TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Eco Design

Monografias: Trabalho Sobre Eco Design. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 4

Ecodesign

O ecodesign é a integração sistemática de considerações ambientais no processo de design de produtos (entendidos como bens e serviços). O principal objectivo do ecodesign é desenvolver produtos que contribuem para a sustentabilidade, através da redução do seu impacte ambiental ao longo do ciclo de vida, a par de requisitos tais como funcionalidade, qualidade, segurança, custo, facilidade de fabricação, ergonomia e estética.

Critérios no design de produtos

Todos os produtos têm impactes ambientais, que podem ocorrer em qualquer fase do ciclo de vida: extracção das matérias-primas, fabricação, distribuição, utilização e fim de vida. Os impactes no ciclo de vida podem variar de reduzidos a significativos, de curto prazo a longo prazo, e podem ocorrer a nível local, regional ou global. A integração de considerações ambientais desde o início do processo de desenvolvimento do produto é a maneira mais eficaz de introduzir mudanças que afectam positivamente o seu perfil ambiental em todos os estágios do ciclo de vida.

Estima-se que mais de 80% dos impactes ambientais relacionados com o produto são determinados na fase de concepção, pelo que o ecodesign é uma abordagem muito promissora para o consumo e produção sustentáveis, e tem sido aplicado em vários produtos de diferentes sectores da economia. No Manual de Ecodesign InEDIC, os conceitos e ferramentas focalizam-se em produtos cerâmicos, dos seguintes sub-sectores:

• Cerâmica utilitária e decorativa

• Cerâmica estrutural: tijolos e telhas

• Pavimentos e revestimentos

• Louça sanitária

Embora o InEDIC seja orientado para produtos cerâmicos, os conceitos e ferramentas aqui apresentados são aplicáveis ou facilmente adaptáveis a outros produtos. De referir que, apesar de o conceito de ecodesign se aplicar a bens e serviços, as metodologias e ferramentas InEDIC são mais adequados para produtos físicos (ou seja, bens).

A importância do ecodesign

A implementação de requisitos ambientais no desenvolvimento de produtos é importante, tanto do ponto de vista ambiental como do negócio. O benefício mais directo é a redução dos impactes ambientais relacionados com o consumo de materiais, energia e água (ou seja, as entradas) e a geração de resíduos e emissões (ou seja, as saídas indesejadas). Além da melhoria ambiental há outros possíveis benefícios decorrentes do ecodesign. As empresas podem reduzir os seus os custos, bem como dos seus clientes, aumentar a qualidade do produto, promover a inovação e assegurar melhor a conformidade com os requisitos da legislação ambiental e dos clientes. Além disso, as empresas melhoraram a sua imagem e a dos seus produtos. A fim de potenciar estes resultados, as iniciativas de ecodesign das empresas devem fazer parte da estratégia de negócios, ao invés de se circunscreverem à esfera da gestão ambiental. O desafio é encontrar soluções que sejam ambientalmente mais sustentáveis, fazer sentido para os negócios no curto e longo prazo e melhor satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes e consumidores.

Há um interesse crescente por parte dos clientes, utilizadores e produtores relativamente aos aspectos e impactes ambientais de produtos e processos. Este interesse manifesta-se nos debates entre empresas, consumidores, governos e ONG no âmbito dos desafios do desenvolvimento sustentável, expressos através de acordos internacionais, medidas comerciais, legislação nacional e internacional e iniciativas voluntárias. Este interesse também se reflecte na economia de diversos segmentos de mercado que reconhecem e beneficiam destas novas abordagens no design de produtos. Tais abordagens resultam são só numa melhor eficiência dos recursos e processos, mas também na diferenciação dos produtos e na redução da carga regulamentar e dos custos. Além disso, a globalização dos mercados e as mudanças nas práticas de compras, produção e fabricação e distribuição influenciam a da cadeia de fornecimento e, portanto, têm implicações ambientais.

Apesar do facto de a metodologia de ecodesign ter surgido e vindo a ser desenvolvida desde os anos 1970, ainda existem algumas barreiras para sua implementação. O projecto InEDIC foi desenvolvido no sentido de tentar dar resposta a algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com