TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipes Multidiciplinares

Artigos Científicos: Equipes Multidiciplinares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

Equipes multidisciplinares

O mundo atual está passando por inúmeras, intensas e aceleradas transformações econômicas, tecnológicas e sociais. Estas transformações têm elevado o nível de exigências da adaptabilidade humana a valores jamais vistos anteriormente. É neste contexto, que se pode observar a quebra de um importante paradigma, a passagem da competição individualista, para a formação de cadeias de integração. Estas cadeias de integração são formadas por pessoas ou empresas com características tais que em conjunto podem se desenvolver melhor do que todas separadamente. O novo paradigma aponta a interrelação, ou seja, o gradiente formado entre uma disciplina e outra, através de matéria, informação e energia, como a mais nova e poderosa fonte de competitividade sustentada.

Os grupos multidisciplinares são associações de profissionais de áreas específicas distintas formadas com o objetivo de elaborar projetos multifuncionais, ou seja, de obter soluções para problemas, analisando-os a partir de múltiplos e diferenciados aspectos. Um projeto de um relógio de pulso, por exemplo, efetuado por um engenheiro, por um designer, ou por um engenheiro seguido de um designer, dificilmente será melhor do que o projeto de um grupo multidisciplinar consolidado, formado por um engenheiro e um designer. Isto, porque é no gradiente de conhecimentos entre a engenharia e o design que se encontram as informações necessárias para se projetar um relógio de pulso competitivo no mercado. Assim, podemos observar, uma tendência mundial de formação destes grupos, formais ou informais, de tamanhos variados, com áreas variadas, com objetivos específicos distintos, mas sempre com o mesmo sentido, o de atingir uma vantagem competitiva sustentada através das cadeias de associação.

A formação de uma equipe multidiciplinar para o processo de geração de idéias se justifica por várias razões:

• Ao se consolidar uma equipe multidiciplinar composta por pessoas chaves do processo global de projeto de produto para a geração de idéias, está se evitando erros de interpretação do projeto em etapas mais avançadas e mais onerosas do desenvolvimento de produtos.

• O fato de contar com profissionais de diferentes disciplinas nas etapas iniciais de concepção dos produtos evita alterações posteriores e desvios do projeto inicial. Parte-se de um produto tecnicamente mais viável.

• A integração resultante de um grupo multidisciplinar bem estruturado favorece a troca de informações entre setores, facilitando os trabalhos e acelerando os projetos.

• O trabalho em grupo e, especialmente, entre disciplinas diferentes cria a necessidade de comunicação e compreensão, promovendo de forma natural a habilidade empática dos integrantes.

• A diversidade de disciplinas em um grupo de desenvolvimento permite a observação de consumidores sob a ótica de planos de paradigmas distintos. Isto proporciona um ganho de quantidade e qualidade nas oportunidades de mercado identificadas.

• O fato de se contar com pessoas de estilos de vida diferentes em uma equipe multidisciplinar permite a identificação de consumidores representantes de mercado, de uma forma mais abrangente e menos tendenciosa.

Estas e outras razões, tornam a formação de uma equipe multidiscipliar um investimento de grandes resultados na obtenção de oportunidades de novos produtos no mercado. Guardando-se a diferença na qualidade dos resultados, não se elimina, entretanto, a validade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com