TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialidade De Anfíbios

Dissertações: Especialidade De Anfíbios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais as características dos anfíbios?

Os anfíbios são animais de duas vidas, uma na água quando girinos, outra na terra quando adultos. Quando estão na água, respiram por meio de brânquias, e na terra por meio de pulmões.

Esta espécie é classificada em dois grupos principais: anfíbios com cauda e sem cauda. Os que não possuem cauda (rãs e sapos, pererecas) são mais desenvolvidos em relação aos que possuem (salamandras).

2. Dar o nome das duas principais ordens de anfíbios e saber distinguir entre elas.

a) OS ANUROS (sapos, pererecas e rãs): Cada um tem quatro pernas, não possuem cauda.

b) OS URUDELOS (salamandras): Tem a pele manchada, quatro patas e cauda.

3. Distinguir entre sapos e rãs

Sapos - Pele rugosa e possui glândula de veneno. Possuem pernas curtas e pulam em pequenas distâncias.

Rãs - Pele lisa e úmida e sem glândula de veneno. Pulam alto e grandes distâncias, pernas traseiras maiores que as dianteiras.

4. Como os anfíbios se protegem?

Tem a cor do ambiente onde vivem. As rãs saltam para o fundo d’água, se escondem também no lodo. As pererecas vivem escondidas atrás das prateleiras ou atrás do lavatório nos banheiros. Os sapos se intrometem nas moitas e buracos.

5. Fazer uma lista de anfíbios que podem ser encontrados em sua região. Identifique cinco deles, e dizer onde os encontrou, ou colecionar fotografias ou desenhos de cinco anfíbios diferentes que você seja capaz de identificar e dizer onde podem ser encontrados.

Item prático.

Sapo de chifres, sapo comum, perereca verde, rã-bugio, Rã da floresta

6. Descrever o ciclo de vida de alguns anfíbios.

No início de seu ciclo de vida, eles vivem exclusivamente dentro da água e, nesta fase, possuem a forma de alevino (filhote de peixe), realizando somente a respiração branqueal.

Após sua metamorfose, eles deixam de depender exclusivamente do ambiente aquático para sobreviver e passam a viver em habitat terrestre; contudo, este novo ambiente deverá ser úmido para garantir a sobrevivência desta espécie.

Apesar de possuírem pulmões, seus alvéolos são insuficientes para suprir toda a troca de gases necessária para sua sobrevivência. Por esta razão, eles absorvem oxigênio pela pele, e este processo é bem mais eficiente quanto eles a mantêm umedecida, por isso, eles precisam viver em ambientes úmidos.

Sua reprodução é sexuada externa, este processo se dá quando o macho lança seus gametas nos óvulos liberados pela fêmea. De modo geral, este processo ocorrerá em água doce, e, uma vez fecundados, os ovos permaneceram em ambiente aquático até o nascimento dos girinos.

Pelo fato de estarem protegidos pela água, os ovos dos anfíbios não necessitam de anexos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com