TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAUDE E SEG TRABALHO

Casos: SAUDE E SEG TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  8.920 Palavras (36 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 36

entro Universitário Santo André – Anhanguera.

2012

[pic]

Etapa 1

É a ciência que através de metodologia e técnicas apropriadas, estuda as possíveis causas de acidente do trabalho, objetivando a prevenção de suas ocorrências. Visar tratar aqueles que ocorrem sem lesão ou danos visíveis até os fatais, os acidentes no trabalho se tornou objetivo de estudo SST.

Objetivo

A saúde e segurança do trabalho aplicada na empresa irão preservar a integridade física e mental dos nossos funcionários e também o patrimônio da empresa, ele cria e consolida a mentalidade prevencionista coletiva através de conscientização, educação, orientação, treinamento e fiscalização das atividades e dos locais de trabalho. Além de tudo a busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho. Significa proteger e preservar a vida e, principalmente, é mais uma forma de se construir qualidade de vida.

Qualidade de Vida

É a busca pelo equilíbrio psíquico, físico e social, respeitando as necessidades e limitações dos trabalhadores, objetivando um crescimento pessoal e profissional sem traumas.

Acidente

de Trabalho

Um acidente de trabalho é aquele que se verifique no local no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou ganho de ganho, ou a morte.

O acidente de trabalho é definido pela legislação brasileira como toda redução ou perda de capacidade laborativa que seja causada por fatores externos e traumáticos relacionados ao trabalho.

O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que me hora de almoçou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida no caminho de trabalho ou de volta pra casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa. A doença ocupacional é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa é fato laboral.

O assegurado deve comparecer á pericia médica do INSS munido de sua documentação médica e do comunicado da empresa do devido acidente de trabalho.

O assegurado possui direito de um ano de instabilidade no emprego após o fim   do auxilio doença e uma indenização se houve culpa ou dolo da empresa.

No restaurante CMS, é fundamental a atenção para possíveis riscos de acidente de trabalho, já que a mesma possui um numero razoável de funcionários, atenção em zelar pela saúde e bem estar de todos os funcionários, para evitar futuros   prejuízos para o estabelecimento com custos médicos ,indenização e etc.

Para evitar tais desabonos é essencial considerar fatores como: cozinha (instalação dos fogões, forno a lenha, exaustão/ventilação, espaço para o número

de cozinheiros, instalações elétricas – freezer, geladeira; condições do gás), entregas (manutenção das motocicletas, capacetes, vestimenta para dias de chuva e/ou frio), recepção (mesa, cadeira, descanso para pés e punhos), limpeza (luvas, galochas, instrução para a periculosidade das substâncias químicas), salão (condições do piso, espaço para circulação, tipo de bandejas).

E também elencar quais são o colaboradores que estão mais expostos à acidentes, numa ordem decrescente à exposição: cozinheiros, motoboys, lavadores de louças, manobristas, segurança, funcionários de limpeza, garçons, monitor, etc.

Após toda essa análise é necessário elaborar um plano para prevenção de acidentes para posteriormente colocá-los em prática.

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade NR -10 Sinop - MT

Objetivo e Campo de Aplicação

Para garantir à segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, a Norma Regulamentadora estabelece requisitos e condições mínimas com medidas de controle e sistemas preventivos, sendo aplicada às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, desde a etapa de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas.

Medidas de Controle

São necessárias as medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, em todas as intervenções em instalações elétricas, garantindo assim a segurança e a saúde no trabalho.

As empresas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, as medidas de controle, para a preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.

Os

estabelecimentos com carga instalada superior a 75 KW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo no mínimo, conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos, equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados, resultados dos testes de isolação elétrica realizados em E.P.I.S e E.P.C.S, certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas, relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações e cronogramas de adequações.

O prontuário de Instalações Elétricas deve ser mantido atualizado, e permanecer à disposição dos trabalhadores.

Medidas de Proteção Coletiva

As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica, na impossibilidade de implementação do estabelecido, devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

Medidas de Proteção Individual

Nos trabalhos individuais em instalações elétricas, devem ser adotados equipamentos de proteção individuais específicos e adequados às atividades desenvolvidas, as vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

Segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com