TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Trabalho Universitário: Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

APLICAÇÃO DA ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA FUNDIÇÃO.

Rafael Leite Goetten de Lima

Professor Leo Roberto Sigel

Centro Universitário Leonardo da Vince UNIASSELVI

Engenharia Elétrica (Turma ENE17), Ergonomia e Segurança Industrial.

03/05/2013

RESUMO

Este trabalho aborda o assunto referente à aplicação da ergonomia e segurança do trabalho na produtividade da empresa, envolvendo a aplicação da engenharia elétrica. Mostra como é feito o levantamento dos riscos e aplicação da ergonomia para melhor qualidade de trabalho e segurança dos colaboradores. Em uma empresa no ramo de fundição existem vários fatores de risco e ergonômicos a serem analisados para as devidas implementações em todo setor produtivo, com atenção voltada aos ambientes de maior exposição.

Palavras – chave: Ergonomia; Segurança no trabalho; Riscos.

1 INTRODUÇÃO

Ergonomia propõe um entendimento para que mudanças possam ser bem elaboradas e as decisões tecnológicas melhor assentadas, tratando principalmente da saúde das pessoas e os benefícios para uma qualidade de vida, ou seja, prevenção de acidente de trabalho.

A ergonomia envolve várias disciplinas como antropometria, biomecânica, psicologia, fisiologia e engenharia. Na engenharia elétrica, introduzida neste tema, trazendo as modificações necessárias para o ambiente de trabalho, através de projetos que envolvam equipamentos elétricos.

Uma boa aplicação da Ergonomia no posto de trabalho, bem como instrumentos e máquinas, podem facilitar o trabalho e maior rendimento no processo produtivo.

1.1 APLICAÇÃO DA ERGONOMIA

Para colocarmos em prática a ergonomia, devemos fazer um levantamento de todo processo produtivo, como, as máquinas utilizadas, o produto que será fabricado, quantidade de pessoas envolvidas, bem como os processos de fabricação. Os autores Abrahão, Júlia. II Sznelwar, Laerte. III Silvino, Alexandre. IV Sarmet, Mauricio. V Pinho, Diana. (2009, p.148) descrevem:

Um dos pontos importantes para análise do trabalho é a compreensão de como as pessoas agem a partir das informações que captam no ambiente a sua volta. Com o intuito de executar suas tarefas, captar, interpretar e organizar as informações do contexto. Como resolver o problema, acelerando ou reduzindo o ritmo de trabalho de acordo com a necessidade. A ergonomia busca compreender como processos mentais se expressa nas situações em que estão envolvidas decisões que levam as ações. É a partir dessa compreensão que muitas das tarefas ao serem transformadas podem melhorar o conteúdo e as condições de trabalho. Tais processos têm sua base na cognição humana.

Tendo este levantamento em mãos, devemos conhecer o nível de ruído das máquinas, o esforço a ser feito pelo homem, altura dos equipamentos, nível de iluminação, os equipamentos de proteção individual (EPIs) a serem utilizados, para que sejam feitas as modificações necessárias.

Assim, com a aplicação de uma boa ergonomia, damos menor margem de fadiga e de algum problema de saúde que possa vir a ocorrer com o colaborador da empresa, além de estar dentro das normas exigidas pelo ministério do trabalho, que são as NRs (Normas Regulamentadoras).

2 USO DA ENGENHARIA ELETRICA NA ERGONOMIA

Existem máquinas que oferecem certo risco ao operador, por isso faz-se necessário o estudo do equipamento por um engenheiro eletricista, para a implantação de dispositivos de segurança, como sensores, chaves de segurança, ou o estudo da iluminação do próprio ambiente.

A automação das máquinas, que também pode ser feita por este profissional, pode trazer rendimento na produção e menor esforço humano. E, além disso, tudo hoje em dia com a norma NR-12. sendo cobrada a sua execução.

2.1 ANALISE DA SITUAÇÃO

Nesta pesquisa foram analisados cincos subsetores que compõem o setor de fundição,

sendo que os postos de trabalho estão divididos da seguinte forma, forno, macharia, esmeril, jato e moldagem.

Após a efetivação da apreciação ergonômica e análise da tarefa, que se caracteriza como fase exploratória de mapeamento da situação real, baseado em observações e registros fotográficos (que não tiveram permissão para publicação), partiu-se para a diagnose ergonômica, que buscou-se analisar os dados levantados e verificar as condições ambientais, como ruídos, iluminação, vibrações e dos postos de trabalho, onde foram analisados mobiliários e equipamentos, e dessa forma, poder ter um parecer de projeção para as propostas de modificações ou de novas concepções de projeto de posto de trabalho.

Para tanto se faz uso da NR 17 e NR 26, a primeira visa estabelecer parâmetros que

permitam a adaptação das condições de trabalho as condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Já a NR 26 tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, advertindo contra riscos.

De modo geral serão apresentadas as avaliações feitas dos subsetores, como também as recomendações para adequação de projeto e quais os benefícios que serão obtidos se estas forem implementadas conforme sugestões.

2.2 Análises e recomendações ergonômicas

Setores Avaliação

Forno: local onde é preparado o ferro para fundição As ferramentas estão acondicionadas em local inapropriado, dificultando o alcance;

Local inapropriado para acomodação de EPI, causando danos ao equipamento e consequentemente ao trabalhador;

Presenças de objetos que atrapalham o fluxo do operador no setor, podendo ocasionar acidentes de trabalho.

Macharia: fabricação dos machos para moldagem das

peças. Inadequação da acomodação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com