TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia E Seg Trabalho_Anhanguera

Artigos Científicos: Ergonomia E Seg Trabalho_Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

2. NR - 23 Proteção Contra Incêndio .............................................................................. Pág. 3

3. NR – 26 Sinalização de Segurança ............................................................................. Pág. 7

4. Perguntas .....................................................................................................................Pág.15

5. Anexos ........................................................................................................................Pág.17

2. NR. 23 – Proteção Contra Incêndio

2.1. Objetivo.

Normatizar as exigências mínimas de proteção contra incêndios que todas as empresas devem possuir inclusive meio de controle e registros e ainda treinamento de brigada.

2.2. Sinalização de Extintores

Segundo a Norma Técnica ABNT-NBR 7532, que se reporta aos identificadores de extintores de incêndio, dimensões, cores e demais padronizações, fica estabelecido que a simbologia terá as seguintes características apresentadas no quadro de instruções:

• Extintores para incêndios Classe A: triângulo eqüilátero verde com a letra “A” inscrita e de cor branca. Acima do triângulo haverá escrito “COMBUSTÍVEIS” e sob o mesmo “SOLIDOS”.

• Extintores para Incêndio Classe B: quadrado vermelho com a letra “B” inscrita e de cor branca. Acima do quadrado haverá escrito “LÍQUIDOS” e sob o mesmo “INFLAMÁVEIS”.

• Extintores para incêndio Classe C: círculo azul com a letra “C” inscrita e de cor branca. Acima do círculo haverá escrito “EQUIPAMENTOS” e sob o mesmo “ELÉTRICOS”.

• Extintores para Incêndio Classe D: estrela de cinco pontas amarela com a letra “D” inscrita e de cor branca. Sobre a estrela haverá escrito “METAIS” e sob a mesma “COMBUSTÍVEIS”.

Figura 1: Quadro de Instruções de Extintores

Quando os extintores forem indicados para mais de uma classe de incêndio terão tantos símbolos quanto às classes de incêndio necessitar e serão indicados sempre em uma sequência horizontal.

Os símbolos deverão ser colocados na parte superior e frontal do aparelho e deverão ser de tamanho adequado que permita a sua identificação, a no mínimo, um metro de distância do extintor.

Após diversas pesquisas sobre este tema ficou claro que para os quadros de instruções não existem padrões de cores para definir o tipo de incêndio a qual deva ser aplicado o extintor. Por não existir ainda, qualquer definição estabelecida em Normas Técnicas Brasileiras ou em Regulamentos do Inmetro, apenas para a simbologia. Porém ficou convencionado que, um extintor de incêndio Classe de “A” que é identificado por um triângulo de cor “VERDE” não apresentará uma cor contratante em seu quadro de instruções para não atrapalhar a identificação visual em um momento de necessidade, isto valerá também para as demais Classes de Incêndio.

Mesmo não existindo a possibilidade de proibir tal pratica de inversão das cores dos Quadros de Instrução, os Agentes representantes de empresas ou do Estado poderão não aceitar um quadro que destaque uma cor Vermelha e esteja sendo utilizada por exemplo, em um extintor de incêndio de Classe "A". Certamente este tipo de informação poderá induzir um usuário em momento de pânico a utilizar de forma incorreta o extintor, aumentando o risco à sua saúde e de terceiros.

2.3. Localização dos Extintores

Após a escolha do extintor que satisfaça eficazmente a proteção do local pretendido passa-se à sua colocação e distribuição. Os extintores devem estar em locais acessíveis e visíveis, sinalizados segundo as normas portuguesas aplicáveis. Devem estar localizados nas áreas de trabalho e ao longo dos percursos normais, incluindo saídas. Os acessos aos extintores não devem estar obstruídos e estes não devem estar ocultos.

Em grandes compartimentos ou em certos locais, quando a obstrução visual não possa ser evitada, devem existir meios suplementares que indiquem a sua localização. Os extintores colocados em locais em que possam sofrer danos físicos ou à intempérie devem ser protegidos em caixas.

Concisamente os aspetos que se deve ter em conta são de acordo com o n.º3 do artigo 163º da secção I do capítulo V da Portaria n.º 1532/2008 de 29 de Dezembro:

Os extintores devem estar colocados para que o seu manípulo permaneça a uma altura não superior a 1,20 m do pavimento e sinalizados com placa fotoluminescente e bem visíveis.

Placa fotoluminescente com indicação do tipo de extintor e materiais a que se destina. Esta deverá ser colocada entre 1,30 m e 1,40 m do pavimento (por cima do manípulo do extintor).

Placa fotoluminescente de sinalização de extintor colocada em todos os extintores, a uma altura aproximada de 2,00 m do pavimento.

Figura 2 - Colocação correta de um extintor

2.4. Sinalização de Rota de Fuga

As rotas de fuga devem atender ao disposto na ABNT NBR 9077.

Figura 3 – Sinalização de Rotas de Fuga

É um mapa que representa, através de símbolos apropriados, o trajeto a ser seguido pelo indivíduo no caso de necessidade urgente de evacuação do local. Pode ser utilizada em função de: Incêndio; Desabamentos; e outros casos de sinistro.

A falta de indicadores de rotas de evacuação poderá ocasionar situações de pânico em emergências, onde o fator tranqüilidade é preponderante para a prevenção de acidentes graves.

Quando em ambientes fechados, as rotas de fuga devem ser sinalizadas conforme vimos aqui e iluminadas com dispositivos de balizamento de acordo com a ABNT NBR 10898. Quando as rotas de fuga incorporarem escadas de emergência, devem ser previstas áreas de resgate com espaço reservado e demarcado para o posicionamento de pessoas em cadeiras de rodas, dimensionadas de acordo com o M.R. A área deve ser ventilada e fora do fluxo principal de circulação, conforme exemplificado na figura ao lado.Os M.R. devem ser sinalizados conforme Sinalização de áreas de resgate. Nas áreas de resgate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com