TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrituração Contábil

Trabalho Universitário: Escrituração Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

A escrituração contábil, cuida - se do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. A escrituração deverá ser feita de imediato e corretamente, independente das causas, segundo o princípio da oportunidade e do registro pelo valor original. Lembrando que os princípios mais se confundem como regras, mas são obrigatórios, inclusive punindo pra quem deixa de aplica lá, de tal forma entende - se a importância da escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da entidade.

A escrituração contábil é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolveu as demais técnicas de demonstração, analise auditoria, que tem por finalidade de fornecer a pessoas, informações interessadas sobre um patrimônio determinado. Segundo o Código Civil brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil para o empresário e pra toda sociedade empresarial. Como todo fato da organização deverá ser escriturado, utilizam - se livros contábeis que seguem critérios de acordo com a legislação. Alguns desses livros são obrigatórios, tais como, Livro da Razão e o Livro Diário, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade deve se manter registros permanentes da empresa, outros são facultativos, ficando a critério da empresa adotar já que não são obrigatórios.

Na escrituração dos livros contábeis algumas formalidades devem ser observadas, estas formalidades se subdividem em dois tipos:

Formalidades Extrínsecas: São as formalidades relacionadas à apresentação ou aparência dos livros, esta formalidade exige por exemplo que os livros, sejam encadernados, que tenham suas folhas numeradas tipograficamente, possuam termo de abertura e de encerramento em que conste entre outras informações a assinatura do responsável, a identificação da empresa e do livro, espécie de livro, número de páginas e número de ordem, etc...

Formalidades intrínsecas: São as formalidades relacionadas à escrituração propriamente dita, segundo as formalidades intrínsecas os livros de escrituração devem obedecer a um método de escrituração mercantil uniforme, em língua e moeda nacionais, com individualização e clareza, ser escriturado em rigorosa ordem cronológica, não conter, rasuras, emendas, entrelinhas, borrões ou raspaduras, espaços em branco, observações ou escritas à margem.

Livros contábeis

Livro razão

Após lançamento no Diário, o registro contábil é desdobrado e lançado, conta por conta, em um livro ou jogo de fichas denominado Razão.

A sua escrituração deve ser individualizada e obedecer à ordem cronológica das operações, sendo dispensável o registro ou autenticação do livro ou fichas, e o seu preenchimento devem obedecer ao método das partidas dobradas.

O lançamento no livro Razão é muito importante para as empresas, pois, com a totalização individual das contas, possibilita saber a qualquer momento, o saldo de cada uma delas. Com esses dados fornecidos através da escrituração do livro razão, temos o controle do patrimônio, e essas informações trazem resultados positivos para melhor administrar as organizações empresarias.

Livro diário

O livro diário assim como o razão são os principais livros da contabilidade, o diário registra todas as operações que envolvam o patrimônio da empresa no decorrer de um período. O livro diário, ao contrario do razão deve ser autenticado e é de uso obrigatório. É um livro que se registra todas as operações contábeis da Entidade, em ordem cronológica e com a observância de regras, como as suas folhas numeradas sequencialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com