TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes Coletivos

Casos: Esportes Coletivos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 2

O futebol e o futsal são modalidades coletivas que se caracterizam pela necessidade de execução de ações motoras em um contexto (jogo) de elevada instabilidade e imprevisibilidade, ou seja, são modalidades que exigem a execução de habilidades motoras abertas. As ações técnicas (fundamentos) devem ocorrer em função das requisições momentâneas do jogo. [...]. Devido à proximidade das regras do futebol e do futsal, as ações técnicas (fundamentos) são bastante semelhantes. Assim, apesar de algumas diferenças quanto à especificidade de sua aplicação em situação real de jogo, os fundamentos do futebol e do futsal são o passe, o drible, o chute, o cabeceio, o desarme e o domínio/controle de bola com diferentes partes do corpo.

Entretanto, pudemos observar ao longo dos estudos que, apesar das semelhanças, existem diferenças entre as duas modalidades. Diante disso, aponte cinco diferenças entre o futebol e o futsal, distinguindo e descrevendo o elemento diferenciador de forma comparativa. A fim de facilitar a realização desta atividade, elabore um quadro comparativo entre as duas modalidades.

Quadro comparativo de cinco diferenças entre futebol e futsal

1-) CAMPO No futebol o comprimento é de 120 e 90m com largura de 90 e 45m com gramado ou grama artificial. Futsal comprimento de 42 e 25m largura de 25 e 15m e quadra com piso rígido.

2-) ARBITRO No futebol tem 1 principal e 2 auxiliares. No futsal 2 árbitros com iguais poder de decisão.

3-) CHUTEIRA No futebol utilizam-se chuteiras com travas e no futsal elas devem ser plana, rígida e sem travas.

4-) DURAÇÃO

5-) PARTIDA No futebol são 2 tempos, com 15 minutos de intervalo e caso necessário a prorrogação. No futsal são 2 tempos de 20 minutos cada e não possui intervalo, no entanto quando a bola sai da quadra é parado o cronometro.

6-) BOLA Futebol a bola não pode ser superior a 70 cm e não pode ser inferior a 68 cm. No futsal ela tem 62 e 64 cm.

7-) IMPEDIMENTO No futebol há impedimento e no futsal não há impedimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com