TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Tese: Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Tese  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

O engenheiro de segurança deve atuar como um conceituador e, como tal, o que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos?

Sim, se o profissional para a atuação ergonômica, o engenheiro de segurança liderar um a equipe multidisciplinar para atuação.

Todo o conhecimento sobre o homem, ambiente, processos, máquinas, relações pessoais, são fontes de informações preciosas para o ergonomista. Portanto, deve-se consultar: médicos do trabalho, analistas do trabalho, psicólogos, engenheiros, desenhistas industriais, engenheiros de segurança, engenheiros de manutenção, programadores de produção, administradores, empregados, entre outros.

Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?

As informações (homem, máquina e ambiente): refere-se às comunicações existentes entre os elementos de um sistema, a transmissão de informações, o processamento e a tomada de decisões;

A organização: é a conjugação dos elementos acima citados no sistema produtivo;

As conseqüências do trabalho: questões de controles como tarefas de inspeção, estudo dos erros e acidentes, além dos estudos sobre gastos energéticos, fadiga e “stress”.

Como as análises anteriores e posteriores, a intervenção, os resultados deverão ser comparadas com as expectativas alcançadas.

De quais ferramentas de reflexão nós podemos dispor?

Algumas categorias de síndromes a serem identificadas e as modalidades de sua intervenção.

 Erros Humanos - desvio em relação a uma norma preestabelecida ou resultado indesejado do Trabalho. O erro permite identificar o desvio em relação à norma, ou ao comportamento que leva a um resultado negativo.

Duas condições são necessárias:

- Conhecer a norma

- Dispor de meios para acompanhar a execução do trabalho, ao menos nos seus aspectos fundamentais.

 Incidentes Críticos - todo evento observável, numa situação de trabalho, que apresenta um caráter anômalo em relação a um desenvolvimento habitual conhecido, alguns tipos de incidentes críticos que podem ser detectados: Material, Ambiental, Tarefa, Pessoal.

 Acidentes de Trabalho - todo evento observável, numa situação de trabalho, que afeta a componente humano dos sistemas.

 Panes do sistema - todo evento observável que afeta a componente material do sistema homem-tarefa. A pane se manifesta por uma interrupção do sistema.

 Defeitos de produção – desvios constatados ao nível do produto fabricado e do resultado previsto do trabalho. Um procedimento sugerido para dar um tratamento aos defeitos consta dos seguintes itens:

- Identificar o defeito (atribuir um nome) - Descrever o defeito.

- Determinar a(s) causa(s) possíveis do defeito - Prescrever uma ação corretiva.

- Prescrever uma ação corretiva.

 Baixa produtividade – produtividade identifica o alcance de um certo nível de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com