TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes Coletivos

Dissertações: Esportes Coletivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  447 Visualizações

1) Qual é a importância do aprendizado técnico nos esportes coletivos?

É importante o aprendizado técnico, para o conhecimento da cultura mundial, promovendo benefícios físicos, psicológicos e sociais; entretanto, deve ser ensinado de forma gratificante, respeitando a individualidade e o interesse dos alunos, e ainda considerando o seu caráter multidimensional.

2) Como ensinar técnicas evitando uma especialização precoce?

A função primordial é assegurar a prática no processo ensino-aprendizagem, com valores e princípios voltados para uma atividade gratificante, motivadora e permanente, reforçada pelos conteúdos desenvolvidos pedagogicamente, respeitando-se as fases sensíveis do desenvolvimento, com carga horária suficiente para não prejudicar as demais atividades como o descanso, a escola, a diversão, dentre outras; caso contrário, será muito difícil atingir os objetivos em cada fase do período de desenvolvimento infantil.

3) Qual a diferença entre ensinar técnica para o meio educacional (escolinhas de esporte) e para atletas de alto rendimento?

No esporte educacional não pode haver seletividade e competitividade entre os praticantes. É o esporte como instrumento auxiliar no processo educacional com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.

Já no esporte de alto rendimento a finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com