TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Administrativas

Artigos Científicos: Escolas Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Introdução....................................................................................................... 04

Conceito de Administração............................................................................. 05

Teoria Geral da Administração....................................................................... 05

Teoria Clássica............................................................................................... 05

Teoria Científica............................................................................................. 05

Teoria Neoclássica......................................................................................... 06

Teoria das Relações Humanas...................................................................... 06

Teoria da Contingência.................................................................................. 06

Teoria da Burocracia...................................................................................... 06

Teoria Comportamental................................................................................. 07

Teoria Estruturalista...................................................................................... 07

Teoria Comportamental da administração.................................................... 08

Conclusão..................................................................................................... 09

Referências Bibliográficas............................................................................. 10

Anexos........................................................................................................... 11

Introdução

A Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e processos administrativos, onde é composto por princípios, proposições e técnicas. A Teoria Geral da administração começou com a ênfase nas tarefas na administração cientifica de Taylor. Onde a preocupação básica passou para ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol, tendo como base outros princípios como de Henry Ford e Mas Weber. As teorias podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.  

Conceito de Administração

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as consequências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

Teoria Geral da Administração

A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação Humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na Tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis: Tarefas, Estrutura, Pessoas, Ambiente e Tecnologia. Provocou em seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

.

Teoria Clássica da Administração

Corrente iniciada por Fayol para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações. Seu enfoque principal é a organização formal, princípios gerais da administração e funções do administrador. As principais questões da teoria clássica são divisão do trabalho, autoridade, responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais, equidade, iniciativa e espírito de equipe.

Teoria Científica da Administração

No ano de 1903, Taylor com sua visão de engenheiro ele revolucionou os processos tradicionais de trabalho, através da aplicação de métodos científicos. Com seu enfoque principal na racionalização do trabalho no nível operacional. Ele baseou-se na Escola Clássica, onde as pessoas eram consideradas instrumento de produção para se atingir a eficiência empresarial. Com o processo de Taylor pode se obter uma maior eficiência, pois o método criado por ele foi pesquisa, normatização, seleção, treinamento, supervisão e planejamento.

Teoria Neoclássica da Administração

Corrente eclética e pragmática baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica. A característica principal passa pela forte ênfase nos aspectos práticos aplicados à administração. Pautando pelo pragmatismo, buscam resultados concretos e palpáveis, mesmo assim a teoria neoclássica não se desvencilhou dos conceitos teóricos da administração clássica. Procurando desenvolver os seus conceitos de forma prática, os autores neoclássicos visam em primeiro lugar a ação executiva. Para eles, a teoria só tem valor quando conseguem operacionalizá-la na prática e por isso quase todos os neoclássicos se referem a essa prática administrativa, ou ação administrativa, mostrando os aspectos instrumentais da administração. Outra contribuição da Teoria Neoclássica é a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com