TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Direito, Negócios e Comunicação

Por:   •  18/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Direito, Negócios e Comunicação

Faculdade de Direito

Disciplina: IPA 1590 - Antropologia Jurídica

Professor (a): Ma. Dulce Madalena Rios Pedroso

Questionário sobre o filme:

O Povo Brasileiro - Matriz Tupi

01 – Segundo o professor Prof. Dr. Aziz Ab´Saber, ao chegarem por aqui os colonizadores portugueses, já encontraram uma porção de referencias deixadas pelos povos indígenas Tupi. Que referências são essas?

Ele diz que em um certo momento, depois dos primeiros povoadores, que eram de várias procedências e várias línguas, vieram os Tupi-Guaranis que devem ter vindo do oeste ou noroeste da Amazônia, desceram até a depressão do Pantanal e um dia atravessaram o Planalto Brasileiro, chegando aos litorais e a partir daí uma parte foi para o norte enquanto outra parte foi para o sul.

Eram muito mais aguerridos e diversificados em sua cultura e expulsaram ou escravizaram os que estava naquelas áreas. Diz que nesta diáspora (espalhamento) fantástica da marcha dos Tupis, foram até a Amazônia e foi exatamente este quadro deixado pelos Tupis que os Portugueses vieram a encontrar.

Um país povoado, com função social de guerra estabelecido em face de seu encaminhamento ao longo do espaço, plantas domesticadas, um país com “referências” pelos povos Tupi (com nomes dos rios, regiões, etc).

02 - Quem trouxe para nós “novos Brasileiros” o conhecimento e a domesticação da maioria das plantas que antes eram selvagens e desconhecidas?

Segundo o Prof. Darcy Ribeiro, os povos Tupi-Guarani viveram daquela maneira por séculos, chegando a conhecer a natureza em detalhes, sabendo os nomes de bichos e plantas e a sua utilização, tiraram da natureza dezenas de plantas selvagens, domesticando-as para que pudessem plantas em suas roças.

 03 – Que nome davam, os povos Tupi, para o que entendemos como Paraíso?

Os povos Tupi davam o nome de Ajupiá (um jardim de Sapucaia todo feito de cantos e danças), para o que chamamos de paraíso.

04 – Como se dava a educação dentro das aldeias Tupinambá?

A aprendizagem da convivência e da sobrevivência se dava pelo modelo dos mais velhos e no fazer e refazer.

05 – Como os nativos indígenas percebiam a homossexualidade?

A liberdade sexual era grande e a homossexualidade era comum, sem necessidade de fazer dela um segredo.

06 – Dentro das atividades cotidianas, como era a divisão de trabalho? E o que cabia a cada sexo?

A divisão das tarefas era nítida e marcada desde a primeira infância. O menino era treinador para ser um caçador, um guerreiro, cabia a ele também a fabricação de arcos, flechas, bordunas e canoas; e a mulher era preparada para trabalhar na roça, preparo da comida, preparo das bebidas e tecelãs.

Para os indígenas não havia delimitação clara entre trabalho e arte.

07 – Como o Prof. Darcy Ribeiro define “a força de uma etnia”?

Para o Prof. Darcy Ribeiro o que define “a força de uma etnia” é a capacidade das pessoas se reconhecerem pertencentes a tradição do seu povo, onde os pais podem ensinar, por exemplo, a sua língua e suas tradições. Para ele, a força de uma etnia acontece por identificação íntima, secreta e pela convicção que faz a pessoa se sentir pertencente a ela.

08 – Qual era a ética da guerra Tupinambá?

Para os Tupinambás a mais honrada atividade era a guerra, entre eles era pacífica e amigável e com os inimigos era implacável. Na ética da guerra Tupinambá, se o inimigo fosse capturado, batiam-lhe no ombro e dizia: Faço-te meu escravo

O prisioneiro era exposto e ridicularizado na aldeia, tinha suas sobrancelhas raspadas, cobrem seu corpo com cinzas, prendem-lo e dão uma índia para seus serviços (incluindo os sexuais).

09 – Como se chamava o tacape executor do prisioneiro Tupinambá?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (168.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com