TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escasses De Matéria Prima

Ensaios: Escasses De Matéria Prima. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 4

ESCASSEZ DE MARÉRIA PRIMA

INTRODUÇÃO

A capacidade da sociedade humana de retirar da natureza matéria-prima para execução de seus produtos foi marcada por desequilíbrios ecológicos, pelas revoluções agrícolas e industriais. Com a Revolução Industrial, houve um salto na capacidade da humanidade de interferir no meio ambiente, onde o mesmo não consegue acompanhar a retirada destes recursos.

FALTA DE MATÉRIA-PRIMA

As implicações da realização de uma determinada construção, independentemente do fim para qual esta é destinada, depende de materiais que são retirados da natureza ( matéria-prima), como exemplo madeira, cimento, ferro, água, entre muitos mais.

Porem como estes recursos estão sendo utilizados em grande escala devido a vários fatores, execução de pequenas e grandes obras, aumento do consumo de pela população crescente, entre outros.

Com a falta da matéria-prima as empresas não tem como confeccionar seus produtos e realizar suas obras para atender uma população cada vez maior e mais dependentes de tais produtos e melhorias comunitárias.

Após pesquisa comandada por Sr. Hans Schoolderman, um estudo sobre excassez de materia-prima, aponta: "O crescimento da população mundial, o aumento dos níveis de riqueza e a mudança nos padrões de vida estão a elevar os níveis de consumo globais, criando uma procura cada vez maior de recursos".

Segundo o estudo, de Hans o risco de escassez em todos os setores deve aumentar significativamente, levando a instabilidade e a interrupções de fornecimento potencial nos próximos cinco anos, mas isso também vai criar oportunidades para a vantagem competitiva.

O relatório indica que 77% das indústrias consultadas admite que a escassez de metais e minerais é um tema importante para os seus negócios. A indústria de automóveis é uma das que já está em nível de alerta - 80% dos inquiridos demonstrou inquietação face à falta de matérias-primas - ao passo que as empresas nos setores das energias renováveis e bens de consumo já estão a sentir alguma instabilidade no fornecimento de matérias-primas. Os setores que se seguirão, de acordo com o documento, são os da aviação, tecnologias de ponta e infraestruturas, que deverão sentir a falta no abastecimento de forma crescente até 2016.

Curiosamente, o estudo do norte-americano reconhece que das empresas europeias, em regra, estarão mais bem preparadas com programas e políticas de minimização de riscos a este nível dos que nos EUA.

EXEMPLOS DE MATERIAIS PREUCUPANTES COM A ESCASSEZ.

O elemento químico índio, indispensável para a fabricação de telas planas e touch screens, é raro na natureza. Especialistas calculam que as reservas do elemento suprirão as necessidades de consumo por apenas mais seis a dez anos.

Também o petróleo, importante para o fornecimento de energia e base da indústria do plástico, deverá se esgotar nas próximas seis ou sete décadas. Outro recurso natural, o cobre, essencial para a fabricação de aparelhos eletrônicos, por exemplo, deverá também se extinguir nos próximos 30 anos.

COMO DRIBLAR A FALTA DE MATÉRIA-PRIMA.

Uma das formas mais conhecida de minimizar a utilização de recursos naturais é a reciclagem. A separação do lixo não traz benefícios apenas ao meio ambiente: a gestão dos resíduos passou a ser importante fonte de matéria-prima para a indústria. No cenário de escassez de recursos naturais, reciclar é a melhor alternativa para adquirir a matéria-prima necessária para confecção de seus produtos.

Precisamos entender que os recursos naturais são esgotáveis, neste contexto, o reaproveitamento da matéria-prima torna-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com