeitos da pesquisa, por outro lado há algumas criticas, sendo as mais frequentes a esse tipo de pesquisas referem-se à não-representatividade e à subjetividade dos documentos.

A pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influencia-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz do objeto. Sendo o pesquisador um agente ativo, podendo ser desenvolvida em qualquer lugar, desde que apresente as seguintes propriedades: manipulação (pesquisador precisa manipular pelo menos uma das características dos elementos estudados), controle (introduzir um ou mais controles na situação experimental) e distribuição aleatória (designar o elementos para participar dos grupos experimentais e de controle deve ser feita aleatoriamente).

O tipo de pesquisa ex-post facto (“a partir do fato passado”, em tradução literal) é o estudo realizado após a ocorrência de variações na variável dependente do curso natural dos acontecimentos. Apesar das semelhanças com a pesquisa experimental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com