TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Pesquisas Acadêmicas: Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  3.955 Palavras (16 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 16

Título - Inteligência Emocional x Lideranças

Introdução

O ser humano desde a sua evolução busca desvendar os mistérios e curiosidades que o cercam. Tais mistérios podem estar tanto no ambiente externo (a sociedade em geral), quanto no ambiente interno (seus sentimentos e suas emoções).

Torna-se interessante saber que a Inteligência Emocional, pode estar aliada a uma maior realização pessoal e principalmente profissional para quem se interessar pelo assunto.

Com todas essas experiências é maravilhoso saber que cada indivíduo pode tentar se dedicar para controlar sua própria emoção e conseguir avanços com isso.

As atitudes do ser humano são reflexos dos seus pensamentos, dos seus sentimentos, seus anseios, ou seja, sua saúde emocional.

O homem muitas vezes se preocupa mais com os fatores externos, mas se esquece que é entendendo o que acontece dentro de seu interior, que fará com que ele seja uma pessoa melhor em todos os sentidos. Enfim, o ser humano deve cada vez mais ter controle e conhecimento sobre si mesmo.

Objetivo

Nosso interesse é demonstrar se a Inteligência Emocional é mais um modismo ou um contribuição efetiva à gestão empresarial relacionando também este assunto com a Liderança

Desenvolvimento

Inteligência Emocional

Inteligência Emocional é um conjunto específico de aptidões utilizadas no conhecimento e processamento das informações relacionadas à emoção. Na história da psicologia moderna o termo “Inteligência Emocional” foi criado pelo americano Daniel Goleman[1] na década de 90 e significa a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada.

Podemos dizer que possuímos duas mentes, consequentemente, dois tipos diferentes de inteligência: racional e emocional. Nossa performance na vida é determinada não apenas pelo QI (Quociente de Inteligência), mas principalmente pela Inteligência Emocional. Na verdade, o intelecto não pode dar o melhor de si sem a Inteligência Emocional, ambos são parceiros integrais na vida mental. Quando esses parceiros interagem bem, a Inteligência Emocional aumenta e também a capacidade intelectual. Isso derruba o mito de que devemos sobrepor a razão à emoção, mas ao contrário, devemos buscar um equilíbrio entre ambas.

A formação acadêmica não oferece praticamente nenhum preparo para as adversidades ou oportunidades que a vida impõe. Apesar de um alto QI não ser garantia de prosperidade, prestígio ou felicidade, nossas escolas e cultura concentram-se na capacidade acadêmica, ignorando o desenvolvimento da Inteligência Emocional. As emoções são um campo com o qual podemos lidar, da mesma forma como matemática ou física, com maior ou menor talento, e exige seu conjunto exclusivo de aptidões. Essas aptidões são decisivas para a compreensão do por que um indivíduo prospera na vida, enquanto outro, de igual capacidade intelectual, não passa da estaca zero.

As cinco áreas de habilidades da Inteligência Emocional

Daniel Goleman, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:

* Autopercepção - que é a capacidade da pessoa conhecer a si própria, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.

* Autocontrole – que é a capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor. É saber lidar com os sentimentos e desenvolver a capacidade de confortar-se, controlar a frustração, a ansiedade, a tristeza ou a irritabilidade.

* Automotivação – que é a capacidade de motivar a si mesmo e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.

* Empatia – que é a habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas. As pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais sociais, com os indicativos de que os outros precisam ou o que querem.

* Aptidão social – que é a capacidade de relacionamento interpessoal. A arte de relacionar-se passa, em grande parte, pela aptidão em lidar com as emoções dos outros. É essa aptidão que reforça a popularidade, a liderança e a eficiência do trabalho em equipe.

Inteligência Emocional no trabalho

A Inteligência Emocional no trabalho é o uso inteligente das emoções, ou seja, fazer intencionalmente com que suas emoções trabalhem a seu favor, usando-as como uma ajuda para ditar seu comportamento e seu raciocínio de maneira a aperfeiçoar seus resultados.

Na prática, o trabalho em equipe, canais de comunicação abertos, cooperação, persuasão, persistência, motivação, liderança, empatia, saber escutar e dizer o que pensa são a base da Inteligência Emocional como competência profissional. O desenvolvimento das aptidões emocionais básicas proporcionam estar em sintonia com os sentimentos daqueles com quem tratamos, saber lidar com discordâncias para que não cresçam, saber mediar conflitos, ter a habilidade de fluir criativamente quando fazemos nosso trabalho e liderar convencendo as pessoas a trabalhar por um objetivo comum.

Quem demonstra controle emocional, autoestima elevada e autoconfiança têm capacidade para identificar muitas soluções para os problemas enfrentados no dia a dia. É notório, por exemplo, que administrar conflitos é uma das competências que mais exige o uso da habilidade ou capacidade emocional, uma vez que no ato de uma negociação a pessoa demonstra ou não equilíbrio entre razão e emoção. As duas se complementam, pois técnica, experiência e visão são fundamentais, porém tudo isso se torna poderoso quando aliados à Inteligência Emocional.

Baixos níveis de Inteligência Emocioal no trabalho acarretam custos como menor produtividade, aumento das perdas de prazo, erros e acidentes, êxodo de funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com