TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com o colega de trabalho Jose Sousa Santana

Seminário: Entrevista com o colega de trabalho Jose Sousa Santana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Seminário  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 11

Para a realização da atividade proposta, foi escolhida a profissão de Contador, por ser uma área em que as oportunidades são inúmeras. O contador é o profissional que lida com área financeira, econômica e patrimonial. A profissão de contador é muito importante, pois, exercer a profissão com ética, diligencia e honestidade.

O contador tem acesso às inúmeras informações privilegiadas das organizações, sendo necessário o seu sigilo. Suas principais características são: Tem que gostar de cálculos matemáticos, serem organizado, ético, hábito de leitura, atenção aos detalhes, visão dimensionada, planejamento de trabalho definidos, Postura critica, segurança diante de problemas, serem flexível além de ter conhecimento em leis tributarias.

O perfil desse profissional requer do mesmo, técnica para desenvolver as funções de sua profissão, integridade, boa dicção, não pode ter medo de arriscar, além de entender os aspectos técnicos dos negócios. Esse profissional teme pela integridade de seus clientes e das informações que possui dos mesmos.

ENTREVISTA

Foi realizada uma entrevista com a funcionária Joseane Souza Santana, que esta cursando o 4º ano de contabilidade no ensino superior de uma renomada universidade, tem curso técnico nível médio de contabilidade, trabalha há 4 anos na Empresa Shopping das Ferramentas, cujo segmento de atuação no mercado é de materiais para construção. Sua área de atividade dentro da empresa é como auxiliar de contabilidade, onde a mesma tem uma rotina de trabalho que envolve toda a movimentação da empresa e seus atributos financeiros. Sua média salarial é de aproximadamente R$ 900,00 mais benefícios.

Por fazer parte do quadro de colaboradores da empresa que atua do financeiro há mais de 2 anos e pela sua capacidade e empenho em desenvolver a sua função a mesma tem se aprimorado por meio de cursos preparatórios de informática avançada, palestras e cursos de reciclagem que é fornecido pela própria empresa.

Visto que toda organização necessita de um profissional que atue no gerenciamento básico no controle financeiro da empresa, sendo que o profissional de auxiliar de contabilidade atende os requisitos para exercer esta função, pois cabe a ele primeiramente os lançamento nas contas a pagar e receber alem de da suporte a outros setores que compreende o funcionamento da entidade.

O profissional de auxiliar de contabilidade, além de ter conhecimento contábil amplo atua diretamente no registro de documentos, escrituração de livros fiscais, classificação de despesas, análise e reconciliação de contas, bem como auxiliar na elaboração de balancetes e outros demonstrativos, onde o mercado de trabalho é amplo para o profissional que desenvolve estas habilidades.

OS PROFISSIONAIS MAIS REQUISITADOS

Vendedor: Uma das atividades mais antigas exercidas pelo o homem é a venda. O vendedor é o tipo de profissional que utiliza de técnicas e táticas de persuasão para vender o produto que ele possui em mãos a fim de prestar um excelente serviço aos clientes e obter êxito no desempenho de sua função.

As características de um vendedor devem ser: saber ouvir, ser ágil, ser discreto, organizado e pontual no cumprimento de sua carga horária de trabalho. Para ser vendedor também e necessário que o profissional tenha conhecimento básico sobre a cultura do país e da região onde trabalha. O mercado de trabalho para um profissional de venda é bastante amplo. Não existe uma formação necessária para ser um vendedor.

Esse profissional para manter-se no mercado de trabalho deve fazer cursos de capacitação voltados para sua área de atuação, buscado compreender entender o produto ou serviço, elaborar sua estratégia pessoal de venda para aplicar na abordagem do cliente ao visitar o estabelecimento.

Auxiliar de contabilidade: prepara os documentos, arquiva, envia e faz lançamentos contábeis. Tem como característica, uma boa comunicação e habilidade escrita. . Tem como formação necessária para exercer essa função o curso de nível superior. A área de atuação desse profissional é bastante ampla e proporciona ao profissional exercer a função de analítico financeiro dentre outras, dentro de um mercado de trabalho amplo e promissor.

Auxiliar de escritório: Como auxiliar de escritório o profissional desenvolve um trabalho que auxilia o técnico dentro da instituição. È conhecido como assistente administrativo, por realizar diferentes tarefas inerentes ao serviço de escritório. As principais funções desenvolvidas pelo mesmo são: redigir cartas, atas, relatórios, entre outra documentação; organizar reuniões, encontros, conferências, etc., agendar viagens e tratar de questões relacionadas, tais como o alojamento; arquivar os diversos documentos; gerir o estoque do material de escritório, ajudar no atendimento telefônico ou na recepção, se solicitado, pagar faturas e proceder ao faturamento. Entre os atributos de um bom auxiliar de escritório está à boa comunicação, a organização, o domínio de ferramentas informáticas e a capacidade de trabalhar sob estresse. O mercado de trabalho oferece muitas vagas de emprego para o profissional que atua nessa função.

Contador: O profissional que atua na área contábil, tem funções específicas para lidar na área financeira de uma empresa e tem como características básicas organização, ter habito de leitura, postura critica, ser flexível. É necessário o curso de formação em ciência contábil para exercer a esta profissão. Para exercer esta formação o contador tem que gostar de cálculos, pois suas principais atividades são de realizar trabalhos de auditoria contábil, avaliar situação patrimonial e financeira das instituições produzindo relatórios parciais e globais. O contador pode atuar em qualquer área que tenha como propósito lidar com informações para a tomada de decisão, onde o mercado de trabalho é bastante amplo e atrativo.

Administração: Os Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam método, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem garantindo a circulação de informações e orientação para os clientes. Faz-se necessário ter boa capacidade de analise, raciocínio judicioso, abstrato e aptidão numérica; ter um perfil de líder, ser sociável e gostar do trabalho em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com