TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esfregaço De Sangue

Artigos Científicos: Esfregaço De Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  3.548 Palavras (15 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 15

PROJETO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa é considerado como a estratégia lógica de um estudo.

O projeto de pesquisa é um roteiro que, a partir do estabelecimento da questão a ser estudada, aflora os problemas que ela envolve, justifica sua relevância e viabilidade, traçam objetivos, caracteriza o estudo, levanta hipóteses, localiza as variáveis, aponta o caminho a seguir (métodos) e o tempo para fazer o percurso, designa os meios para sua efetivação e enfim faz uma listagem das obras (livros, revistas, publicações) que serão consultadas.

A pesquisa científica precisa ser bem planejada. O planejamento não assegurará, por si só, o sucesso da monografia, mas, com certeza, é um bom caminho para uma monografia de qualidade.

Entende-se por planejamento da pesquisa a previsão racional de um evento, atividade, comportamento ou objeto que se pretende realizar a partir da perspectiva científica do pesquisador. Como previsão, deve ser entendida a explicitação do caráter antecipatório de ações e, como tal, atender a uma racionalidade informada pela perspectiva teórico-metodológica da relação entre o sujeito e o objeto da pesquisa. A racionalidade deve-se manifestar através da vinculação estrutural entre o campo teórico e a realidade a ser pesquisada, além de atender ao critério da coerência interna. Mais ainda, deve prever rotinas de pesquisa que tornem possível atingir-se os objetivos definidos, de tal forma que se consigam os melhores resultados com menor custo (BARRETO; HONORATO, 1998, p. 59).

1 TEMA

Uma das primeiras e mais importantes questões do projeto é a definição do Tema. Todo bom trabalho começa com um bom tema.

O tema é a definição do que vai ser pesquisado, podendo surgir de situações do cotidiano, de estudo de literatura já editada, de sugestões de especialistas, de indicações de programas de pesquisa, etc.

O tema refere-se a um assunto que se quer provar, explicar ou melhor entender, é uma dificuldade ainda sem solução (LAKATOS E MARCONI, 1993).

A identificação do Tema, segundo Faria et. al. (2007), passa por duas etapas: a escolha e a delimitação. A escolha deve atender as seguintes orientações:

• Relevância

• Tempo para elaboração

• Interesses

• Fontes para consulta

• Necessidade e disponibilidade de equipamentos ou laboratórios

• Exeqüibilidade técnica e econômica.

Após a escolha, outra parte difícil é a delimitação, ou seja, qual o aprofundamento será dado ao assunto, abrangência da pesquisa.

Ex. Tema: Educação e Criminalidade.

Delimitação: Fatores como os baixos níveis educacionais da população favorecem a exacerbação da criminalidade.

Obs,: Tema não é o mesmo que título, estando o último inseridO NO PRIMEIRO.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

A formulação do problema é a continuidade da delimitação da pesquisa, sendo ainda mais específica: indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver ou responder. É a apresentação da idéia central do trabalho, tendo-se o cuidado de evitar termos equívocos e inexpressivos. É um desenvolvimento da definição clara e exata do assunto a ser desenvolvido.

A escolha de um problema, para Rudio (apud MINAYO, 1999), merece indagações:

1. Trata-se de um problema original e relevante?

2. Ainda que seja “interessante”, é adequado para mim?

3. Tenho hoje possibilidades reais para executar tal estudo?

4. Existem recursos financeiros para o estudo?

5. Há tempo suficiente para investigar tal questão?

3 HIPÓTESES

As hipóteses são afirmações que serão testadas mediante a evidência dos dados empíricos ou da reflexão teórica, por meio da pesquisa.

São explicações provisórias, isto é, elas explicam o assunto até que as conclusões do estudo as confirmem ou rejeitem. No fim, uma vez confirmadas, passam a ser definições definitivas. (VIEIRA, 2003)

4 JUSTIFICATIVA

Comentários acerca da origem do problema levantado; relação do tema e/ou problema com o contexto social; explicação dos motivos que justifiquem a pesquisa nos planos teórico e prático, considerando suas possíveis contribuições ara o conhecimento humano e para a solução em questão; fundamentação da viabilidade da execução da proposta do estudo; referência sobre a escolha do local a ser pesquisado.

Barral (2003, p. 88-89) oferece alguns itens importantes que podem fazer parte de uma boa justificativa. São eles:

a) Atualidade do tema: inserção do tema no contexto atual.

b) Ineditismo do trabalho: proporcionará mais importância ao assunto.

c) Interesse do autor: vínculo do autor com o tema.

d) Relevância do tema: importância social, jurídica, política, etc.

e) Pertinência do tema: contribuição do tema para o debate.

5 OBJETIVOS

Relacionar de forma clara e concisa os objetivos do trabalho, observando a coerência com a introdução.

Outro critério fundamental na delimitação dos objetivos da pesquisa é a disponibilidade de recursos financeiros e humanos e de tempo para a execução da pesquisa, de tal modo que não se corra o risco de torná-la inviável. É preferível diminuir o recorte da realidade do que se perder em um mundo de informações impossíveis de serem tratadas (BARRETO; HONORATO, 1998).

5.1 OBJETIVO(S) GERAL(IS)

Indicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com