TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entre os tempos modernos e a gestão das pessoas modernas

Tese: Entre os tempos modernos e a gestão das pessoas modernas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  4.483 Palavras (18 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

ETAPA 1 3

ETAPA 2 5

ETAPA 3 11

ETAPA 4 14

ETAPA 1

Relatório

Retratando um paralelo entre Tempo Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas.

O filme "Tempos Modernos" é uma critica a revolução industrial, os Estados Unidos passava por uma grande crise no ano de 1929, quando a depressão atingiu a sociedade norte- americana, levando grande parte da população ao desemprego e a fome.

O período de industrialização clássica conhecida a época da Revolução Industrial na era da organização, está fortemente relacionada com fatos que são mostrado neste filme e que deixa mais claro é a forma que o trabalhadores são tratados (chefes das fábricas) onde os empreendedores só visavam produtividade e lucro, tratavam os funcionários como uma peça de reposição, não davam a menor condição de trabalho.

O fato dos trabalhadores serem tratados como recursos é uma das marcas primordiais da Industrialização Clássica, outro fato que ocorria naquela época que chama a atenção, são as longas cargas horárias de trabalho em que os operários eram submetidos, cargas horárias excessivas sem intervalo para descanso.

No início do século XX no EUA Taylor iniciou uma ideologia, que daria partida aos princípios da Administração Cientifica como se mostra no filme Tempos Modernos que também se passa no inicio do XX na Inglaterra, podemos reparar o horário em que as pessoas saiam para trabalhar e o horário que elas voltava, 6 horas da manha e terminava sua jornada de trabalho no anoitecer, colocando o máximo de aproveitamento da mão de obra, Charles Chaplin, protagonista do filme representava um operário, era instruído a fazer um único trabalho apertar parafusos durante todo dia numa linha de montagem, após muito stress no trabalho acabou tendo um colapso nervoso e sua reação causou muito problema durante o trabalho, confusões no setor, colocando em risco a integridade física de muitos outros operários.

A empresa por sua vez não reconhece este colapso como inerentes as atividades do operário e o interna em um hospital de reabilitação, a partir daí o operário vai preso por irresponsabilidade, e na cadeia ele tinha comida, segurança e abrigo, que na sociedade da época pra consegui-las no mínimo você tinha que se render as condições do trabalho que mesmo sendo ruim eram muito disputadas devido a grande crise e o desemprego, não havia outra alternativa as pessoas se não aceitar condições de trabalho impostas pelos empreendedores, com isso muitos passaram a roubar para manter o seu sustento (ato que uma garota órfã cometeu que se tornaria companheira do operário). O operário sai da prisão em busca de um novo emprego e se depara em meio a crise com isso a fábrica onde trabalhava já havia fechado as portas, por motivo de greve onde os operários lutavam por melhores condições de trabalho. O personagem era instruído a fazer as atividades mas não fazia direito, era demitido, com isso no final do filme Chaplin encontra-se sem emprego junto com a garota, situação que termina num sistema capitalista desigual nas empresa da época que contribuíam com o aumento da criminalidade e, a escravidão.

Moderna gestão de pessoa e formado por pessoas e organização, as pessoas dependem da organização nas quais trabalha para atingir seus objetivos pessoais e individuais. As organizações funcionam por meio das pessoas que dela fazem parte, decidem e agem em seu nome, sem a organização e sem pessoas certamente não haveria a gestão de pessoas, temos com a empregabilidade e empresabilidade a capacidade das pessoas conquistarem e manterem seus empregos, a capacidade da empresa em desenvolver e utilizar as habilidade intelectuais.

Conceito de gestão de pessoa depende de vários aspectos, cultura em cada organização, estrutura organizacional, característica ambiental do negocio, da organização da tecnologias, dos processos interno e de outras variáveis importantes.

As pessoas como parceiros das organizações, nos tempos atuais esta ampliando suas visão, atuação estratégica, os empregados com seus conhecimentos, capacidade e habilidade, clientes contribuem adquirindo bens e serviço, todos com expectativas de obter um retorno, tem organização que utiliza novos e diferentes parceiros para fortificar seus negócios através de aliança estratégicas.

Pessoas como recurso ou parceiro da organização, os recursos precisam ser administrados, envolve planejamento, organização, direção e controle. Atividades, como parceiros são fornecedores de conhecimento, habilidade, competências e inteligência, as organizações deram conta e trata seus funcionários como parceiros.

ETAPA 2

Histórico da Empresa

Gilser Assessoria Contábil Ltda.

Rua Joaquim Távora, 321 - Vila Mariana - São Paulo / CEP: 04015-000

Porte Pequeno - 24 funcionários

Área Contábil e fiscal - Terceirização de serviços

O escritório foi fundado em fevereiro de 1974, fruto da iniciativa de ex-integrantes de uma consultoria de renome internacional e um dos maiores escritórios de Assessoria Contábil da América Latina. Atuando no início nas áreas fiscais e societárias, os bons resultados aos primeiros clientes trouxeram aumento considerável na estrutura para continuar mantendo o mesmo padrão de atendimento, com a incorporação de novas ideias entre as mais variadas situações que o dia-a-dia empresarial apresentava.

Todo esse desenvolvimento deve-se não só a dedicação com que todos se empenham em encontrar soluções adequadas para os clientes, mas, principalmente, a confiança destes no trabalho.

Missão

Sua missão é agregar valores para seus clientes, levando até eles uma ampla gama de serviços de informação e tecnologias que automatizam os procedimentos do trabalho humano, com custo eficaz, proporcionando atendimento da pequena à grande empresa.

Visão

Aplicar os mais altos padrões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com