TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Trabalho Universitário: Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema: Antropometria Estática. Antropometria Dinâmica. O posto de trabalho.

Análise do ambiente - conforto térmico, acústico e visual.

Primeiro entenda um pouco mais sobre antropometria:

Antropometria

É a ciência da qual faz uso a Ergonomia, relacionada às dimensões do corpohumano e a relação que existe entre os diversos segmentos corporais. As dimensõesantropométricas estão diretamente envolvidas aos ALCANCES MOTORES de um indivíduo e às POSTURAS pelo mesmo adotadas. Quando menciona-se que a ANTROPOMETRIA estuda as dimensões do corpohumano, é preciso considerar que tais dimensões são obtidas em duas situações bastantedistintas: DIMENSÕES ESTÁTICAS e DIMENSÕES DINÂMICAS. Na ANTROPOMETRIA ESTÁTICA, são consideradas as dimensões do corpo quando o mesmo encontra-se em uma postura considerada NEUTRA, sem que uma atividade motora esteja sendo desenvolvida. Seria uma obtenção de dados BÁSICOS em relação às nossas dimensões, sem grande profundidade. Já na ANTROPOMETRIA DINÂMICA, são consideradas as dimensões dos diversos segmentos corporais quando se encontram em MOVIMENTO, ou seja, são obtidas importantes informações relacionadas aos ângulos utilizados pelas articulações, os alcances dossegmentos corporais e, o principal, quais as posturas NATURAIS e CONFORTÁVEIS adotadas. Percebe-se, desde já, como a ANTROPOMETRIA relaciona-se com a ANATOMIA e à FISIOLOGIA

Passo 2 (Equipe)

Escrever um relatório, que será entregue à empresa que contratou a consultoria,

apresentando todos os problemas encontrados no posto de trabalho da empresa de

transportes, relacionando cada situação-problema com os conceitos da Ergonomia e Antropometria.

No caso apresentado, o trabalho do controlador de tráfego é bem difícil, ele tem problemas com o número de funcionários e ônibus, sendo complicado administrar o pessoal, organizando em turnos e destinos, outro problema é a escrivaninha muito carregada de objetos e sem um sistema tecnológico para controle de tráfego.

contratação de mais funcionários, implantação de um sistema informatizado para controlar a saída e entrada da frota.

Implantação de um PABX, para que todas as ligações se concentrem em apenas um aparelho controlado por uma única pessoa.

Instalação de rastreamento para localização exata e a hora de chegada dos ônibus, assim ficaria mais fácil até de controlar a velocidade e os gastos de combustível em todas as rotas.

Contratação de um funcionário para folgas, itinerários e outras informações trabalhistas, essas foram as situações problemas detectadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com