TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paralelo Entre O Filme Tempos Modernos E A Moderna Gestão De Pessoas

Trabalho Escolar: Paralelo Entre O Filme Tempos Modernos E A Moderna Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  1.792 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Introdução

Esta apresentação abordará a importância GP moderna nas organizações, um alerta para a Administração de Recursos Humanos, com interação entre pessoas, seja pelo recrutamento, seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento de novos colaboradores, com isso é possível escolher pessoas que se encaixem no perfil que a empresa precisa, busca talentos e habilidades, objetivando um plano de carreira. Será apresentado um paralelo com o filme Tempos Modernos e a atual GP (Gestão de Pessoas), visando as mudanças ocorridas.

2 - Desafio

3 - Paralelo entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas

3.1 - Filme Tempos Modernos

Um Filme que tem como ator principal Charles Chaplin ocorre na década de 1930, logo após a famosa crise de 29 e na época da revolução Industrial, relata a história de Carlitos, um jovem empregado de uma grande fábrica da época, ele realiza um trabalho excessivamente repetitivo, causando fadiga no trabalho e prejudicial à saúde, pois os movimentos repetitivos causa LER (Lesão por esforços repetitivos). O filme mostra claramente a mecanização do trabalho e a desvalorização do elemento humano. A indústria era vista como uma máquina e o homem era uma peça para compor.

Na época em que se passa o filme os trabalhadores das grandes fábricas eram vistos como números, o único interesse das empresas era o lucro e a mão de obra, a carga horária de trabalho era absurda praticamente o dobro do que se pratica na atualidade, os funcionários trabalhavam sem descanso e não tinham seus direitos garantidos por lei, a hora para almoçar era visto como prejuízo as empresas por se tratar de horas improdutivas. Além disso o filme faz uma dura crítica ao sistema de industrialização e ao processo do capitalismo, e também sobre a exploração por parte das classes mais ricas em relação a pobres.

A inadaptabilidade de Chaplin ao ritmo da esteira simboliza a submissão do homem ao ritmo imposto pela máquina. Ao mesmo tempo, no momento em que ele sai do ambiente de trabalho reproduzindo o mesmo movimento realizado na esteira fabril, mostra como a especialização do trabalho impõe uma repetição que anula completamente o significado do trabalho em sua vida. Em outros termos, o homem se transforma em uma mera extensão da máquina.

Mesmo sendo bastante cômicas as situações encenadas em “Tempos Modernos”, podemos ver que o riso provocado no filme está atrelado a uma forte e consciente mensagem que desafiou a lógica do trabalho industrial. Ao repassar essa perspectiva em sala, o professor não só expõe os problemas advindos com a mais-valia, bem como comprova o importante lugar que as artes ocupam na reflexão de uma determinada época. (Por Rainer Sousa Graduado em História).

Era uma alienação, onde as pessoas só sabia trabalhar numa função da empresa e não tinha perspectiva de plano de carreira, do mesmo jeito que entrava na função saia, vejo no filme uma cena interessante onde o ator Carlitos (Charles Chaplin), fica apertando parafusos e mesmo depois da parada da função continua com o movimento.

3.2 - A Moderna Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas é um setor responsável da organização que trata da recrutamento, seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento de novos colaboradores, com esse setor é possível escolher uma pessoa que se encaixe no perfil que a empresa precisa, uma seção que busca talentos e habilidades, objetivando o plano de carreira.

Em pouco tempo houve a mudança do termo Recursos Humanos para Gestão de Pessoas, esse departamento hoje está sendo muito visado nas empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com