TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com o empresário Cleunis Fátima Albarello

Projeto de pesquisa: Entrevista com o empresário Cleunis Fátima Albarello. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERENCIAS.........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste trabalho trata-se de entrevista com a empreendedora Cleunice Fátima Albarello, que atua no ramo de confecções, mais precisamente no setor de moda íntima. Cabe ressaltar, que a empresa está localizada na cidade de Vista Alegre, RS, onde a mesma reside.

Este trabalho teve como objetivo associar a teoria estudada ao longo do semestre com a prática desenvolvida dentro de uma empresa, com a finalidade de reconhecermos como surge a iniciativa de abrir o negócio próprio, a maneira como ele esta sendo administrado e como foi desde o seu inicio, como são distribuídas as tarefas por setores de acordo com o numero de funcionários e quais são seus gastos e lucros mensais.

De acordo com as probabilidades estatísticas da empresa, poderemos analisar quais serão as melhores estratégias para uma boa conduta e o crescimento da mesma.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa trabalha no ramo de confecções, produzindo toda linha de roupas íntimas, lingeries femininos, masculinos e biquínis.

Trata-se de uma empresa individual privada com fins lucrativos.

A empresa nasceu a 3 anos, depois de alguns problemas pessoais da proprietária. Outras empresas já haviam sido criadas pela atual proprietária, mas por falta de planejamento essas empresas não conseguiram atingir o 2° ano, somente após o termino de um curso de empreendedorismo surge então a atual empresa, que vem crescendo satisfatoriamente em toda região.

A sócia proprietária possui o ensino médio completo, já trabalhava no ramo a 15 anos, havia tentado outras empresas sem sucesso, na época estava empregada em outra empresa do mesmo ramo, e com problemas na vida pessoal surgiu então a oportunidade de fazer um curso de empreendedorismo através do SEBRAE, após fazer vários estudos do mercado, e das necessidades do publico que queria atingir tomou a decisão de novamente entrar no mercado, agora mais estruturada, com pesquisas na área, estudos de viabilidade, e sabendo quais são os pontos fortes e fracos da empresa atingindo até o momento ótimos resultados.

São 3 empregados diretos sendo 2 costureiras e um vendedor e 34 indiretos que trabalham com vendas

A proprietária trabalha na administração da empresa, no corte e finalização das peças, a outra costureira trabalha na montagem das peças, e o vendedor atende toda região noroeste, parte da região norte e centro do estado.

A empresa não dispõe de sistema informatizado, porem mantém um controle manual de fluxo de caixa e controle de estoques. Mesmo assim é feito o controle diário e o fechamento mensal de caixa.

Atualmente possui 3 funcionários registrados, no inicio a empreendedora começou trabalhando sozinha, porém desde a primeira contratação todos foram sendo registrados conforme a entrada na empresa.

A empresária possui um conhecimento geral sobre as normas da CLT (consolidação das Leis de Trabalho)

Através de exame detalhado dos riscos a que as pessoas estão expostas neste local, de modo a verificar se foram tomadas todas as medidas necessárias e adequadas para evitar qualquer acidente ou doença profissional foram adotadas medidas para evitar alguns acidentes relacionados ao trabalho como por exemplo o uso de luvas metálicas para maquina de corte, mascara respiratória para maquina de corte. Abaixo, uma amostra dos gastos da empresa e duas definições:

TABELA DE GASTOS MENSAIS DA EMPRESA

GASTOS DESPESA/

CUSTOS CUSTOS DIRETOS/ INDIRETOS CUSTOS FIXOS/ VARIAVEIS

ALUGUEL DESPESA CUSTO INDIRETO FIXO

LUZ DESPESA CUSTO INDIRETO VARIÁVEIS

AGUA DESPESA CUSTO INDIRETO VARIÁVEIS

TELEFONE DESPESA CUSTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com