TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espectrofotometria

Seminário: Espectrofotometria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Seminário  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente é muito importante o conhecimento de Espectrofotometria em análises químicas, devido o fato expõem-se os conteúdos básicos para compreensão de tal assunto.

Primeiro o conceito, Espectro que é o registro das características espectrais de uma substância, mostrando a quantidade de energia absorvida ou emitida a cada comprimento de onda ou de freqüência do espectro eletromagnético.

Espectro eletromagnético é um arranjo da radiação conhecida de acordo com o comprimento de onda ou energia de fóton; já o instrumento espectrofotômetro que permite o desmembramento da radiação policromática, por meios dispersivos (rede ou prisma) ou não dispersivos (interferômetros), permitindo determinar a intensidade da radiação nos diferentes comprimentos de onda, através da obtenção do espectro, isto é, fornecendo a razão, ou uma função da razão, do poder da radiação de dois feixes em função do comprimento de onda espectral.

A radiação infravermelha corresponde aproximadamente a parte do espectro eletromagnético situada entre regiões do visível e das microondas, sua maior utilização são para compostos orgânicos, que está situada entre 4.000 e 400 cm-1.

Banda de absorção é o registro, num espectro, da absorção da radiação incidente numa amostra, num intervalo de freqüências.

FUNCIONAMENTO DO APARELHO

O funcionamento consiste em passar um feixe de energia radiante através da solução e medir sua absorção, assim, utiliza-se um colimador que localiza o feixe especifico de luz sobre um prisma de quartzo, que decompõe a luz nas cores do espectro. O feixe de luz monocromática especifico a ser usado é localizado por uma fenda seletora e enviado para uma cubeta contendo a solução a ser analisada. A luz transmitida é medida por uma fotocélula acoplada a um galvanômetro, portanto, a diferença é a luz absorvida. Um feixe de energia radiante (luz) atravessa a solução e a quantidade desta luz que for absorvida pela substancia informa obre a quantidade e a qualidade dos componentes desta solução.

Nota-se que há duas fontes de radiação, as lâmpadas de deutério e tungstênio, cujas emissões são focalizadas através de uma lente sobre a amostra. Portanto, todo o espectro de emissão da lâmpada incide sobre a mesma, sendo que a radiação incidente será, em parte, absorvida. Esta radiação que atravessa a amostra (transmitida ou emergente) ira incidir sobre uma lente que focaliza o feixe sobre uma fenda, e desta sobre uma grade de difração. Esta grade irá difratar a radiação, separando seus diferentes comprimentos de onda, sendo que cada um deles irá incidir sobre um diodo do arranjo. Este diodo, ao ser irradiado, produz uma corrente elétrica cuja magnitude depende da intensidade da emissão (se aplica o efeito fotoelétrico).

Na faixa correspondente aos raios IV, nenhuma sensação de cor pode ser observada, enquanto que no espectro visível, existe correspondência entre o comprimento de onda e a cor. O comprimento de onda é simbolizado pela letra grega lambda (λ) e é medida em nanômetros (nm). As faixas visíveis, que podem ser vistas pelo olho humano e sem ajuda de aparelhos, vai de 400 a 750 nm. As lâmpadas usadas no espectro visível são de tungstênio e na espectroscopia na região ultravioleta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com