TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia - Lesões Pelo Frio -

Trabalho Escolar: Ergonomia - Lesões Pelo Frio -. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

Ergonomia - Lesões pelo Frio -

A pele e os tecidos subcutâneos são mantidos em uma temperatura constante pelo sangue circulante. A temperatura do sangue se deve ao calor proveniente da energia liberada pelas células quando estas queimam o alimento (um processo que requer um suprimento constante de alimento e oxigênio).

A temperatura corpórea cai quando a pele é exposta a ambientes mais frios, o que aumenta a perda de calor; quando o fluxo sangüíneo é impedido; ou quando o suprimento de alimentos e oxigênio diminui. O risco de ocorrência de lesões causadas pelo frio aumenta quando a nutrição é inadequada ou a quantidade de oxigênio é insuficiente (p.ex., em altitudes elevadas).

As lesões causadas pelo frio não ocorrem, mesmo em um clima extremamente frio, quando a pele, os dedos das mãos e dos pés, as orelhas e o nariz estão bem protegidos e somente são expostos durante um breve período. Quando a exposição é mais prolongada, o organismo automaticamente contrai os vasos sangüíneos da pele, dos dedos das mãos e dos pés, das orelhas e do nariz para enviar mais sangue para os órgãos vitais (p.ex., coração e cérebro). Entretanto, esta medida de autoproteção tem um preço. Como menos sangue aquecido chega a essas partes do corpo, elas resfriam mais rapidamente.

Prevenir uma lesão causada pelo frio é simples: deve-se saber onde está o perigo e preparar- se. Muitas camadas de roupas (de preferência de lã) ou jaquetas com capuz almofadadas com penas, pêlos ou fibra sintética, juntamente com uma capa leve à prova de vento, protegerão as pessoas nas condições mais inclementes. Como uma grande quantidade de calor é perdida pela cabeça, um chapéu quente é essencial. O consumo de alimentos e líquidos suficientes também é útil.

As lesões causadas pelo frio incluem a hipotermia, na qual todo o corpo esfria até uma temperatura potencialmente perigosa; a geladura, na qual partes do corpo sofrem lesões superficiais; e o congelamento, no qual alguns tecidos do corpo são realmente destruídos. As frieiras e o pé de imersão também são causados por uma exposição excessiva ao frio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com